Dicas de Saúde

Pasta de amendoim ajuda a perder peso, ganha de massa muscular: veja os 5 benefícios

Por Alan Costa, em 31/05/2019 (atualizado em 21/12/2021)
pasta de amendoim

A pasta de amendoim é rica em ácido oleico e outros ácidos graxos insaturados é uma fonte de proteína facilmente digerível de origem vegetal, que é necessária para o nosso corpo, ela contêm carboidratos complexos, e  grandes quantidades de vitaminas do complexo B, que proporcionam a distribuição correta de energia durante o exercício, além de contribuir para a construção efetiva da massa muscular.

Além disso, contém uma grande quantidade de proteína e gordura, que é rica em ácidos graxos insaturados, o que é muito adequado para a produção de vários alimentos nutritivos.

Vale ressaltar que, a vitamina A e a vitamina C contida na pasta de amendoim, têm um efeito redutor do colesterol e ajudam a prevenir arteriosclerose, hipertensão e doença coronariana.

O que é:

É feita a partir da fruta de amendoim que também é chamada de manteiga de amendoim. De fato, os amendoins pertencem à família das leguminosas, sua terra natal é o Paraguai.

No entanto, começou a ser usada no século XVII. Ao longo dos anos, a pasta de amendoim tornou-se muito popular e hoje é amplamente utilizada na culinária, na indústria farmacêutica e na cosmetologia. Além disso, pela sua energia e valor nutricional, é igual a produtos como carne, queijo ou ovo de galinha.

Para que serve pasta de amendoim:

É rica em proteínas e as proteínas são realmente necessárias para o corpo humano. No entanto, o principal papel das proteínas é construir e reparar o tecido muscular.

Ela é consumida principalmente com pão em sanduíche no café da manhã, que por sua vez, é um excelente suporte para os músculos. Além disso, para obter os benefícios, o consumo da mesma não deve se maior do que duas colheres de sopa por dia, pois pode causar alguns efeitos colateiras.

Benefícios da pasta de amendoim para saúde:

1. Ajuda perder peso:

Pode reduzir o apetite das pessoas, pois é capaz de evitar que as pessoas comam demais e controlar efetivamente a quantidade de alimentos que o indivíduo consome, ajudando assim as pessoas a perderem peso com sucesso.

2. Ajuda na construção de músculos:

A pasta de amendoim é rica em proteínas e as proteínas são realmente necessárias para o corpo humano. O principal papel das proteínas é construir e reparar o tecido muscular.

Ela também é usada em sanduíches no café da manhã, é um excelente suporte para os músculos, pois depois de comê-lo você vai se sentir completo por um longo tempo. Contundo, com todos esses benefícios da pasta de amendoim, lembre-se que ela não deve ser consumida em uma quantidade superior a duas colheres de sopa diárias.

3. Previne o aumento de colesterol:

É rica em nutrientes, é um produto único que combina altas quantidades de calorias, carboidratos e gorduras insaturadas saudáveis. O consumo regular de tais gorduras insaturadas previne um aumento nos níveis de colesterol (HDL), entretanto, o colesterol não se acumula nos vasos sanguíneos e o risco de doenças cardiovasculares é reduzido.

4. Fortalece o sistema ósseo:

A pasta de amendoim contém muito magnésio e cálcio, eles são necessários para manter o tecido ósseo. É especialmente importante esses elementos para as crianças, porque seu sistema ósseo está no estágio de crescimento ativo.

5. Ajuda na beleza e saúde da pele: 

Possui proteínas, potássio, magnésio, gorduras saudáveis, fibra dietética e antioxidantes. Além disso, os amendoins são saturados com vitaminas B12 e E, todos os elementos acima são importantes para a saúde e beleza da pele.

Receitas:

1. Bolas de pasta de amendoim 

INGREDIENTES:

  • 2 xícaras (400 g) de pasta de amendoim;
  • 2 xícaras (400 g) de mel;
  • 2 1/6 (435 g) xícara de leite em pó;
  • 2 xícaras (400 g) de flocos de milho picados, nozes picadas (ou nozes) ou açúcar em pó.

MODO DE PREPARO:

  • Misture a pasta de amendoim, mel e leite em uma tigela grande até formar uma mistura muito espessa. Com esta receita, você ganha cerca de 50 bolas de pasta de amendoim. Se você quiser cozinhar mais ou menos, faça as alterações apropriadas.
  • Faça pequenas bolas do tamanho de uma noz grande com a mistura.
  • Role as bolas em flocos de milho esmagados, nozes picadas ou açúcar em pó. Se você está fazendo esta sobremesa pela primeira vez, você pode querer tentar todas as três opções. Açúcar de confeiteiro é uma opção mais simples, que não diminui o sabor surpreendente das bolas de pasta de amendoim.
  • Coloque papel manteiga e leve à geladeira por pelo menos 20 minutos. As bolas ficarão mais saborosas no frio. Isso não significa que elas não sejam saborosas à temperatura ambiente, mas o sabor é muito mais intenso quando as bolas são resfriadas.

Aproveite! Mas não exagere.

Malefícios:

  • As pessoas com excesso de peso devem abandonar completamente o uso de pasta de amendoim ou monitorar de perto a ingestão calórica geral. Afinal, é um produto extremamente calórico.
  • A Pasta de Amendoim, como o próprio amendoim, pode causar alergias graves. Isto é especialmente verdadeiro para as crianças que gostam de pasta de amendoim. Nos primeiros sinais de urticária, quando de repente todo o corpo começa a coçar, você deve chamar o médico e se recusar completamente a usar amendoim em qualquer forma.
  • Apesar da grande quantidade de proteína, você deve comer outros alimentos que tenham em sua composição uma proteína completa. Afinal, o amendoim contém muita proteína, mas é inferior devido ao aminoácido limitante, lisina.
  • Perfeitamente ajuda a construir músculos, inclusive devido a um aumento na produção de óxido nítrico no corpo, que expande os vasos sanguíneos. Mas se você tiver problemas com veias dilatadas, não faça uso dessa manteiga.
  • Quando usada moderadamente, de alta qualidade não pode causar danos, o que não é o caso com suas versões de baixa qualidade.
  • Vale ressalta que, na pasta de amendoim podem ser encontradas gorduras artificiais prejudiciais, que são chamadas de gorduras trans. Elas aumentam o nível de colesterol ruim, contribuem para a formação de placas, ataques cardíacos e derrames.
Sair da versão mobile