Dicas de Saúde

Semente de toranja reduz o risco de doença cardíaca: veja os 5 benefícios

Por Alan Costa, em 28/02/2019 (atualizado em 22/12/2021)
semente de toranja

A semente de toranja é rica em óleos essenciais e antioxidantes e tem uma variedade de benefícios potenciais para saúde e tratar condições. Além disso, o extrato sementes cítricas é um suplemento feito a partir das sementes e polpa de toranja.

No entanto, algumas alegações sobre seus benefícios são exageradas e existem alguns riscos que devem ser observados. Além disso, este artigo analisa os principais benefícios da semente de toranja, bem como os mitos e perigos associados ao seu uso.

semente de toranja

Benefícios da semente de toranja para saúde:

1. Por ser antibacteriana:  

Sendo mais especifico o extrato de semente de toranja, contém compostos potentes que podem matar mais de 60 tipos de bactérias e leveduras. Além disso, estudos em tubos de ensaio mostraram que pode até ser tão eficaz quanto alguns medicamentos antifúngicos e antibacterianos comumente prescritos, como a nistatina.

Mata as bactérias ao quebrar suas membranas externas, fazendo com que explodam após somente 15 minutos de exposição. Além disso, ela mata as células de levedura, causando apoptose, um processo no qual as células se autodestroem.

No entanto, a maioria dos estudos sobre o extrato dessa semente foram realizados em tubos de ensaio, portanto, não se sabe ele teria os mesmos efeitos quando tomados como suplemento.

2. Rica em antioxidantes: 

A semente de toranja contém muitos antioxidantes poderosos que podem proteger seu corpo de danos oxidativos causados pelos radicais livres na pele. Além disso, o dano oxidativo tem sido associado a muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e diabetes.

O polifenol naringina foi constatado em concentrações muito elevadas. De fato, é isso que dá à toranja seu sabor amargo. Além disso, a naringina tem fortes capacidades antioxidantes e foi constatada para proteger os tecidos contra danos de radiação em ratos.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender os benefícios potenciais dos antioxidantes presente em humanos.

3. Proteger o estômago:

Estudos em animais descobriram que o extrato de semente de toranja pode proteger o estômago de danos causados pelo álcool e estresse.

Além disso, há evidências que ele ajuda a  proteger o revestimento do estômago de úlceras e outras lesões, aumentando o fluxo sanguíneo para a área e evitando danos causados pelos radicais livres.

Essa semente também é capaz de matar a bactéria H. pylori, que se acredita ser uma das principais causas de inflamação do estômago e úlceras, para esse efeito o extrato da semente é indicado.

Enquanto o extrato dessa semente parece ser benéfico em animais em estudos em tubo de ensaio, falta pesquisa em humanos. Portanto, mais estudos são necessários antes que recomendações possam ser feitas.

4. Tratar infecções do trato urinário: 

Essa semente também e bastante eficaz em matar bactérias, por isso os pesquisadores começaram a investigar se seu extrato pode tratar infecções em seres humanos. Além disso, um estudo muito pequeno descobriu que comer seis semente de toranja a cada oito horas, durante duas semanas, efetivamente tratou infecções do trato urinário em algumas pessoas.

A hipótese é de que os antioxidantes e os compostos antimicrobianos podem ajudar seu corpo no combate as bactérias infecciosas que crescem dentro do trato urinário. Além disso, mais pesquisas são necessárias para determinar se os suplementos de extrato podem ser usados rotineiramente para tratar infecções em humanos.

5. Reduzir o risco de doença cardíaca: 

Colesterol alto, obesidade e diabetes são alguns dos principais fatores de risco para doenças cardíacas. Além disso, algumas pesquisas em animais sugerem que suplementos de extrato de semente de uva podem melhorar esses fatores de risco e, assim, reduzir as chances de desenvolver doenças cardíacas.

Os ratos que receberam o extrato de semente de toranja diariamente durante 31 dias tiveram níveis de açúcar e colesterol no sangue significativamente mais baixos e pesaram menos do que os ratos que não receberam o suplemento.

Um estudo descobriu ainda que o extrato foi tão eficaz quanto o remédio metformina na redução dos níveis de açúcar no sangue em ratos com diabetes. Além disso, no entanto, não há atualmente nenhuma pesquisa sobre se o extrato de semente de uva tem efeitos similares em humanos.

Mitos sobre a semente de toranja

Embora existam muitos benefícios potenciais relacionados ao uso da semente de toranja e ao seu extrato, existem também alguns mitos em torno de seu uso.

Pode tratar quase qualquer infecção? 

Um dos mitos mais comuns sobre a semente de toranja é que pode curar quase qualquer infecção, incluindo o crescimento de fungo em seu intestino, infecções oportunistas que se desenvolvem em pessoas com AIDS e até mesmo acne.

A maioria dessas alegações baseia-se em estudos que mostram que o extrato dessa semente pode matar uma grande variedade de bactérias e leveduras dentro de um tubo de ensaio.

No entanto, nenhum estudo ligou o extrato ao tratamento dessas infecções. Até o momento, não há pesquisas que apoiam muitas dessas alegações, embora algumas possam ser publicadas no futuro.

É um suplemento completamente natural?

Esse mito se refere mas a seu extrato que muitas vezes é usado como suplemento. Muitas pessoas acreditam que o extrato de semente de toranja é um suplemento completamente seguro e natural.

Embora seja possível extrair álcool simples, muitos produtos comerciais são altamente processados.

As empresas muitas vezes fazem seus extratos misturando semente de toranja e pó de polpa com glicerina (um líquido doce espesso feito de gorduras) e aquecendo com cloreto de amônio e vitamina C.

Ácido clorídrico e enzimas naturais são adicionados, e o produto final é resfriado e vendido como extrato comercial de sementes de toranja.

Você pode entrar em contato com empresas de suplementos para saber como elas produzem ou obtêm seu extrato dessa semente e se testam a sua pureza.

Contraindicações:

Como qualquer outro componente que fornecem benefícios para a saúde, se usada de forma incorreta pode trazer alguns efeitos potenciais.

O extrato dessa semente, por exemplo, pode ter alguns benefícios, mas também traz certos perigos que você precisa está ciente.

Contaminantes potenciais: 

Os extratos de semente de toranja são vendidos como suplementos, nesse caso eles não são regulados por qualidade e pureza.

Vários estudos descobriram que muitos suplementos comerciais estão contaminados com compostos antimicrobianos sintéticos, incluindo cloreto de benzetônio e triclosan, bem como conservantes como methylparabens.

Alguns pesquisadores acreditam que esses compostos sintéticos são responsáveis pelos efeitos antimicrobianos dos extratos comerciais de sementes de toranja, mas são necessárias mais pesquisas.

Possíveis interações com medicamentos:

O uso da semente de toranja em forma de extrato não foi extensivamente estudado em seres humanos, a pesquisa sobre seus efeitos colaterais potenciais ou interações com certos medicamentos está faltando.

No entanto, os suplementos que estão contaminados com cloreto de benzetônio podem interferir na capacidade do seu fígado de processar e excretar certos medicamentos, aumentando potencialmente seus efeitos.

Por exemplo, um estudo descobriu que os suplementos de extrato de semente de toranja aumentaram os efeitos da varfarina, um medicamento que afina o sangue, e causa sangramento excessivo.

É importante consultar o seu médico ou farmacêutico antes de iniciar novos suplementos, incluindo a semente e o seu extrato.

Considerações finais:

A semente de toranja fornece muitos benefícios para a saúde, como combater infecções ou proteger contra danos nos tecidos, estresse oxidativo e até doenças cardíacas.

No entanto, mais estudos em humanos são necessários para apoiar os benefícios dessa semente. E de seu extrato no combate as enfermidades que afetam a nossa saúde.

Sair da versão mobile