Doenças e Distúrbios

Refluxo gástrico: o que é, causas, alimentos que evitam e dicas

Por Alan Costa, em 31/05/2019 (atualizado em 08/12/2021)
refluxo gastrico

O refluxo gástrico é um distúrbio associado ao sistema digestivo. Isto é acompanhado por uma forte sensação de ardor na parte superior do abdômen, muitas vezes atingindo também o esófago ou até mesmo a cavidade oral.

refluxo gastrico

Dependendo da gravidade dos sintomas do refluxo gástrico, ele é tratado com mudanças de dieta e estilo de vida, sem receita ou por remédios caseiros, medicamentos e ou cirurgicamente.

O que é refluxo gástrico?

É uma condição em que uma pessoa experimenta uma sensação de queimação no peito e garganta depois de comer. Isso acontece quando a comida junto com o suco gástrico entra no esôfago, fere sua membrana mucosa e causa sintomas desagradáveis.

Este é o chamado refluxo gástrico, quando a válvula que separa o esôfago e o estômago se abre na hora errada. Esta disfunção da válvula pode ser causada por certos alimentos, comer em excesso, fumar e beber álcool. Além disso, a queimadura torácica e um gosto amargo na boca são os principais sintomas.

Causas:

Ocorre como resultado do enfraquecimento do esfíncter esofágico inferior, com o resultado de que substâncias ácidas penetram mais facilmente na parte superior do sistema digestivo.

A dor que acompanha esta doença pode ser leve ou grave. Em alguns casos, pode até levar ao um ataque cardíaco. A principal causa é uma má combinação de alimentos na dieta que comemos.

É também o resultado de doenças do sistema digestivo ou distúrbios do estômago e do esôfago. Embora essa condição, geralmente, não seja uma doença grave, pode levar a complicações ao longo do tempo. É por isso que vale a pena considerar o mais rapidamente possível.

Alimentos para evitar:

A maioria das pessoas tem azia de vez em quando, mas se ocorrer duas ou mais vezes por semana, isso pode indicar a presença da doença de refluxo gástrico. Azia é causada pelo ácido do estômago, que é ‘jogado no esôfago’.

1. Vinagre de maçã:

O vinagre de maçã regula o ácido do estômago evitando o refluxo gástrico, para isso, você deve adicionar uma colher de sopa a um copo de água e beber 5 minutos antes de comer.

2. Kefir:

Kefir efetivamente reduz os sintomas do refluxo, ajuda a digestão e acalma o trato digestivo. Para melhores efeitos, você deve tomar kefir com uma cultura ativa que foi fermentada por 24 horas.

3. Aloe vera:

Aloe vera é conhecida como um agente de cura natural, além de lutar contra. Este remédio está disponível como uma planta viva, mas às vezes suas folhas e forma líquida são vendidas separadamente em supermercados e lojas de alimentos saudáveis. A planta de Aloe Vera  também é usada em formulações como espessante ou como meio de solidificação de líquidos.

4. Banana:

As bananas são excelentes lanches, elas possuem um pH levemente ácido de 5,6, pois isso geralmente são ótimas para pessoas com refluxo gástrico. No entanto, cerca de 1% das pessoas com refluxo gástrico acreditam que sua condição piora quando se come bananas.

5. Verduras: 

Couve-flor, brócolis, aspargos, feijão verde e outros verdes são ótimos alimentos para pessoas com refluxo gástrico. Quase todos os verduras e raízes são recomendadas para pessoas com essa dieta.

6. Aveia:   

O mingau de aveia é o melhor café da manhã e tipo de lanche a qualquer hora do dia, recomendado para dietas com refluxo gástrico. É nutritivo e não causa refluxo gástrico. Mesmo aveia “instantânea” com passas, que não devem ser fervidas, é um produto permitido, porque a farinha de aveia absorve a acidez das passas.

7. Gengibre:

Com moderação, o gengibre é um dos melhores alimentos para o refluxo gástrico. Tem sido usado desde a antiguidade como agente anti-inflamatório, bem como para o tratamento de distúrbios gastrointestinais. Isto irá aliviar os sintomas do refluxo gástrico se tomado em pequenas doses. Você deve usá-la de 1 a 2 vezes ao dia.

gengibre para refluxo

Dicas para evitar o refluxo gástrico:

  • Parar de fumar.
  • Durma do lado esquerdo.
  • Coma devagar.
  • Não tome remédio por muito tempo.
  • Exercite-se regularmente.
  • Não use roupas apertadas depois de comer.
  • Tente acupuntura para acalmar os sintomas.
  • Não se curve em um caso de flash, pois isso agravará os sintomas.
Sair da versão mobile