Dicas de Saúde

Óleo de argan ajuda a tratar rugas e o envelhecimento: veja os 6 benefícios

Por Alan Costa, em 20/03/2019 (atualizado em 22/12/2021)
o que é óleo de argan?

O óleo de argan é usado para eczema e cicatrizes. Também contém carotenoides e fenóis, antioxidantes para proteger contra os radicais livres nocivos. Além disso, óleo de argan também é conhecido como o “óleo do deserto”.

É um verdadeiro concentrado de nutrientes para a beleza da nossa pele e dos  cabelos de modo a ser utilizado como o principal ingrediente de muitas empresas de cosméticos para cremes, máscaras, tratamentos, soros e outros produtos para o cuidado do rosto, corpo e cabelo.

o que é óleo de argan?

Este óleo contém mais do que 80% de ácidos gordos insaturados 34% linoleico, 0,1% de ácido oleico e 46% linolénico, enquanto que entre o saturado, os componentes principais são o ácido palmítico e esteárico, com 13% e 5%, respectivamente.

Este óleo vegetal é rico em tocoferóis (entre os quais o mais abundante é o γ-tocoferol), flavonóides, carotenóides e xantofilas, esteróis e triterpenos.

Estes são ingredientes ativos que fornecem nutrientes aos tecidos e neutralizam a perda de elasticidade, prevenindo o aparecimento de rugas.

A vitamina E, contida nesse óleo, neutraliza a oxidação dos ácidos graxos, prevenindo o envelhecimento prematuro da pele.

O que é óleo de argan?

O óleo de argan é um produto orgânico extraído dos núcleos da árvore de argan, que é nativa do Marrocos e é conhecida como a Árvore da Vida.

No Marrocos, o único lugar onde a árvore de argan é encontrada naturalmente, as incríveis propriedades curativas do óleo são reverenciadas há séculos.

Nas regiões do sul do país, óleo puro de argan, trata desde vermelhidão, agindo como calmante da pele, até condições como o reumatismo.

Para a produção de óleo de argan é usando as sementes da planta. Se a zona de distribuição da planta argania (planta que dá origem ao óleo) é escassa, isso irá afetar qualquer um que tenha se tornado mais familiarizado com o produto.

Além disso, como a área de distribuição é estreita, ele continua sendo um produto raro, por isso seu custo é bastante alto.

Para Que Serve:

O óleo de argan tem varias propriedades terapêuticas e cosméticas que deriva naturalmente de sua composição.

A maioria dos seus efeitos deriva do fato de que é rico em vitamina A, vitamina E, vitamina F e ômega 6 e 9.

Além disso, óleo de argan tem propriedades tônica, calmante, hidratante, regeneradora, anti-inflamatório e antioxidante. O mesmo é usado na medicina para o tratamento de desordens imunes, diabetes, doença de Alzheimer, doenças do sistema cardiovascular, para aliviar dores musculares e articulares, bem como problemas do sistema musculoesquelético.

Devido às suas propriedades únicas, este produto lida bem com doenças dermatológicas, como eczema e pele ressecada.

Outra vantagem deste óleo é que ele tem um efeito curativo, então ele pode ser usado para tratar queimaduras, cicatrizes, abrasões e fricção.

Quais os benefícios do óleo de argan?

1. Ajuda a combater rugas e o envelhecimento:

O óleo de argan é rico em vitamina E e outros ingredientes ativos que o tornam um antioxidante perfeito, para ser usado sozinho ou em combinação com outras substâncias.

quais os benefícios do óleo de argan?

Use apenas uma gota desse óleo de manhã e outra à noite, para combater eficazmente as rugas e dificultar o processo de envelhecimento celular.

2. Ajuda a relaxar os músculos:

Se usado como óleo de massagem, talvez em combinação com um óleo essencial, como óleo de lavanda, o Argan também pode se tornar um excelente remédio natural para relaxar os músculos e relaxar todo o corpo.

3. Ajuda a combater as rugas:

Retarda a formação de rugas, devido ao seu elevado teor de antioxidantes, tais como tocoferóis, vitamina E e ácidos gordos e flavonoides, os quais desempenham uma ação sinérgica contra o envelhecimento da pele e contra a formação de radicais livres.

4. Hidratante noturno:

O óleo de argan é um excelente hidratante noturno, uma vez aplicado, é facilmente absorvido pela pele sem deixar resíduos oleosos.

Depois de limpar a pele com um detergente natural, este pode ser aplicado em movimentos circulares no rosto e pescoço.

Nos meses de inverno ou no verão, quando as temperaturas podem afetar negativamente a hidratação da pele, pode ser necessário aplicar uma dose maior desse óleo.

As vitaminas A e vitamina E são excelentes aliadas para a redução de rugas finas e para manter a hidratação da pele, mesmo em condições climáticas adversas.

5. Tônico para a pele:

Tonificar da melhor forma a pele é uma ação importante para quem quer cuidar da pele todos os dias.

Para manter um brilho constante durante todo o dia, é útil combinar 2 a 4 gotas de óleo de argan no seu limpador de pele. Alternativamente, um tônico de limpeza natural pode ser feito em casa.

6. Ajuda a remover células mortas:

O óleo pode ser usado como ingrediente para a criação de cremes esfoliantes naturais em casa.

A esfoliação regular ajuda a remover células mortas da pele e reduz a aparência de linhas finas.

Para deixar a sua pele mais bonita use uma combinação de açúcar mascavo e óleo de argan para uma solução esfoliante caseira, lembrando que os nutrientes desse óleo podem ser assimilados com mais facilidade.

Malefícios:

Nenhum efeito colateral encontrado em relação ao uso desse óleo.

Sair da versão mobile