Dicas de Saúde

Orégano é bom para imunidade, digestão, ossos: veja os 7 benefícios

Por Alan Costa, em 16/05/2019 (atualizado em 22/12/2021)
oregano

O orégano é uma erva aromática muito utilizada como tempero na cozinha, especialmente de massas, saladas e molhos, além de também poder ser consumido na forma de chá ou óleo essencial. O sabor do orégano é peculiar, dando um toque picante e aromático às refeições

orégano

O que é o orégano?

O orégano ‘Origanum vulgare’, é um popular tempero fresco e seco usado na culinária grega e italiana. Além disso, a planta é um membro da família da hortelã ‘Apiaceae’ e está intimamente relacionada com manjerona, tomilho, manjericão, sálvia e lavanda.

A planta é um pequeno arbusto, que cresce até 75 cm de altura com hastes de várias ramificações cobertas com pequenas folhas ovais, de cor verde-acinzentadas e pequenas flores brancas ou cor-de-rosa.

Para que serve o orégano?

O orégano ajudará a aumentar sua ingestão de Vitamina K, fornecendo cerca de 14% de sua ingestão diária recomendada. Além disso, você também se beneficiará de um aumento na Vitamina A (2% da ingestão diária recomendada), Vitamina C (1%), Vitamina E (2%) folato, niacina e Vitamina B6 (1%).

No entanto, os minerais  incluem cálcio (27,6 mg), ferro (0,8 mg), magnésio (4,7 mg), fósforo (3,5 mg), potássio (29,2 mg), sódio (0,3 mg), manganês (0,1) e pequenas quantidades de zinco e cobre.

benefícios do orégano

Benefícios do orégano para saúde:

1. Aumenta a imunidade:

Dois dos componentes mais importantes do orégano são o ácido rosmarínico e o timol, ambos potentes compostos antioxidantes que estão intimamente associados à diminuição do estresse oxidativo no corpo. Além disso, os radicais livres são subprodutos destrutivos do metabolismo celular que podem causar câncer e outras doenças crônicas.

2. Melhora a saúde do coração: 

O orégano é uma forma natural de obter ácidos graxos ômega-3, um tipo útil de colesterol que melhora a saúde do seu coração.

Além disso, os ácidos graxos ômega-3 ajudam a equilibrar os níveis de colesterol e reduzir a inflamação no sistema cardiovascular, ajudando a prevenir a aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

3. Ajuda na digestão: 

O orégano é rico em fibras, apesar do seu tamanho pequeno, pode ter um impacto sério no seu sistema digestivo.

A fibra é um elemento importante de um sistema digestivo saudável, pois pode aumentar o volume de suas fezes e estimular o movimento peristáltico, que move a comida através do trato digestivo e efetivamente a remove do corpo.

4. Desintoxica o corpo:

O orégano por ser rico em nutrientes, com alto teor de manganês, cálcio, ferro, vitamina K, fibras e uma ampla variedade de outros compostos orgânicos, é uma erva ideal para desintoxicar o corpo.

No entanto, os estudos mostraram que esta erva pode ajudar a função hepática e acelerar o processo de remoção de toxinas.

5. Atividade antibacteriana: 

O orégano também tem propriedades antibacterianas puras, o que novamente é devido à presença de timol e carvacrol.

Além disso, estes compostos orgânicos importantes podem proteger o corpo de uma ampla gama de bactérias que podem afetar a pele, intestinos e outras partes do corpo. No entanto, ele também é um agente levemente estimulante que pode aumentar a produção de glóbulos brancos e acelerar o metabolismo.

6. Aumenta a energia:

O orégano melhora a funcionalidade do metabolismo, graças as suas vitaminas do complexo B e à sua composição orgânica única, o corpo rejuvenesce e nutre com energia.

7. Fortalece os ossos:

Cálcio, ferro e manganês estão entre os minerais mais importantes para a saúde óssea, ele tem uma quantidade significativa de todos eles, por isso é bom para se proteger da osteoporose no futuro.

orégano e seus benefícios

Malefícios:

Algumas pessoas que são alérgicas a hortelã e outras plantas perenes herbáceas podem sentir algum desconforto ao comer ou tocar em orégano, geralmente não é conhecido como uma substância alergênica. Além disso, os sintomas de uma reação alérgica  são muito leves.

Não se sabe se o uso de orégano ou óleo medicinalmente é seguro para mulheres grávidas ou amamentando. Além disso, os especialistas aconselham que, se você estiver grávida, evite o uso dessa erva.

Sair da versão mobile