Frutas

Pera auxilia no emagrecimento, é bom para imunidade, coração: veja os 10 benefícios

Por Alan Costa, em 16/05/2019 (atualizado em 22/12/2021)
pera

A pera é ótima para a saúde geral do corpo devido ao seu alto teor de fibras, nutrientes e minerais. Elas também são ricas em antioxidantes essenciais, compostos vegetais e são embalam todos esses nutrientes em um pacote sem gordura, sem colesterol e 100 calorias

pera

O que é a pera? 

A pera é um membro da família de plantas de rosa (Rosaceae), que contém uma longa lista de frutas, incluindo maçãs, damascos, cerejas, pêssegos, ameixas, marmelos, framboesas e morangos, bem como amêndoas.

As muitas variedades diferentes comumente encontradas em mantimentos dos EUA, pertencem à mesma categoria conhecida como pera Europeia (Pyrus communis). Essa fruta normalmente têm um corpo arredondado que se afunila em um pescoço de vários comprimentos.

As elas são encontradas em uma variedade de cores, incluindo muitos tons diferentes de verde, vermelho, amarelo/dourado e marrom. Muitas variedades não mudam de cor à medida que amadurecem, tornando mais difícil determinar quando estão maduras.

Para que serve a pera?

As perasão uma das frutas com mais fibras, oferecendo seis gramas por fruta de tamanho médio, ajudando você a atender às suas necessidades diárias de 25 a 30 gramas. Ela ajuda a prevenir o câncer de cólon e também pode reduzir os níveis de colesterol.

Benefícios da pera para saúde:

1. Sistema imunológico:

A vitamina C é um antioxidante extremamente eficaz que elimina os radicais livres que danificam o sistema imunológico. Além disso, a vitamina C promove a ação das células brancas (ou glóbulos brancos) do sangue e torna menos provável que você pegue um resfriado comum.

Os muitos compostos anti-inflamatórios também reduzem os danos às células do sistema imunológico e as tornam mais resistentes a vários tipos de doenças transmissíveis.

2. Perda de peso:

As peras são ricas em fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, aumentando assim a saciedade que ajuda muito no processo de perda de peso.

3. Saúde cardiovascular:

O teor de fibras ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, já que tradicionalmente dietas ricas em fibras correspondem à menor incidência de doenças cardíacas.

Portanto, a fibra ajuda a eliminar os ácidos biliares (ácidos produzidos exclusivamente pelo fígado a partir do colesterol, o qual também é o precursor dos hormônios esteroides e da vitamina D), que, por sua vez, reduz os níveis de colesterol, mantendo-os dentro de níveis relativamente normais.

As peras também são ricas em inúmeros antioxidantes que impedem a inflamação de ocorrer nos vasos sanguíneos. A inflamação é um forte contribuinte para derrames, ataques cardíacos e muitas outras condições patológicas.

4. Controla o açúcar no sangue:

A pera possui baixo índice glicêmico, isso indica que ela não tem pressa em se converter em glicose, que é “jogada” na corrente sanguínea.

Em vez disso, elas são carregadas com fibra que retarda a absorção de glicose na corrente sanguínea. Além disso, o consumo regular e melhora a sensibilidade à insulina.

5. Cicatrização de feridas:

O teor de vitamina C da pera facilita a síntese de colágeno (proteína estrutural que promove a saúde das articulações e da pele).

Assim, quando o colágeno está sendo produzido em uma taxa ideal, suas feridas se fecharão mais rapidamente do lado de fora, enquanto seu sistema imunológico protege seu organismo internamente.

7. Desintoxicação de resíduos:

Graças ao alto teor de pectina (fibra solúvel) da pera, ela ajuda na remoção de resíduos e toxinas do corpo. Além disso, muitas toxinas são capazes de fazer o seu caminho através da bile e fezes, o que é conhecido por ser um dos mecanismos preferidos.

No entanto, o corpo é capaz de remover mais eficientemente esses resíduos e a sua saúde melhora como um todo.

8. Promove uma gravidez saudável:

Um dos nutrientes mais importantes durante a gravidez é o ácido fólico. Este membro da família das vitaminas do complexo B ajuda a prevenir defeitos congênitos, como a espinha bífida (malformação da medula espinhal e da coluna vertebral) e distúrbios do tubo neural.

Para aqueles que acham difícil atender às suas necessidades de ácido fólico, a pera pode ajudar a proteger a saúde do feto e tornar a gravidez muito mais segura. Além disso, ela também  ajuda a prevenir gripe, hemorroidas e irritação.

9. Reduz a dor crônica:

Elas são excelentes alimentos anti-inflamatórios, contendo compostos que são eficazes na mitigação (aliviamento) da dor articular como resultado da artrite, de natureza osteoartrítica (doença das articulações caracterizada por degeneração das cartilagens) ou reumática.

Além disso, a pera também ajudam a controlar outras condições pró-inflamatórias, como o envelhecimento acelerado e até mesmo a diverticulite (inflamação que se manifesta basicamente no intestino grosso).

10. É rica em nutrientes:

Você pode ter um ponto na dieta, mas se a absorção de nutrientes for ineficiente, seu corpo nunca funcionará da melhor maneira possível. Felizmente, elas podem vir em seu socorro.

Elas são ricas em cobre, um mineral que melhora a absorção de outros nutrientes no sangue, incluindo o ferro indescritível.

Além disso, a absorção de ferro é geralmente limitada por uma variedade de fatores, sendo a mais importante a presença de vitamina C e vitaminas do complexo B. Portanto, o cobre ajuda a reduzir essa barreira à entrada e permite a síntese aumentada de glóbulos vermelhos.

Receita de salada de rúcula e pera:

Ingredientes:

– ½ Xícara de nozes;
– 5 a 6 Xícaras de rúcula limpas e secas;
– 1 Pera fatiada;
– 1 Limão;
– 3 Colheres de sopa de azeite;
– Sal e pimenta.

Modo de preparo:

  1. Torre as nozes em uma pequena panela em fogo médio até ficar perfumadas.
  2. Combine a rúcula e a pera numa saladeira, adicione as nozes e depois vista a salada com sumo de limão e azeite, sal e pimenta.

Contraindicações:

Peras são seguras para a maioria das pessoas quando ingeridas em quantidades normais de alimentos. Mas, não há informações suficientes para saber se as peras são seguras quando usadas como remédios ou quais os possíveis efeitos colaterais.

Sair da versão mobile