Dicas de Saúde

Óleo de bergamota ajuda a tratar infecções, alivia o estresse: veja os 10 benefícios

oleo de bergamota

O óleo de bergamota é rico em vitaminas e minerais essenciais à saúde, e é conhecido por melhorar o humor, ele também é usado para matar bactérias. Além disso, tratar cicatrizes e minimizar as marcas na pele. Também é usado para reduzir dores de cabeça e tensão muscular, bem como estimular os sucos digestivos e os hormônios.

Óleo de bergamota ajuda a tratar infecções, alivia o estresse: veja os 10 benefícios
óleo de bergamota

O que é óleo de bergamota

A bergamota é uma planta que produz um tipo de citrinos e seu nome científico é Citrus Bergamia. É definido como um híbrido entre uma laranja azeda e limão, ou uma mutação de limão.

O óleo é retirado da casca da fruta e usado para fazer remédio. Além disso, é derivado da compressão a frio, que é diferente da destilação a vapor de muitos outros óleos essenciais. O óleo é comumente usado no chá preto.

Embora suas raízes possam ser rastreadas até o sudeste da Ásia, a bergamota foi mais amplamente cultivada na parte sul da Itália. Além disso, foi nomeado após a cidade de Bergamo, na Lombardia, Itália, onde foi originalmente vendido. Além isso, esse óleo também é produzido na Costa do Marfim, Argentina, Turquia, Brasil e Marrocos.

Para que serve óleo de bergamota

Na medicina tradicional chinesa, a bergamota é usada para ajudar no fluxo de energia vital para que o sistema digestivo funcione adequadamente. Além disso, também é usado para aliviar a indigestão e gases.

O óleo essencial de bergamota é um dos principais constituintes para a fabricação de perfumes devido à sua capacidade de equilibrar a mistura de aromas e harmonizar todas as essências, potencializando a fragrância.

É também utilizado pela indústria farmacêutica, tanto para absorver os odores desagradáveis dos medicamentos como para as suas propriedades antissépticas e antibacterianas.

Benefícios do óleo de bergamota para saúde:

Há uma série de benefícios surpreendentes do uso de óleo essencial de bergamota como um remédio natural. Além disso, é antibacteriano, anti-infeccioso, anti-inflamatório e antiespasmódico. É edificante, melhora a digestão e mantém o sistema funcionando corretamente.

Alguns dos benefícios mais comuns do óleo essencial de bergamota incluem:

  • Libera dor emocional;
  • Funciona como um poderoso antidepressivo;
  • Alivia a dor articular e muscular;
  • Ajuda o sistema digestivo;
  • Acalma irritações da pele;
  • Funciona como um sedativo;
  • Limpa a pele oleosa;
  • Mata germes e bactérias;
  • Alivia o estresse;
  • Reduz a tosse.

1. Para depressão:

A depressão pode se manifestar com uma variedade de sintomas diferentes, incluindo fadiga, mau humor, baixo desejo sexual, falta de apetite, sentimentos de desamparo e desinteresse pelas atividades comuns.

Medicamentos antidepressivos têm efeitos colaterais graves, incluindo pensamentos suicidas, ganho de peso e alterações de personalidade.

A boa notícia é que existem remédios naturais para a depressão que são eficazes e chegam à causa da raiz do problema. Além disso, inclui componentes do óleo essencial de bergamota que são antidepressivos e estimulantes.

Eles criam uma sensação de alegria, frescor e energia, melhorando a circulação do seu sangue. Além disso, use o óleo esfregando 2-3 gotas em suas mãos e colocando em sua boca e nariz. Respire o óleo lentamente. Tente esfregar o óleo nos pés e no estômago também.

2. Estimular as secreções hormonais:

Ajuda no mantimento das taxas metabólicas adequadas, estimulando as secreções hormonais, os sucos digestivos, a bile e a insulina. Além disso, ajuda o sistema digestivo e permite a absorção adequada de nutrientes.

Estes sucos também assimilam a quebra do açúcar e podem baixar a pressão sanguínea. Isso também beneficia os problemas neurológicas e mentais. Além disso, respirar o óleo de bergamota estimula estes sucos – você pode usar um difusor de óleo, ou pode adicionar 2-3 gotas de óleo em suas têmporas ou abdômen.

3. Curar infecções:

Este óleo é usado em sabonetes da pele porque inibe o crescimento de germes, fungos e vírus. Além disso, ao aplicar o óleo em sua pele ou cabelo, reduz o risco de infecção e também proporciona brilho.

Também cura infecções dos intestinos, rins, cólon e trato urinário. Além disso, para aproveitar este incrível benefício, beba chá de bergamota ou esfregue o óleo na garganta, no abdômen e nos pés.

Usar um vaporizador de óleo também é uma ótima opção o cheiro sozinho pode ter um tremendo impacto.

4. Aliviar o estresse:

O óleo de bergamota é um relaxante – reduz a tensão nervosa e os sentimentos de estresse e ansiedade. Além disso, este poderoso óleo pode estimular hormônios, como a dopamina e a serotonina, que criam sensações de sedação e relaxamento.

Alivie o estresse e a ansiedade usando em um difusor ou queimador de óleo. O cheiro do óleo leva a uma sensação de conforto e contentamento.

5. Reduzir dor:

O óleo essencial de bergamota aumenta as secreções hormonais e diminui a sensibilidade dos nervos que criam dor. Além disso, por esta razão, é uma ótima maneira de reduzir os sintomas de entorses, dores musculares e dores de cabeça.

Em vez de confiar em analgésicos que têm efeitos colaterais desagradáveis, use este óleo natural e seguro para aliviar a dor e a tensão.

Pesquisas mostram que o óleo de bergamota pode ser usado em medicina complementar para minimizar a tensão no corpo. Além disso, para reduzir a dor, esfregue cinco gotas nos músculos doloridos ou onde sentir tensionado.

6. Tratar cicatrizes: 

O óleo essencial de bergamota é usado para minimizar a aparência de cicatrizes e outras marcas na pele, além de tonificar a pele. Além disso, estas cicatrizes podem ser o resultado de acne ou infecções de pele ou irritações.

Para eliminar as irritações da pele, coloque cinco gotas em uma bola de algodão ou esfregue na área infectada.

Você também pode adicionar 10 gotas de óleo de bergamota à sua água de banho quente – os benefícios de um banho vão muito além da sua pele. É ótimo para o seu humor, equilíbrio hormonal e tensão acumulada.

7. Para digestão: 

O óleo de bergamota não apenas estimula a produção de sucos digestivos, facilita a decomposição de alimentos no trato digestivo, como também estimula as contrações musculares nos intestinos – acelerando o processo digestivo ao movimentar os resíduos pelos intestinos.

Algumas pesquisas sugerem até que pode ser útil no combate à intoxicação alimentar devido às suas propriedades antibacterianas.

Esfregue cinco gotas em seu estômago para aliviar problemas digestivos ou regular seu apetite.

8. Como desodorante:

O óleo de bergamota previne o crescimento de germes que causam odor corporal. O cheiro refrescante e cítrico é usado como um desodorante natural e purificador de ar.

O cheiro forte elimina odores no corpo ou de qualquer ambiente em sua casa. Você pode adicionar duas a três gotas ao desodorante que usa todos os dias, ou até mesmo adicionar o óleo diretamente nas axilas.

Muitas empresas incluem o óleo de bergamota em seus perfumes e colônias. Tente fazer sua própria fragrância combinando com seus aromas favoritos. Algumas ótimas opções incluem óleos de limão, cedro e sândalo.

9. Reduzir a febre:

O óleo essencial de bergamota combate infecções causadas por bactérias nocivas. Também reduz a temperatura corporal, aliviando o estresse e estimulando as secreções hormonais.

A sensação de calor que acontece quando os níveis de hormônio são elevados provoca o suor, e isso ajuda na diminuição da febre.

10. Contra cáries:

O óleo de bergamota ajuda os dentes infectados. Ele remove os germes de seus dentes quando usado como enxaguante bucal e protege seus dentes do desenvolvimento de cavidades.

Isto é devido às suas propriedades de combate a germes, o que o torna extremamente útil no combate a cáries.

Esfregue 2–3 gotas nos dentes ou adicione em sua pasta de dentes.

Como usar óleo de bergamota:

Muitas colônias contêm fragrâncias sintéticas que podem ser tóxicas. Em vez disso, experimente esta receita de colônia de homem caseira! É fácil fazer e o óleo de bergamota proporciona benefícios à saúde, ao mesmo tempo em que adiciona um cheiro quente e masculino.

Colônia masculina caseira:

Tempo de preparo: 2 minutos

Número de porções: 30

Ingredientes:

  • 5 gotas de óleo essencial de cedro;
  • 3 gotas de óleo essencial de bergamota;
  • 2 gotas de óleo essencial de sândalo;
  • 300 mililitros de álcool 70% ou vodka;
  • Tubo ou frasco de spray de colônia de vidro.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes juntos e guarde em uma garrafa

Além disso, a adição de óleo essencial de bergamota à receita de Condicionador Caseiro é uma ótima maneira de hidratar o cabelo, especialmente se for naturalmente oleoso. O resultado é um cabelo macio, delicado e saudável. Além disso, remove germes do seu cabelo e couro cabeludo, fornecendo uma sensação de calma e serenidade.

Você também pode adicionar este óleo ao seu xampu, creme dental, lavagem facial, sabonete e loção corporal. Duas a cinco gotas de óleo beneficiam sua pele, dentes e cabelos.

Lembre-se que o este óleo é um ingrediente do chá. Caso queira aproveitar os incríveis benefícios deste poderoso óleo, beba chá diariamente com óleo de bergamotaa. Além disso, ele pode beneficiar sua digestão, secreções hormonais, humor e aparência.

Malefícios:

Óleo essencial de bergamota é seguro para a maioria das pessoas quando adicionado à comida ou aplicado topicamente em pequenas quantidades. Além disso, embora o óleo tenha sido usado extensivamente por muitos anos, houve apenas alguns relatos de reações fototóxicas ao óleo de aromaterapia de bergamota.

Pode tornar a pele sensível ao sol e mais vulnerável ao câncer de pele – pessoas que trabalham com bergamota podem desenvolver problemas de pele, incluindo bolhas, crostas, manchas de pigmentação, erupções cutâneas, sensibilidade ao sol e alterações cancerosas.

Como o óleo de bergamota pode aumentar sua sensibilidade à luz solar, aplicá-lo topicamente junto com medicação que aumenta a sensibilidade à luz solar pode aumentar as chances de queimaduras solares, bolhas ou erupções cutâneas em áreas da pele expostas à luz solar. Além disso, use protetor solar e roupas de proteção ao passar o tempo ao sol, especialmente se usar esses tipos de medicamentos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.