Benefícios dos Óleos

Óleo de manjerona reduz dores de dente, de cabeça, febre: veja os 14 benefícios

Por Alan Costa, em 30/05/2019 (atualizado em 21/12/2021)
óleo de manjerona

O óleo de manjerona é mais potente do que a planta. Isso significa que todos os nutrientes dessa planta são encontrados em uma forma mais concentrada quando o óleo essencial é usado.

O que é óleo de manjerona?

O óleo de manjerona é extraído por destilação a vapor de folhas frescas e secas da planta de manjerona (Origanum majorana). Também conhecida como manjerona nodosa, é uma planta que pertence à região do Mediterrâneo e tem sido conhecida por seus usos medicinais por muitos anos.

Os principais componentes do óleo de manjerona são o sabineno, alfa-terpineno, gama terpineno, cimeno, terpinoleno, linalol, hidrato de sabineno, linalil acetato, terpineol e gama terpineol.

Para que serve:

Óleo de manjerona é amplamente utilizado em aromaterapia. Pode misturar-se com uma tonelada de outros óleos essenciais, como os óleos de camomila, madeira de cedro, bergamota, cipreste e eucalipto. O óleo também é usado em várias loções anti-sépticas e cremes, devido às suas fortes propriedades anti-sépticas. Além disso, é amplamente utilizado na medicina natural.

Como fazer spraya:

Faça o seu próprio spray para refrescar seus lençóis, combinando 1 xícara de água, ½ colher de chá de bicarbonato de sódio, 7 gotas de óleo de manjerona e óleo essencial de lavanda.

Benefícios do óleo de manjerona:

1. Previne dores:

Óleo de manjerona reduz a dor associada a resfriados, febre, inflamação, esforço excessivo de músculos, dores de dente e dores de cabeça.

2. Combate espasmos:

É útil e eficientemente alivia espasmos no sistema respiratório, intestinos e espasmos musculares nos membros. Também ajuda a curar convulsões, dores musculares, câimbras e cólera espasmódica.

3. Controla desejos sexuais:

Óleo de manjerona atua como um anafrodisíaco e ajuda a suprimir ou controlar os desejos sexuais. Esta propriedade é benéfica para aqueles que sofrem de impulsos sexuais anormais e extremos.

4. Previne sepse: 

As propriedades anti-sépticas do óleo de manjerona fazem dele uma boa aplicação para feridas externas e internas. Também funciona bem como ingrediente em loções e cremes antissépticos, isso protege as feridas de se tornarem sépticas e de se transformarem  em tétano.

5. Cura infecções:

É eficaz na cura de infecções causadas por vírus e doenças associadas a eles, como o resfriado comum, gripe, caxumba, sarampo e até mesmo varíola.

6. Ajuda a prevenir bactérias:

Óleo de manjerona mata as bactérias, dessa forma pode protegê-lo de intoxicações alimentares, febre, malária, cólicas e infecções bacterianas no cólon, pele, sistema digestivo, trato urinário e outras partes do sistema excretor.

7. Melhora a função cognitiva:

O óleo de manjerona é muito bom para o funcionamento do seu cérebro. Essa qualidade também alivia dores de cabeça.

8. Facilita a digestão:

Promove a digestão, estimulando a secreção de sucos digestivos como sucos gástricos, ácidos e bile no estômago, enquanto seu aroma sozinho pode estimular as glândulas salivares e, assim, ajudar na digestão primária dos alimentos.

Por último, estimula o movimento peristáltico dos intestinos e ajuda o alimento ingerido a avançar através do trato digestivo, facilitando assim a digestão e os movimentos intestinais regulares.

9. Ajuda em problemas de gás:

Pode fornecer aos gases uma passagem segura, relaxando os músculos da região abdominal e também impede a formação de mais gás. Portanto isso ajuda a se livrar de uma série de problemas, como indigestão, náuseas, vômitos, dor de estômago, dor no peito, hipertensão e flatulência excessiva.

10. Reduz problemas hormonais: 

É bom para quem têm problemas com a menstruação irregular, obstruída ou dolorosa. Além de ajudar a limpar a menstruação e torná-la regular, também fornece alívio de outros sintomas associados à síndrome pré – menstrual ou TPM, como dor de cabeça, dor na região abdominal, tontura e alterações de humor.

Finalmente, o óleo de manjerona também pode ajudar a prevenir a menopausa prematura. Além disso, há estudos que afirmam que o óleo de manjerona pode tratar infertilidade em mulheres.

11. Controla diabetes:

Óleo de manjerona inibe o crescimento da enzima proteína tirosina fosfatase. Além disso, existe uma enzima no óleo conhecida por impactar negativamente os níveis de insulina, afetando, assim, os níveis de açúcar no sangue. Assim, o óleo de manjerona é uma ótima opção para diabéticos que estão procurando opções que ajudam a controlar o diabetes.

12. Alivia o estresse: 

O óleo de manjerona gera um sentimento de felicidade em momentos de raiva ou tristeza. Esta propriedade pode ser útil para pacificar pessoas que sofreram algum tipo de choque, trauma na vida. O óleo induz um efeito calmante, relaxante e sedativo na mente e no corpo enquanto alivia o estresse e a ansiedade nervosa.

13. Ajuda com os nervos: 

Tonifica todo sistema nervoso, mantém-no ativo e protegido de vários distúrbios nervosos.

14. Atua como vasodilatador: 

Como vasodilatador, amplia e relaxa os vasos sanguíneos, facilita o fluxo de sangue e reduz a pressão sanguínea, diminuindo assim a pressão sobre todo o sistema cardiovascular e reduz o risco de ataques cardíacos, derrames e hemorragias cerebrais.

Esta é uma propriedade medicinal muito importante do óleo de manjerona e pode ser uma bênção para aqueles que estão em alto risco de ataques cardíacos, aterosclerose ou hemorragia cerebral, devido à hipertensão.

Malefícios:

É completamente orgânico e deve ser evitado por mulheres grávidas e mulheres que estão amamentando, pois os efeitos sobre a criança não podem ser previstos.

É recomendado realizar um teste de contato em sua pele antes de usar este óleo em qualquer parte do corpo, para determinar se pode ou não causar uma reação alérgica.

Contudo, você deve sempre consultar o seu médico antes de adicionar qualquer coisa nova à sua dieta ou estilo de vida.

Sair da versão mobile