Dicas Para Emagrecer

Farinha de banana verde previne a diabetes, reduz o colesterol: veja os 5 benefícios

Por Alan Costa, em 17/03/2015 (atualizado em 23/12/2021)
farinha de banana verde

A farinha de banana verde é rica em amido resistente, um nutriente que não é digerido pelo estômago, mas no intestino delgado, responsável por grande parte dos benefícios deste processo de alimentação. Nas bananas verdes são entre 55 e 90% do total de amido, o amadurecimento de frutos passa quando eles se transformam em açúcar e perdem a sua eficácia.

Benefícios da farinha de banana verde:

1. Controla e previne diabetes:

A farinha é grande aliada dos diabéticos porque tem baixo índice glicêmico. Esta quantidade de glicose liberada para a alimentação de sangue ocorre lentamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados.

2. Melhora a função intestinal:

Para ser digerida no intestino delgado sozinho, farinha de amido de banana verde é resistente e susceptível a fermentação por bactérias do cólon. Esta fermentação resulta na formação de ácidos gordos de cadeia curta que são de grande importância para a nutrição das células intestinais.

3. Previne câncer de intestino:

O amido resistente é digerido pelo nosso corpo como uma fibra insolúvel, promovendo a função intestinal. Ao melhorar o funcionamento do intestino também atua na prevenção de diarreia ou constipação, câncer de intestino também.

“Para fazer farinha, você deve cortar a banana em fatias finas e trazê-los ao forno cerca de 30 minutos. Após a secagem, você deve bate-los no liquidificador. A quantidade recomendada de consumo é de 2 colheres de sopa por dia. Você pode adicioná-la às suas frutas, sucos, sopas, etc.

4. Fortalece a imunidade:

Flora intestinal exerce uma grande influência sobre a prevenção de doenças. Quando você alimenta uma flora intestinal benéfica, você intensifica a capacidade de combater as bactérias que entram no corpo através dos alimentos.

5. Reduz os níveis de colesterol:

Farinha de banana verde reduz a produção de colesterol pelo fígado e ajuda a sua eliminação, impedindo a acumulação no sangue, o que também reduz o risco de doença cardiovascular.

Sair da versão mobile