Dicas de Saúde

5 alimentos anti-inflamatório para aliviar as dores: como usar e dicas

Por Alan Costa, em 05/04/2019 (atualizado em 10/12/2021)
alimentos anti-inflamatórios

Os alimentos anti-inflamatório para aliviar as dores, pois você pode ter notado que sua dor sobe para um novo nível depois de comer certas refeições.

Isso porque os alimentos podem ter um papel no agravamento ou redução da inflamação, que faz parte da resposta imunológica natural do corpo, as infecções, feridas e danos nos tecidos não poderiam curar sem ela.

alimentos anti-inflamatório para aliviar as dores

Além disso, esta condição também causa muito desconforto, dor, vermelhidão, inchaço e calor, manter no mínimo é especialmente importante para pessoas com dor crônica ou problemas como artrite reumatoide (AR), doença de Crohn ( doença inflamatória séria do trato gastrointestinal) e outras doenças autoimunes.

De fato, a inflamação não apenas aumenta a rigidez articular e exacerba a dor em pessoas com artrite reumatoide, como também pode acelerar a progressão da doença.

Alimentos anti-inflamatório para aliviar as dores:

1. Pimentas:

Tente adicionar pimenta à sua dieta caso tenha dor nas articulações. Descobriu-se que a capsaicina, o composto de pimenta que faz a boca parecer quente, produz um efeito anti-inflamatório e tem propriedades antioxidantes em potencial.

As pimentas são repletas de vitamina B6 e vitamina C, além de potássio, fibra e betacaroteno, que seu corpo transforma em vitamina A. Acredita-se que os pigmentos vermelhos e laranjas nas pimentas, chamados carotenoides, protegem contra câncer.

Experimente: Apimente os seus pratos favoritos com jalapenos (pimenta doce), pimenta caiena ou serrano. Até os pimentões funcionam caso prefira um sabor mais suave.

2. Cúrcuma (açafrão-da-terra):

A cúrcuma é aquela especiaria ousada e laranja-amarelada que torna os alimentos tão coloridos (e deliciosos). Mas também é um ótimo alimento para ser adicionado em sua dieta para reduzir a Inflamação.

A Cúrcuma foi constatada como eficaz na redução da Inflamação como alguns medicamentos anti-inflamatórios, graças ao composto curcumina.

Além disso, a curcumina é o principal ingrediente ativo da cúrcuma. Verificou-se que tem poderosos efeitos anti-inflamatórios e é um antioxidante muito forte. Combina a eficácia de alguns medicamentos anti-inflamatórios, mas sem os efeitos colaterais. Ele faz isso bloqueando a molécula que se movimenta para o núcleo das células e ativa os genes relacionados à Inflamação.

Experimente: a cúrcuma é muito usada na culinária indiana e do sudeste asiático. Você também pode usá-la em saladas, sopas ou em seus próprios tônicos e smoothies anti-inflamatórios.

Observação: A cúrcuma contém oxalato, quando consumido em altas doses, o oxalato pode contribuir para pedras nos rins. Além disso, nem todos os pós comerciais de cúrcuma são puros. Alguns podem ter aditivos que não são tão benéficos.

3. Alho:

O alho pode reduzir a inflamação da dor nas articulações, isso graças aos compostos anti-inflamatórios de enxofre encontrados no alho.

Além disso, o alho faz parte do gênero Allium, que é conhecido pela sua produção de compostos organosulfurados (compostos sulfurados), quando são extraídos e isolados, esses compostos têm um amplo espectro de benefícios contra infecções microbianas.

No entanto, eles também promovem a saúde do coração, combatem o câncer e aliviam a Inflamação.

Benefícios do Alho:

  • Anti-inflamatório;
  • Ajuda manter um coração saudável;
  • Contém propriedades anticancerígenas.

Experimente: adicione alho e ervas em qualquer refeição saborosa, molhos de salada ou molhos.

Observação: O alho pode produzir mau hálito ou odor desagradável, azia ou gases.

4. Cerejas:

Além disso, as cerejas contêm compostos conhecidos como antocianinas, estes são antioxidantes que trabalham para aliviar a dor. No entanto, as pesquisas mostram que antioxidantes no suco de cereja podem reduzir a dor e a inflamação da osteoartrite.

As cerejas são uma rica fonte de polifenóis e vitamina C, ambos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Experimente: As cerejas ácidas e doces são deliciosas por conta própria, mas você também pode adicionar o suco de cereja em sua dieta, pois tem efeitos semelhantes.

Observação: Como as cerejas contêm fibras, comer muitas pode causar inchaço, gases e diarreia.

5. Salmão:

O salmão é repleto de ácidos graxos ômega-3. Ele interferem nas células do sistema imunológico chamadas leucócitos e enzimas chamadas citocinas, que são os dois principais agentes da Inflamação. Os ácidos graxos ômega-3 interrompem o processo antes mesmo de começar.

Uma pesquisa também mostrou que as pessoas que comem peixe regularmente, especialmente peixes gordurosos como o salmão, têm menor probabilidade de desenvolver artrite reumatoide. Aqueles que já têm artrite relataram ter reduzido o inchaço e a dor nas articulações quando adicionaram o salmão em sua dieta.

Benefícios do salmão:

  • Anti-inflamatório;
  • Rico em proteínas;
  • Contém antioxidantes;

Experimente: Asse salmão para um delicioso almoço ou jantar, pois ele também beneficia a memória.

Observação: Os ácidos graxos, embora benéficos, têm efeitos colaterais em potencial. Altas doses de ômega-3 podem causar problemas digestivos, aumentar o risco de sangramento e afetar a pressão sanguínea.

Sair da versão mobile