Dicas de Saúde

10 sintomas que você nunca deve ignorar no seu corpo

Por Alan Costa, em 08/06/2019 (atualizado em 06/12/2021)
sintomas que nunca devem ser ignorados

Os sintomas que você nunca deve ignorar pois pode ser um alerta para algum problema de saúde que você tem e não sabe ainda. Além disso, uma pessoa deve estar atenta ao seu próprio estado de saúde. As pessoas que se queixam da sua saúde, quase que constantemente, e procuram os sintomas de qualquer doença em si são ironicamente chamadas de hipocondríacos.

sintomas que você nunca deve ignorar

Cada pessoa de vez em quando se sente mal, experimenta algum desconforto no corpo. No entanto, existem sintomas que você nunca deve ignorar que podem falar sobre problemas de saúde muito graves, nesses casos, recomenda-se a visita a um médico o mais rápido possível.

Sintomas que não devem ser ignorados:

1. Perda de peso rápida: 

Se você não estiver em uma dieta e não tenta perder peso, mas ao mesmo tempo perde peso, este é um sintoma que você nunca deve ignorar. Na juventude, uma causa frequente de rápida perda de peso é o hipertireoidismo, uma doença na qual a glândula tireoide produz uma quantidade excessiva de hormônios. Na idade mais madura, a perda rápida de peso é frequentemente provocada pelo câncer.

2. Excesso de sede: 

Intensivamente, uma hora de exercício é insuportavelmente sedenta. Essa é uma reação normal do corpo, que busca compensar a perda de fluido. Mas se a sede ocorrer sem razões óbvias, é um dos sintomas que você nunca deve ignorar. Primeiro de tudo, o diabetes deve ser excluído. Consulte o endocrinologista. Outras causas possíveis são doenças renais (eles não são capazes de reter a água), disfunção do fígado ou da paratireoide.

3. Sangramento: 

Às vezes, a menstruação não planejada ocorre. Este distúrbio indica problemas no corpo feminino. O sangramento pode começar devido a flutuações nos níveis hormonais, nutrição desequilibrada, mau funcionamento da glândula tireoide, certas infecções (incluindo infecções genitais), bem como câncer do útero e outros órgãos femininos. Portanto, este é um dos sintomas que você nunca deve ignorar e exige uma visita obrigatória ao ginecologista.

4. Tosse:

Durante a expectoração, os brônquios e os pulmões são limpos. Mas se a tosse se tornar prolongada, isto é, durar mais de três semanas, isso pode ser um sintomas que você nunca deve ignorar de pneumonia, desenvolvimento de asma brônquica, tuberculose e câncer de pulmão. Não deixe de ver um médico.

5. Dor de garganta persistente:

Na maioria das vezes ocorre com inflamação das amígdalas (amigdalite). Enxaguar as amígdalas, fazendo uso de medicação com propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas ajudam a aliviar a condição. Se os seus esforços para se automedicar por três dias não trouxeram resultados, entre em contato com seu otorrinolaringologista.

A dor de garganta nem sempre é inofensiva. O dano bacteriano é um sintomas que você nunca deve ignorar. No caso de tonsilite estreptocócica ou faringite, a doença pode ir além dos limites da faringe e tornar-se sistêmica, isto é, afeta todo o corpo.

6. Redução acentuada da vista:

Visão turva repentina, o aparecimento de alucinações visuais na forma de moscas ou estrelas dançantes, são perigosos sintomas que você nunca deve ignorar. Isso pode resultar no início do descolamento da retina, que deve ser tratado o mais cedo possível! Além disso, os sintomas podem indicar uma violação da circulação cerebral e ser precursores do AVC.

7. Dor de cabeça: 

As dores de cabeça são especialmente perigosas se ocorrerem em pessoas com mais de 60 anos de idade, acompanhadas de febre, fraqueza e dor intensa na área temporal. Todos estes são sintomas que você nunca deve ignorar de arterite temporal, uma doença reumatológica que pode levar à cegueira.

Além disso, a dor suspeita, que é agravada por uma mudança na posição do corpo ou tosse. Especialmente se for acompanhada por sintomas neurológicos: fraqueza no braço ou pernas, dormência, disartria (a pessoa não consegue pronunciar as palavras corretamente). Acidente Vascular (AVC) e aneurisma intracraniano, pode estar por trás desses sintomas que você nunca deve ignorar.

8. Azia: 

Em uma situação estressante, o sistema nervoso altera a motilidade do estômago, causando suas fortes e frequentes contrações. Outra causa de azia é uma refeição rica em alimentos gordurosos. Mas esses sintomas são fáceis de superar.

Contudo é pior quando a azia é um prenúncio de doenças graves. Por exemplo, a azia pode ser mascarada como angina pectoris. Mas neste caso, a dor atrás do esterno será dada ao braço esquerdo ou sob a escápula e aparecerá após o estresse. Se a azia incomoda frequentemente e sem razão aparente, é um sintoma que você nunca deve ignorar. Não deixe de consultar um médico.

9. Tontura:

Na maioria das vezes, tontura não é perigosa e suas causas se devem a problemas no ouvido! Isso é possível, uma vez que a areia de cálcio se acumula no labirinto do ouvido interno, irritando os receptores internos ao movimentar a cabeça para trás ou ao virá-la.

Como resultado, há uma sensação desagradável, acompanhada de náusea e tontura. Dura alguns minutos. Esta condição é chamada: vertigem. Se esta tontura durar várias horas, pode ser a doença de Meniere, neste caso, o líquido se acumula no labirinto, mas não na areia de cálcio.

E se a duração persistir por 24 horas, pode ser uma lesão viral do nervo auditivo, que está sofrendo um ataque isquêmico, derrame ou manifestações de esclerose múltipla.

sintomas que nao pode Ignorar

10. Dor abdominal no lado direito:

Desde a infância, somos ensinados: se o lado direito está doente, pode ser um sinal de apendicite. Apenas em parte é verdade: em caso de inflamação do apêndice (o processo vermiforme do ceco) a dor que incômoda geralmente é localizada à direita logo acima da virilha.

A dor começa, em regra, um pouco acima do umbigo e aumenta com qualquer tensão dos músculos abdominais: ao tossir, espirrar, dobrar, levantar pesos ou com movimentos bruscos. Além disso, em apendicite de satélite é frequente ter náusea (menos vômito).

Contudo, a temperatura nesse estado não é o sintoma determinante. Pode ser normal e talvez aumentada (raramente aumenta acima de 38 graus). Por fim, fique atento à sua condição. Se depois de uma hora e meia a dor no lado direito não diminuir, chame uma ambulância.

Sair da versão mobile