Plantas Medicinais

Spirulina reduz o colesterol, melhora a digestão, imunidade: veja os 7 benefícios

Por Alan Costa, em 04/06/2019 (atualizado em 21/12/2021)
quais os benefícios da spirulina para saúde?

A spirulina é classificada como uma erva por suas incríveis propriedades promotoras de saúde, mas na verdade é uma bactéria ou alga verde-azulada. Além disso, spirulina é uma espécie de microalga que fornece uma concentração de nutrientes. Considerando que a spirulina possa ser chamada de microalga, também é considerada como uma cianobactéria que ao contrário de outras, tem clorofila.

A spirulina usa o sol como fonte de energia e cresce como algas. Seus benefícios vão desde ajudar o sistema nervoso, com seu alto teor de nutrientes como vitaminas K, ferro, cálcio, proteínas e antioxidante a seu potencial efeito anti-inflamatório.

Como consumir:

Esta poderosa fonte de energia pode ser comprada em diferentes formas, sendo em cápsulas ou comprimidos, a forma mais concentrada de spirulina. Lembre-se sempre de não exceder a dose recomendada.

A recomendação é somente 3 a 4 gramas, antes das refeições principais, não esqueça de tomar bastante água para melhor absorção deste alimento, isto é importante para o seu corpo assimilar e conseguir todos os benefícios da spirulina.

Quais os benefícios da spirulina para saúde?

1. Fortalece o sistema imunológico:

A spirulina é extremamente elevada em clorofila, porque seus compostos ajudam na remoção das toxinas do sangue e ainda ajudam a estimular o sistema imunológico. Além disso, a quantidade de antioxidante, betacaroteno, ficocianina e vitamina E são essenciais para combater infecções e vírus, que constantemente nos atacam.

2. Previne câncer e tumores:

Como a spirulina contém antioxidantes como betacaroteno, ficocianina, vitamina E e superóxido, esse alimento protege contra os efeitos nocivos da radiação (radioterapia e acidentes nucleares) através da ficocianina.

3. Reduz o colesterol:

Tem a capacidade de reduzir o colesterol LDL no corpo, prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, tais como o endurecimento das artérias, acidente vascular cerebral e a pressão sanguínea.

4. Promove a digestão:

Promove a digestão e a função intestinal, suprime bactérias más, como E-coli e Cândida, e estimula a flora benéfica, tais como lactobacilos, ajudando na assimilação, eliminação e alivio da constipação. A flora intestinal saudável é a base da boa saúde, pois aumenta a absorção de nutrientes dos alimentos consumidos e ajuda na proteção contra a infecção.

5. Fonte de ferro:

Tem uma elevada concentração de ferro, magnésio, ácido fólico, as vitaminas B6 e B12, sendo excelente durante a gravidez, não causando obstipação.

6. Combate diabetes: 

Equilibra os níveis de glicose no sangue em paciente com diabetes, por ser uma alga rica em magnésio, crômio e nas vitaminas B1, B12 e B3.

7. Ajuda na perda de peso:

Ajuda significativamente na perda de peso, coma somente 9 gramas diariamente, pois a  clorofila, polissacarídeos, enzimas, fenilalanina da spirulina ajudam neste processo.

Sair da versão mobile