Benefícios dos Óleos

Óleo de canola previne queda de cabelo, trata acne, queimaduras: veja os 6 benefícios

Por Alan Costa, em 31/05/2019 (atualizado em 21/12/2021)
oleo de canola

O óleo de canola (Brassica napus) é uma rica fonte de ácidos gordos polinsaturados (PUFA) essenciais, assim como o óleo de soja, desempenha um papel importante na manutenção da vida humana.

O mesmo é usado para a prevenção de doenças cardiovasculares (reduz a possibilidade de trombose no corpo e o nível de colesterol no sangue) e ajuda a melhorar o metabolismo do corpo. Para saber desses e outros benefícios do óleo de canola continue lendo o artigo até o final.

O que é óleo de canola:

Canola é uma planta oleaginosa (grupo de alimentos que traz inúmeros benefícios à saúde.) que cresce de três a cinco metros de altura e produz belas flores amarelas pequenas. A planta produz vagens das quais as sementes são colhidas. A planta de canola faz parte da família Brassica, assim como repolho, brócolis, couve de Bruxelas e mostarda. Como estas plantas, a canola é uma planta da família das crucíferas, que recebe esse nome por conta de suas pequenas flores amarelas em forma de cruz.

O óleo é obtido a partir das sementes moídas de plantas de canola. Essas sementes contêm cerca de 44% de óleo, mais da metade do contido na semente de soja. Esta grande porcentagem de óleo vem em um “pacote pequeno”, pois as sementes de canola são pequenas e semelhantes às sementes de Papoula, embora tenham uma cor marrom-escura. Uma vez moídas, os restos da semente, que são ricos em proteínas, são usados ​​como alimento para o gado.

Benefícios do óleo de canola:

1. Anti-reumático:

Os pacientes que sofrem de artrite ou reumatismo podem ser tratados estimulando o fluxo sanguíneo nas áreas afetadas. O acúmulo de ácido úrico (substância formada pelo organismo depois da digestão das proteínas) no corpo pode ser a causa da inflamação e retenção de líquidos nas áreas das articulações. óleo de canola estimula a circulação, regulando o fluxo de sangue em áreas que apresentam sintomas de reumatismo e artrite.

2. Anti-Inflamatório:

A artrite e o reumatismo são frequentemente o resultado da inflamação das articulações, mas as propriedades curativas do óleo de canola vão além dessas doenças. Pois o óleo pode ser usado para tratar tanto o sistema respiratório quanto o sistema digestivo, caso fiquem inflamados.

3. Previne espasmos:

Espasmos podem ser fatais, as contrações anormais no corpo podem ter efeitos posteriores graves. As Convulsões, por exemplo, são uma série de atividades espasmódicas no cérebro que podem resultar em danos permanentes nos nervos.

Os espasmos graves podem ser raros, mas podem acontecer com mulheres que sofrem de TPM e são comuns em pacientes com diarreia. Contudo as propriedades antiespasmódicas  (medicamentos usados para tratar os espasmos musculares) podem ser usadas no tratamento de contrações e para acalmar os nervos.

4. Adstringente:

O óleo de canola pode ser usado para reduzir o tamanho dos poros e aderência da gengiva aos dentes. Esta propriedade pode ajudar a fortalecer os dentes e prevenir a queda de cabelo. Também pode ajudar a melhorar a aparência da pele envelhecida e dar a ela um brilho jovem.

5. Propriedades de cicatrização: 

O óleo de canola é muito eficaz em limpar as cicatrizes e marcas da superfície da sua pele. Isso também ajuda a reduzir cicatrizes de acne ou marcas de queimaduras. Use este óleo, adicionando-o ao seu hidratante diário e você terá uma surpresa agradável.

6. Tranquilizante natural:

Este óleo possui propriedades calmantes excepcionais. Também é muito eficaz no tratamento da ansiedade e é usado por terapeutas também. Pessoas que sofrem de insônia podem se beneficiar dessa propriedade usando o óleo em seus difusores para a noite. Ele imediatamente relaxa o cérebro, os nervos e os músculos. Além disso, algumas gotas na sua banheira certamente ajudarão.

Pra que serve:

O óleo de canola serve para reduzir o risco de doença cardiovascular, além disso, ele pode reduzir o colesterol total no sangue, diminuindo os triglicerídios (reserva de energia do corpo humano) e o risco de entupimento das artérias, devido à formação de um trombo (coagulação de sangue no interior do vaso sanguíneo).

Além disso, suas gorduras saudáveis atuam como precursoras de substâncias anti-inflamatórias, melhoram a função cerebral, preservam a memória e não perdem seus efeitos, devido à ação antioxidante da vitamina E.

Este produto ainda não é amplamente utilizado hoje em dia, mas seus benefícios para a saúde são muitos e merecem ser disseminados, porque é um alimento rico em gorduras saudáveis, que serve para cozinhar todos os tipos de pratos sem interferir no seu sabor. Além disso, possui baixo custo em comparação com outros alimentos e óleos de nutrientes semelhantes.

Receita com óleo de canola:

Bolo de laranja com óleo de canola

INGREDIENTES:

  • 3 Xícaras de Farinha de Trigo;
  • 2 Xícaras de Açúcar;
  • 1 Colher de Café (Cheia) de Fermento em Pó;
  • 2 Laranjas Médias;
  • 3 Ovos;
  • 1 Xícara de óleo de canola;
  • 1/2 Colher de Manteiga e Farinha para Untar;
  • 1 Forma com Furo no Meio;
  • Calda;
  • 2 Laranjas Médias;
  • 1 Xícara de Açúcar;

MODO DE PREPARO:

  1. Em uma tigela misture a farinha e o açúcar e reserve;
  2. Bata no liquidificador por 2 minutos o óleo de canola, o suco das duas laranjas, os ovos e reserve.
  3. Despeje os ingredientes batidos no liquidificador na tigela com a farinha e o açúcar;
  4. Com uma batedeira, deixe batendo por 5 minutos;
  5. Após formar uma massa Homogênea, acrescente o Fermento em Pó e o envolva com uma colher de pau. (Obs: Deixe sempre o fermento por último e envolva sempre com uma colher);
  6. Leve ao forno pré-aquecido por 60 minutos ou até que espete um palito e esse esteja seco;
  7. Em uma panela acrescente o suco das duas Laranjas e o Açúcar;
  8. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até formar uma calda;
  9. Despeje em cima do bolo. (Se quiser acrescente raspas de Laranja por cima para decorar).

Contraindicações:

  • Intolerância Individual (alergias);
  • Transtorno Gastrointestinal;
  • Doença Renal;
  • Hepatite.
Sair da versão mobile