Quinoa – O que é, Para que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais!

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Quinoa – O que é, Para que Serve, Benefícios da Quinoa e Efeitos Colaterais!. Além disso, a Quinoa é uma planta anual distribuída pela América do Sul. A Quinoa tem uma origem antiga. Os grãos de Quinoa eram um dos principais tipos de comida indiana, juntamente com batatas e milho.

A variabilidade genética da Quinoa indica a planta como uma espécie oligocêntrica, com um centro de origem amplamente distribuído e múltiplas diversificações.

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O Que é a Quinoa:

Geralmente usada como substituto do arroz, a Quinoa é comumente considerada um grão e geralmente é referida como tal, mas na verdade é uma semente. As vagens amareladas são a semente de uma planta chamada Chenopodium Quinoa, nativa do Peru e relacionada à beterraba, acelga e espinafre. Além disso, a semente pode ser usada para fazer farinha, flocos e vários alimentos, bem como em macarrão e pão.

Este superalimento é classificado como um grão integral e é naturalmente isento de glúten. A Quinoa é um grão minúsculo que pode ser cozinhado juntamente com o arroz e tem um leve sabor de nozes, e uma textura leve e fofa semelhante ao cuscuz. Você pode encontrá-lo ao lado de outros grãos em lojas de produtos naturais e em seu supermercado.

A Quinoa vem do Peru, Bolívia e Chile. Ela cresce na Cordilheira dos Andes, e por milênios tem sido um alimento básico para os povos nativos de lá.

Para Que Serve: 

Este grão tornou-se popular entre pessoas preocupadas com a saúde por seus diferentes benefícios, incluindo grandes quantidades de proteínas, fibras e várias vitaminas e minerais.  Também é rico em magnésio, ferro, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo, Vitamina E e vários antioxidantes. Também é livre de glúten e recomendada para indivíduos que estão em uma dieta livre de glúten. Agora, confiram em detalhes alguns dos Benefícios da Quinoa Para a Saúde.    

Benefícios da Quinoa:

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Benefícios da quinoa

Boa Fonte de Carboidratos:

A Quinoa também é uma excelente fonte de carboidratos complexos, que fornecem ao corpo a energia necessária. Os carboidratos complexos entram no sangue muito lentamente, e é por isso que a pessoa se sente satisfeita por muito tempo.

Não Contém Glúten:

Quinoa é ideal para pessoas que não toleram ou são alérgicas ao glúten. Desde que os grãos não contêm glúten, eles podem ser usados ​​por aqueles que sofrem de doença celíaca e síndrome do intestino irritável. Quinoa também é adequada para pessoas que se preocupam com sua saúde e não querem comer produtos que contenham glúten.

Rica em Proteína:

Um dos benefícios mais notáveis ​​da Quinoa é o seu alto teor de proteína. Os grãos de Quinoa, como o leite, contêm 9 aminoácidos a partir dos quais as proteínas são construídas. Por esse motivo, o uso de Quinoa sul-americana é ideal para pessoas que seguem uma dieta vegetariana. Tais pessoas podem obter proteína suficiente a partir desses grãos, o que é necessário para construir e reparar os músculos.

Reduz o Colesterol Ruim:

O bom teor de fibra da Quinoa pode ajudar a baixar os níveis de colesterol. Fibra ajuda na digestão, que requer ácidos biliares, que são feitos parcialmente com colesterol. À medida que sua digestão melhora, o fígado puxa o colesterol do sangue para criar mais ácidos biliares, reduzindo assim a quantidade de LDL, o colesterol ruim.

Baixo Índice Glicêmico:

A Quinoa possui um baixo índice glicêmico, que é uma medida da rapidez com que um alimento vai aumentar o açúcar no sangue. E níveis regulares de açúcar no sangue equivalem a um risco menor de condições assustadoras, como doenças cardíacas e diabetes.

Melhora a Enxaqueca:

A Quinoa é recomendada para pessoas que sofrem de ataques de enxaqueca severa, pois o produto contém uma grande quantidade de vitamina B2, que efetivamente combate a doença.

Rica em Antioxidantes:

A Quinoa também é um grão muito rico em antioxidantes, substâncias que neutralizam os radicais livres e que também ajudam a combater o envelhecimento e muitas doenças. Além disso, em comparação com outros cereais, a Quinoa é bastante rica em antioxidantes, como polifenóis, fenólicos e antocianinas. Sua atividade antioxidante protege os rins, coração, pâncreas e pulmões do estresse oxidativo.

efeitos colaterais da quinoa
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Efeitos Colaterais da Quinoa:

A Quinoa tem um teor razoavelmente alto de ácidos oxálico e fítico. O primeiro desses ingredientes, por um lado, reduz a absorção de cálcio do trato gastrointestinal e, por outro, após a absorção, pode precipitar nos rins e criar depósitos.

O ácido fítico tem a desvantagem de se ligar a certos elemento, por exemplo, cálcio, ferro, zinco, magnésio, com a formação de complexos não absorvidos que impedem a absorção desses compostos. Para evitar isso, a imersão prolongada dos grãos ajudará, devido à qual uma parte significativa do ácido fítico pode ser neutralizada.

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