Benefícios dos Óleos

Óleo de zimbro melhora a digestão, previne artrite: veja os 13 benefícios

Por Alan Costa, em 30/05/2019 (atualizado em 21/12/2021)
oleo de zimbro beneficios

O óleo zimbro, Juniperus communis é um óleo destilado. Funciona quando o vapor das bagas e agulhas da planta de zimbro são expressas. Os melhores óleos são provenientes da Bulgária, sua região indígena, e as bagas levam três anos inteiros para atingir o grau de maturidade.

O aroma do óleo é um tanto doce, balsâmico e muito semelhante em cheiro aos arbustos. Além disso, é frequentemente usado para o sistema urinário, pele, sistema digestivo e sistema nervoso, pode ser usado para apoiar a limpeza e a desintoxicação.

O que é óleo zimbro? 

O óleo zimbro é obtido através da destilação a vapor das agulhas, madeira e frutas em pó de zimbro, com o nome científico de Juniperus communis. Seus principais componentes são alfa-pineno, canfeno, beta-pineno, sabineno, mirceno, alfafeleneno , alfa-terpineno, gama-terpineno, cineol, beta-felandreno, para-cimeno, terpineol, acetato de bornil e cariofileno. Ele também tem traços de limoneno, cânfora, linalol, linalil acetato, borneol e nerol.

O arbusto Juniper pode ter entre 1 a 3 m de altura, a menor variedade é nativa da América do Norte e a variedade mais alta é comumente encontrada na Europa. A árvore de Zimbro tem galhos suaves e finos com folhas de agulha. As bagas de zimbro são em forma de cones com cerca de 1 cm de diâmetro.

Para que serve óleo zimbro:  

As folhas e frutos da árvore têm sido usadas ​​há milhares de anos para ajudar na digestão e prevenir problemas na bexiga. Sendo que é recomendado beber óleo de zimbro para expulsar as toxinas remanescentes no corpo, bem como para ajudar a apoiar as funções metabólicas normais.

É usado em muitas indústrias, para dar sabor as bebidas alcoólicas, mas há muito mais no zimbro e em seu óleo em termos de benefícios de saúde. Então veja a seguir os impressionantes benefícios do óleo de zimbro para saúde.

Benefícios do óleo zimbro para sáude:

1. Estimulante capilar: 

Devido às suas propriedades antioxidantes e antibacterianas, também pode ser usado para o tratamento do couro cabeludo seco, que muitas vezes produz a caspa. Pode ser combinado com óleos transportadores e usado para aumentar o teor de queratina do seu cabelo, que preveni a caspa.

Óleo de zimbro promove o crescimento do cabelo, para usá-lo como um condicionador, misture com extrato de lavanda e faça um condicionador caseiro, na aplicação, irá hidratar os folículos pilosos e fornecer os ácidos graxos essenciais, bem como outros nutrientes que são necessários para melhorar a qualidade do seu cabelo.

2. Combate ansiedade e fadiga:

Pode aliviar a ansiedade, a depressão e a fadiga. Estudos sugerem que o óleo de zimbro pode ajudar no aumento da secreção da glândula endócrina, que é conhecida por promover a função do sistema nervoso saudável.

Também aumenta a atividade dos neurônios em seu cérebro. Além disso, manter a atividade saudável dos neurônios em seu cérebro, é essencial para evitar uma variedade de transtornos mentais, bem como problemas de perda de memória.

3. Previne a artrite:

Muitos estudos provaram que o óleo de zimbro foi considerado benéfico para a prevenção de artrite, gota e outras doenças. A inflamação é a causa de uma ampla variedade de doenças, incluindo artrite e dores articulares.

Algumas doenças da pele, como eczema, acne e psoríase, são inflamatórias por natureza. Óleo de zimbro pode ser usado para acalmar a inflamação e eliminar o excesso de ácido úrico, bem como toxinas acumuladas no corpo, já que essas podem levar a inflamação severa no corpo. Nesse caso, óleo de zimbro pode ajudar a acalmar a inflamação e liberar as toxinas acumuladas e ácido úrico.

4. Tratamento do sistema muscular:

Devido às suas propriedades analgésicas, pode ser usado para aliviar entorses e outros problemas musculares. Como é um tônico surpreendente para o seu corpo, os atletas podem usá-lo para os músculos do corpo para manter um fluxo sanguíneo estável que ajuda na queima de calorias em excesso e na redução dos níveis de colesterol no corpo.

5. Combate artrite: 

Promove e melhora a circulação sanguínea, e também ajuda na remoção de toxinas como o ácido úrico do corpo. Ambas as propriedades ajudam a combater doenças como reumatismo, artrite, gota e cálculos renais, todas relacionadas à circulação inadequada e ao acúmulo de toxinas no corpo, o óleo de zimbro também alivia o inchaço.

6. Ajuda no sistema digestivo:

Ajuda a neutralizar a acidez em seu corpo, o que significa que ajuda na prevenção de úlceras no estômago que é causada por um desequilíbrio de ácidos no estômago.

7. É diurético:

O óleo zimbro é um diurético e promove a micção frequente, eliminando a retenção excessiva de água no corpo. Isso facilita a remoção de toxinas acumuladas e ajuda a prevenir o acúmulo excessivo de proteínas e cálcio, o que pode levar a problemas nos rins ou na vesícula biliar.

Além disso, funciona muito bem para pessoas que estão tentando perder peso, porque o excesso de gordura pode ser eliminado do corpo através da urina e do suor.

8. Purificação do sangue:

O óleo zimbro também funciona muito bem como um purificador de sangue ou como desintoxicante. Em termos simples, o corpo humano acumula regularmente várias toxinas, como o ácido úrico, várias polutas, e metais pesados, juntamente com certos hormônios e compostos.

Contudo, se estas toxinas permanecerem no sangue, isso afeta a circulação sanguínea e também pode levar a outros problemas de saúde. Nesse caso, o óleo de zimbro é benéfico devido à sua capacidade de se livrar dessas toxinas e melhorar a circulação sanguínea.

9. Elimina o excesso de gás:

Um agente carminativo é definido como um agente que ajuda a eliminar o excesso de gás do intestino. Seu estômago produz muitos gases diferentes durante várias funções biológicas e esses gases retidos podem ser extremamente desconfortáveis.

Os gases acumulados podem causar desconforto, indigestão, dor no peito e também levar a dores de estômago agudas. Óleo de zimbro pode ajudar muito a eliminar os gases acumulados, é por isso que o óleo de zimbro é recomendado para pessoas que sofrem de problemas crônicos de gases

10. Tratamento de feridas:   

Tem fortes propriedades anti-sépticas e, por esse motivo, tem sido usado com sucesso como um óleo essencial de cura natural para lesões. Na medicina popular tradicional, o óleo de zimbro foi amplamente utilizado para fornecer alívio de lesões sofridas por mulheres durante o parto. Da mesma forma, ele também foi usado por atletas e guerreiros para promover a rápida cicatrização e manter suas feridas e lesões a salvo de infecções bacterianas.

11. Alivia cólicas:

Óleo de zimbro também é eficaz em quase todas as formas de cãibras, se é muscular, intestinal, respiratória ou qualquer outra área. Ele relaxa cãibras musculares e ajuda a curar a cólera espasmódica, sendo um antiespasmódico, ajuda a curar muitos outros problemas relacionados a cãibras ou espasmos.

12. Atua como um adstringente:

Sendo um adstringente, o óleo de zimbro ajuda a curar dores de dente, impede a perda de cabelo, fortalece a aderência das gengivas aos dentes e protege-os de se soltarem ou caírem. Além disso, aperta os músculos soltos e dá uma sensação de firmeza, boa forma e juventude.

Contudo, ainda pode ser usado para curar a diarreia, o benefício mais importante desta propriedade está no fato de que, como adstringente, o óleo de zimbro pode causar a contração dos vasos sanguíneos e, assim, reduzir as chances de hemorragia.

13. Benefícios psicológicos: 

Óleo de zimbro também tem vários benefícios psicológicos, por exemplo, ele foi usado com sucesso para o tratamento da dependência e foi considerado útil para indivíduos que desenvolveram um sentimento de inutilidade ou estão deprimidos. Contudo, este óleo essencial também pode ser usado para lidar com vários sentimentos negativos, como inquietação, medo, culpa e pensamentos obsessivos, é usado na aromaterapia para tratar ansiedade e tensão nervosa.

Malefícios: 

O uso a longo prazo do óleo de zimbro pode levar a convulsões ou problemas renais, bem como uma variedade de outros problemas médicos. De fato, o uso tópico a longo prazo do óleo de zimbro pode causar vermelhidão, queimação, irritação da pele ou inchaço, e não é recomendado usá-lo para o tratamento de feridas grandes.

A ingestão de grandes quantidades de óleo de zimbro pode causar irritação no estômago e no intestino, da mesma forma, o uso excessivo pode levar a sangue na urina, diarreia, dor nos rins e dor intestinal.

Além disso, é conhecido por estimular contrações e, portanto, não é recomendado para mulheres grávidas. Portanto, não deve ser usado durante a amamentação. Os diabéticos não devem usar óleo de zimbro sem consultar o seu médico, pois pode aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Não é recomendado o uso de óleo de zimbro no caso de você estar tentando engravidar. Pode interferir com a fertilidade ou também causar um aborto espontâneo. Também é aconselhável não usar o óleo de zimbro por pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia programada.

Em geral, é seguro para a maioria dos adultos quando inalado como vapor ou quando tomado por via oral em quantidades medicinais por um período muito curto.

Sair da versão mobile