Cabelos

Óleo de jasmim no cabelo: como usar, benefícios, e contraindicações

óleo de jasmim no cabelo

O óleo de jasmim no cabelo é uma substância com múltiplos nutrientes de origem vegetal, volátil, orgânica e fragrante, cuja matéria-prima é o jasmim medicinal, as flores indianas e egípcias.

Externamente, o óleo é um líquido âmbar escuro denso, mas muito oleoso, amarelo-avermelhado ou escuro, com um persistente aroma de mel com notas exóticas de especiarias.

Óleo de jasmim no cabelo

O que é o óleo de jasmim?

Jasmine é uma planta extraordinária cultivada na Índia, França, Itália, Egito e Marrocos. Para produzir 1 kg de óleo de jasmim, você precisa separar cerca de 8 milhões de flores, e esse procedimento é feito à mão.

É valorizado não só pelo seu aroma único, mas também pelas suas propriedades medicinais e cosméticas, que recebeu devido à sua composição química única.

A sua composição contém um grande número de componentes biologicamente ativos, tais como cis-jasmona, benzilo, acetato de linalilo, sesquiterpenos, lactonas, cetonas, fenóis, vanilina, eugenol, geraniol e assim por diante.

Como Usar o Óleo de Jasmim: 

Este óleo é utilizado com sucesso não só em cosmetologia, mas também na medicina alternativa. Nos cuidados com os cabelos, nutre e hidrata perfeitamente, ele também possui propriedades anti-sépticas, que são muito valiosas para o couro cabeludo irritado e inflamado.

Entre as propriedades do óleo de jasmim, estão seus efeitos antioxidantes, por isso é utilizado nas composições de máscaras caseiras. Para o cabelo é recomendado para a pele seca e sensível, para fortalecer os folículos pilosos e a nutrição geral do cabelo. Bem, como para usá-lo em receitas caseiras.

Benefícios do Óleo de Jasmim:

Hidrata o Cabelo:

O óleo de jasmim é ótimo para hidratar o couro cabeludo e, portanto, ajuda perfeitamente o cabelo ressecado e enfraquecido, deixando-o com uma aparência saudável e bonita. Se você usa secador de cabelo com frequência, então você definitivamente precisa deste produto.

Ajuda o Crescimento do Cabelo:

O óleo de jasmim nutre a raiz dos fios restaurando a estrutura do cabelo, assim, os folículos pilosos serão estimulados, devido a isso, o cabelo crescerá muito mais rápido.

Cuida do Couro Cabeludo:

Tem propriedades curativas. Este óleo é usado frequentemente no tratamento de várias doenças do couro cabeludo. Por exemplo, trata perfeitamente o eczema e a dermatite. Além disso, cura perfeitamente pequenas feridas e danos à pele da cabeça.

Previne a Queda de Cabelo:

Uma vantagem inegável é que o óleo de jasmim ajuda a fortalecer as raízes do cabelo, isso torna o cabelo mais elástico e resistente à quebra.

Deixa o Couro Cabeludo Úmido: 

O óleo pode ter um efeito de firmeza para os folículos pilosos e será a melhor escolha para quem sofre de ressecamento excessivo no couro cabeludo, pois fornecerá ao cabelo a quantidade necessária de umidade.

Controla a Oleosidade:

Os nutrientes presentes no óleo estimularão o fluxo sanguíneo, melhorando a nutrição das raízes e normalizando a função das glândulas sebáceas externas, normalizando assim a oleosidade.

Devolve o Brilho ao Cabelo:

O óleo de jasmim tonifica o couro cabeludo e devolve o brilho natural aos cachos, tornando-os mais elásticos e duráveis.

Receitas com Óleo de Jasmim:

1- RECEITA COM ÓLEO DE JASMIM PARA CABELOS SECOS:

INGREDIENTES:

  • 5-6 gotas de óleo de jasmim;
  • 1 gema;
  • 30 g de mel;
  • 30 ml de azeite.

COMO FAZER:

  • Bata a gema, misture com o mel e azeite;
  • Misture todos ingredientes;
  • Passe no cabelo todo, massageando o couro cabeludo;
  • Deixe agir por cerca de 40 minutos;
  • Lave com shampoo e condicionador.

2- RECEITA COM ÓLEO DE JASMIM PARA CABELOS OLEOSOS:

INGREDIENTES:

  • 5 gotas de óleo de jasmim;
  • 50 ml de iogurte;
  • 20 g de mel;
  • 2 claras de ovos;
  • 5 gotas de óleo de limão.

COMO FAZER:

  • Bata as claras e vá misturando com o iogurte e mel;
  • Adicione os óleos e misture;
  • Aplique no cabelo todo;
  • Deixe por 30 minutos;
  • Depois lave normalmente com shampoo.

Contraindicações do Óleo de Jasmim:

Como qualquer outro óleo essencial, não pode ser usado em lactentes e crianças pequenas. Existem também contraindicações para mulheres grávidas ou lactantes. Antes de aplicar você deve consultar um médico.

Se faz com que você tenha uma reação alérgica, então você pode usar óleo de coco em vez disso. Você precisa saber que as mulheres durante os primeiros 4 meses de gravidez não podem usar o óleo de jasmim no cabelo.

Você também deve evitar a sobredosagem, pois isso pode ser prejudicial à saúde.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.