Cabelos

Óleo de sândalo no cabelo: como usar, benefícios e receitas

Por Alan Costa, em 05/04/2019 (atualizado em 10/12/2021)
oleo de sandalo no cabelo

O óleo de sândalo no cabelo pode estimular o crescimento em apenas 6 dias. Testes de laboratório do tecido do couro cabeludo por pesquisadores alemães descobriram que ele estimula o crescimento do cabelo após apenas seis dias.

Além disso, este óleo ‘Santalum album’ é derivado da destilação a vapor da madeira da árvore de sândalo e arborizado e o aroma da terra é incrivelmente sólido e rico, mas não esmagador. Sua  composição química é proveniente do sândalo havaiano e, obviamente, não do Havaí.

óleo de sândalo no cabelo

O que é o óleo de sândalo? 

O óleo de sândalo é extraído através de destilação a vapor de pedaços de madeira de árvores de sândalo amadurecidas, com 40-80 anos de idade, embora 80 anos seja o período de tempo preferido para obtenção desse óleo.

Quanto mais velha a árvore, mais o óleo estará disponível e o aroma é mais forte. Os principais constituintes são Beta Santalol, Santil Acetato e Santalenes.

Como usar o óleo de sândalo no cabelo?   

A propriedade anti-séptica neste óleo perfumado é excelente para estimular a circulação do sangue no couro cabeludo, isso ajuda a estimular o crescimento ideal do cabelo. Além disso, ele tem sido usado na medicina indiana antiga para aumentar o brilho e prevenir a secura do cabelo.

A propriedade adstringente é bastante útil para eliminar o excesso de secreção de sebo em pessoas que sofrem com um couro cabeludo oleoso. Alivie o seu couro cabeludo da caspa misturando sândalo com um óleo transportador e aplicando-o no couro cabeludo, antes de usar o shampoo.

Benefícios do óleo de sândalo para o cabelo:

1. Acelera o crescimento do cabelo: 

Usando o óleo de sândalo, a circulação sanguínea do couro cabeludo é acelerada e como resultado, os processos metabólicos melhoram, as feridas cicatrizam mais rapidamente e os folículos pilosos absorvem mais nutrientes que precisam para fortalecer e cultivar a haste capilar.

2. Elimina a caspa:

Os processos inflamatórios do couro cabeludo são eliminados. Além disso, devido aos componentes a derme é descontaminada. Portanto essas propriedades, problemas como caspa e seborreia desaparecem.

3. Restaura os fios:

Restaura a estrutura do cabelo. Além disso, sob a influência de uma composição terapêutica natural, os cabelos ficam saturados de umidade, o que os salva do ressecamento e da fragilidade. Assim, seus cabelos podem ficar brilhosos, obedientes e suaves com o uso desse óleo.

4. Controla a oleosidade: 

O trabalho das glândulas sebáceas retorna ao normal. Além disso, as substâncias ativas do óleo de sândalo no cabelo, penetra profundamente na derme, reduzem a produção de sebo e contribuem para o estreitamento dos ductos sebáceos.

Como resultado, o cabelo deixa de ser rapidamente contaminado e passa a ficar mais tempo limpo e fresco.

5. Evita a queda de cabelo:

Adicionar óleo de sândalo no condicionador, shampoo e creme de hidratar, devido as suas propriedades que dão força ao cabelo, é capaz de curar o cabelo e parar a perda abundante.

benefícios do óleo de sândalo receitas

Receitas com óleo de sândalo:

1. Máscara capilar com óleo de sândalo:

Ingredientes:

– 5 gotas de óleo de coco;
– 5 gotas de óleo de sândalo.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, misture os óleos;
  2. Aplique no couro cabeludo em movimentos circulares;
  3. Não há necessidade de lavar o cabelo após aplicar o óleo;
  4. O melhor horário para aplicar é antes de dormir.

2. Máscara capilar com óleo de sândalo para dar brilho ao cabelo:

Ingredientes:

– 4 a 8 gotas de óleo de jojoba;
– 4 a 8 gotas de óleo de sândalo.

Modo de preparo:

  1. Misture os dois óleos;
  2. Aplique nos cabelos secos;
  3. Deixe por 30 minutos;
  4. Lave o cabelo com shampoo.

Contraindicações do óleo de sândalo:

A primeira coisa a fazer é descobrir se você é alérgico ao óleo de sândalo. Para isso, lubrifique a área da pele atrás da orelha ou no interior do pulso com uma gota de óleo, depois de uma hora olhe para a pele e observe se há alguma irritação ou vermelhidão.

Se não houver nenhuma dessas reações, você não tem alergia. Mas se aparecer, você deve suspender o uso imediatamente.

Sair da versão mobile