Remédios Naturais

4 remédios caseiros para tratar pernas inchadas: como fazer e usar

Por Alan Costa, em 06/06/2019 (atualizado em 07/12/2021)
remedios caseiros para tratar pernas inchadas

Os remédios caseiros para tratar pernas inchadas funcionam, pois, é um mal que pode afetar qualquer tipo de pessoa e pode ser tratado naturalmente. Este mal é comumente conhecido como retenção de líquidos.

No entanto, esse problema ocorre principalmente em idosos, levando em consideração o desgaste as quais os membros inferiores de cada um deles foi submetido.Além disso, vale ressaltar que, os remédios caseiros para tratar pernas inchadas são muito eficazes para a sua saúde.

remédios caseiros para tratar pernas inchadas

O que é retenção de líquidos?

A retenção de líquidos ou edema recebe esse nome graças ao acúmulo excessivo de fluidos nos tecidos que compõem o organismo. Além disso, segundo a comunidade médica, existem dois tipos, patológica e não patológica, esta condição no corpo e na pele tem o mesmo tipo de sintomatologia, para o qual é recomendado procurar assistência médica.

Os profissionais de saúde afirmam que é necessário diagnosticar que tipo de retenção de fluidos é, para poder tratar o problema adequadamente. Além disso, de saber qual dos remédios caseiros para tratar pernas inchadas é mais adequado.

No entanto, apesar de ser um dos principais desencadeadores de inflamação ou inchaço, não é a única que influência essa condição. Além disso, o estresse, é um dos problemas na circulação sanguínea, que causa primeiras doenças ligeiramente mais avançadas, como trombose e artrite.

Sintomas de Pernas inchadas

Vale ressaltar que, no caso de inchadas e inflamadas de uma maneira incomum, uma série de sintomas que determinam essa condição surgem. Além disso, em termos gerais, esses indicadores são muito fáceis de reconhecer, eles ainda compartilham certas semelhanças com aqueles exibidos durante apenas inchaço. Entre as mais relevantes estão:

  • Dormência;
  • Contração involuntária;
  • Formigamento;
  • Dor;
  • Inflamação;
  • Dificuldade para andar.

Apesar da série de problemas que pode desencadear inchaço, é necessário lembrar que existem maneiras de tratar essa condição, como os remédios caseiros para tratar pernas inchadas.

Remédios caseiros para tratar pernas inchadas:

1. Hortelã:

Vale ressaltar que, esta erva é usada regularmente em diferentes tipos de remédios estão relacionados a melhoria de problemas respiratórios, porém pode ser usada também em outros tipos de tratamentos. Além disso, também contribui para a prevenção de varizes, isto graças à circulação favorecida pelas propriedades da hortelã.

INGREDIENTES: 

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres de sopa de hortelã;

MODO DE PREPARO:

  1. Idealmente, faça uma infusão com esta erva, colocando as duas colheres de sopa de hortelã em um litro de água no fogão.
  2. Além disso, este procedimento deve durar aproximadamente 10 minutos.
  3. Ao preparar esta bebida, recomenda-se usar um lenço ou um pano macio para aplicar nas pernas inflamadas.
  4. Além disso, os dias para usar a hortelã deve ser de acordo com o inchaço, se for muito forte, é melhor fazê-lo diariamente à noite.

2. Vinagre de maçã:

A maçã tem propriedades importantes e nutritivas para o organismo, estas são amplamente compartilhadas com o vinagre de maçã que pertence à fruta em questão. Além disso, entre as propriedades desse vinagre destacam-se a propriedade calmante e anti-inflamatória, tornando-o propício para neutralizar o problema dos inchaços.

Além disso, este é um dos melhores remédios, pois é muito eficaz para o tratamento desse problema.

A vantagem dos remédios caseiros para tratar pernas inchadas, é que eles também ajudam a tratar outros sintomas desta condição, especificamente a dor.

INGREDIENTES:

  • 1/2 xícara de vinagre de maçã;
  • 5 fatias de maçã.

MODO DE PREPARO:

  1. Coloque o vinagre de maçã em uma tigela grande.
  2. Use um pano macio para aplicar na área inflamada das pernas.
  3. Uma vez que o vinagre é aplicado, coloque as fatias de maçã, se você precisar de mais, corte mais fatias maçã.
  4. Deixe agir por 15 minutos, aproximados; com o passar do tempo, lave a área com água morna.

3. Castanha da índia:

A castanha da índia é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, por outro lado, seu uso favorece a eliminação de líquidos retidos no organismo, que por sua vez, fortalece as artérias e melhora a circulação sanguínea.

De acordo com a medicina naturopata, essa alternativa caseira é uma das mais adequadas para o tratamento, portanto faz parte da lista que compõe o artigo, por esta razão este remédio caseiro é um dos melhores remédios naturais.

INGREDIENTES:

  • 1 colher de castanhas;
  • ½ xícara de óleo de lavanda.

MODO DE PREPARO:

  1. Coloque meia xícara de óleo de lavanda em um recipiente resistente ao calor.
  2. Coloque-o em uma panela para esquentar, adicione a colher de castanha e deixe no fogão por 20 minutos.
  3. Passado o período de 20 minutos, deixe esfriar um pouco e aplique nas pernas, com massagens leves em círculos.
  4. Recomenda-se fazer esse tratamento diariamente, além disso, embora ele possa ser feito a qualquer hora do dia, é recomendável fazê-lo durante a noite.

4. Água da jamaica:

Os remédios caseiros para tratar pernas inchadas com água não só tem um sabor agradável, mas também oferece grandes benefícios para aqueles que o consomem regularmente. Além disso, tendo em mente que uma das principais causas de inchaço nas pernas é a retenção de líquidos, torna-se um ótimo remédio caseiro para inchaço.

Além disso, a água jamaicana é reconhecida por suas propriedades diuréticas, portanto, promove a circulação sanguínea. Portanto, enquanto purifica o corpo de todos os tipos de toxinas e reduz o edema causado por esta aglomeração, este é um dos remédios caseiros para tratar pernas inchadas pratico.

INGREDIENTES

  • 1 punhado de flores da Jamaica;
  • 1 litro de água;

MODO DE PREPARO:

  1. Faça uma infusão com as flores da Jamaica incorporando-as no litro de água; uma vez cozido, deixe descansar por cerca de 10 minutos.
  2. Além disso, quando o tempo passar, assegure-se de que não esteja muito quente e consuma três vezes ao dia (manhã, tarde e noite).
Sair da versão mobile