Os 7 Benefícios do Caqui Para Saúde Que Vão Lhe Deixar de Queixo Caído

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Beleza

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Benefícios do Caqui Para Saúde que você possivelmente não conhece. Além disso, originalmente da China, as árvores de caqui foram cultivadas há milhares de anos pelas suas deliciosas frutas e lindas madeiras. Seus frutos de cor laranja são chamados caquis e conhecidos por seu sabor doce. Enquanto centenas de tipos existem, as variedades Hachiya e Fuyu estão entre as mais populares.

Os caquis Hachiya em forma de coração são adstringentes, o que significa que eles são muito ricos em substâncias químicas vegetais chamadas taninos que dão ao fruto um sabor amargo e seco. Este tipo de caqui precisa estar completamente maduro antes de comer.

Caqui
Caqui

Vale lembrar que o caqui pode ser comido fresco, seco ou cozido e são comumente usados em todo o mundo em geléias, bebidas, tortas e pudins. O caqui não é apenas saboroso, ele também é embalado com nutrientes que podem beneficiar sua saúde de várias maneiras. Aqui estão 7 Benefícios do Caqui Para Saúde:

Valor Nutricional do Caqui:

Embora pequeno em tamanho, o caqui é embalado com uma quantidade impressionante de nutrientes. De fato, um caqui (168 gramas) contém:

  • Calorias: 118
  • Carboidratos: 31 gramas
  • Proteína: 1 grama
  • Gordura: 0,3 gramas
  • Fibra: 6 gramas
  • Vitamina A: 55% do IDR
  • vitamina C: 22% do IDR
  • Vitamina E: 6% do IDR
  • Vitamina K: 5% do IDR
  • Vitamina B6 (piridoxina): 8% do IDR
  • Potássio: 8% do IDR
  • Cobre: 9% do IDR
  • Manganês: 30% do IDR

Os caquis também são uma boa fonte de tiamina (B1), riboflavina (B2), folato, magnésio e fósforo. Apenas um caqui contém mais da metade da ingestão recomendada de vitamina A, uma vitamina solúvel em gordura, essencial para a função imunológica, visão e desenvolvimento fetal.

Além de vitaminas e minerais, a fruta contém uma grande variedade de compostos vegetais, incluindo taninos, flavonóides e carotenóides, que podem impactar positivamente a sua saúde. As folhas da fruta também são ricas em vitamina C, taninos e fibras, além de ingrediente comum em chás terapêuticos.

1. Excelente Fonte de Antioxidantes:

Caquis contêm compostos vegetais benéficos que possuem qualidades antioxidantes. Antioxidantes ajudam a prevenir ou retardar o dano celular, neutralizando o estresse oxidativo, um processo desencadeado por moléculas instáveis chamadas de radicais livres.

O estresse oxidativo tem sido associado a certas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes, câncer e condições neurológicas, como a doença de Alzheimer. Felizmente, consumir alimentos ricos em antioxidantes como caquis pode ajudar a combater o estresse oxidativo e diminuir o risco de certas doenças crônicas.

Dietas ricas em flavonóides, que são poderosos antioxidantes encontrados em altas concentrações na pele e na polpa do caqui, têm sido associado a menores taxas de doenças cardíacas, declínio mental relacionado à idade e câncer de pulmão.

Caquis também são ricos em antioxidantes carotenóides como o beta-caroteno, um pigmento encontrado em muitas frutas e vegetais coloridos. Estudos associaram dietas ricas em beta-caroteno a um menor risco de doença cardíaca, câncer de pulmão, câncer colorretal e doença metabólica.

Além disso, um estudo com mais de 37.000 pessoas descobriu que aqueles com uma alta ingestão de beta-caroteno tiveram um risco significativamente reduzido de desenvolver diabetes tipo 2.

2. Pode Beneficiar a Saúde do Coração:

A doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo e afeta negativamente a vida de milhões de pessoas. Felizmente, a maioria dos tipos de doenças cardíacas pode ser evitada através da redução de fatores de risco, como uma dieta pouco saudável.

A poderosa combinação de nutrientes encontrada em caquis torna-os uma excelente escolha para melhorar a saúde do coração. Além disso, consumir uma dieta rica em flavonóides tem sido associada a um risco reduzido de doença cardíaca em vários estudos.

Benefícios do Caqui
Benefícios do Caqui

3. Pode Ajudar a Reduzir a Inflamação:

Condições como doenças cardíacas, artrite, diabetes, câncer e obesidade estão todas ligadas à inflamação crônica. Felizmente, a escolha de alimentos ricos em compostos antiinflamatórios pode ajudar a reduzir a inflamação e diminuir o risco de doenças.

Caquis são uma excelente fonte de vitamina C. Na verdade, um caqui contém 20% da ingestão diária recomendada. A vitamina C ajuda a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres e combate a inflamação no corpo.

A vitamina C também reduz os danos causados pelos radicais livres doando um elétron a essas moléculas instáveis, neutralizando-as e impedindo-as de causar mais danos. A proteína C-reativa e a interleucina-6 são substâncias produzidas pelo organismo em reação à inflamação.

Um estudo de oito semanas em 64 pessoas obesas descobriu que a suplementação com 500 mg de vitamina C duas vezes ao dia reduziu significativamente os níveis de proteína C-reativa e interleucina-6.

Além disso, grandes estudos associaram uma maior ingestão de vitamina C a um risco reduzido de condições inflamatórias, como doenças cardíacas, câncer de próstata e diabetes. Os caquis também contêm carotenóides, flavonóides e vitamina E, todos potentes antioxidantes que combatem a inflamação no corpo.

4. Rico em Fibras:

O excesso de colesterol, especialmente o colesterol LDL “ruim”, pode aumentar o risco de doença cardíaca, derrame e ataque cardíaco. Alimentos ricos em fibras solúveis, como frutas e legumes, podem ajudar a diminuir os níveis elevados de colesterol, ajudando o corpo a excretar quantidades excessivas. Caquis são uma fruta rica em fibras que tem demonstrado reduzir os níveis de colesterol LDL.

Um estudo descobriu que adultos que consumiam barras de biscoitos contendo fibra de caqui três vezes ao dia por 12 semanas tiveram uma diminuição significativa no colesterol LDL, em comparação com aqueles que comeram barras que não continham fibra de caqui.

A fibra também é importante para os movimentos intestinais regulares e pode ajudar a reduzir os níveis elevados de açúcar no sangue. Alimentos ricos em fibras solúveis, como caqui, retardam a digestão de carboidratos e a absorção de açúcar, o que ajuda a evitar picos de açúcar no sangue.

Um estudo em 117 pessoas com diabetes mostrou que o aumento do consumo de fibras alimentares solúveis levou a melhorias significativas nos níveis de açúcar no sangue. Além disso, as fibras ajudam a alimentar as bactérias “boas” em seus intestinos, o que pode impactar positivamente sua saúde digestiva e geral.

Caqui Para Saúde
Caqui Para Saúde

5. Melhora a Saúde Ocular:

Caquis fornecem muita vitamina A e antioxidantes que são críticos para a saúde dos olhos. De fato, um caqui fornece 55% do consumo recomendado de vitamina A. A vitamina A suporta o funcionamento das membranas conjuntivais e da córnea. Além disso, é um componente essencial da rodopsina, uma proteína necessária para a visão normal.

Caquis também contêm luteína e zeaxantina, que são antioxidantes carotenóides que promovem uma visão saudável. Essas substâncias são encontradas em altos níveis na retina, uma camada de tecido sensível à luz na parte de trás do olho.

Dietas ricas em luteína e zeaxantina podem reduzir o risco de certas doenças oculares, incluindo a degeneração macular relacionada à idade, uma doença que afeta a retina e pode causar perda de visão.

De fato, um estudo em mais de 100.000 pessoas descobriu que aqueles que consumiram as maiores quantidades de luteína e zeaxantina tiveram um risco 40% menor de desenvolver degeneração macular relacionada à idade do que aqueles que consumiram a menor quantidade.

6. Delicioso e Fácil de Adicionar à sua Dieta:

Caquis podem ser adicionados a uma variedade de pratos para fornecer um impulso extra de nutrição. Estas frutas podem ser apreciadas frescas como um lanche simples ou usadas em deliciosas receitas. Na verdade, eles combinam excelentemente com alimentos doces e salgados. Aqui estão algumas maneiras de adicionar caquis à sua dieta:

  • Fatie o caqui em uma salada para uma adição saborosa;
  • Cubra o seu iogurte matinal ou aveia com caqui fresco ou cozido para uma explosão de doçura natural;
  • Assar caquis no forno e regue com mel para uma sobremesa saborosa e saudável;
  • Misture caqui seco ou fresco em muffin, pão ou mistura de bolo;
  • Combine com frutas vermelhas e frutas cítricas para uma deliciosa salada de frutas;
  • Broil persimmon e sirva com Brie assado para um saboroso aperitivo;
  • Asse os caquis com frango ou carne para uma combinação única de sabores;
  • Lançar persimmons congelados em sua receita de smoothie favorito para nutrientes extras;
  • Fatia e secar caquis no forno para fazer tiras de frutas naturais.

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AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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