Dicas de Saúde

9 principais motivos para eliminar refrigerantes da sua dieta

Por Alan Costa, em 13/06/2019 (atualizado em 06/12/2021)
quais os motivos para eliminar refrigerantes?

Você eliminar refrigerantes completamente de sua dieta é a melhor maneira de evitar problemas de saúde pois ingeri-los regularmente não é saudável. Além disso, com 7 motivos para eliminar refrigerantes, foque sua mente em bebidas saudáveis. Considerando que os refrigerantes de pequeno porte, como os de 354 ml, contém cerca de 10 colheres de sopa de açúcar refinado, aromatizantes, corantes artificiais.

Além de caramelo, cafeína, e conservantes que proporcionam cerca de 150 calorias, que aumentam significativamente o risco de obesidade, diabetes, doença cardíaca, infarto do miocárdio, câncer, anemia, osteoporose entre outras doenças.

Embora alguns sejam considerados zero calorias, mesmo consumindo uma grande quantidade não matar a sede. O Consumo excessivo de açúcar pelo consumo de refrigerante diariamente contribui para a formação de células cancerosas, sendo esta uma bebida gaseificada que gera retenção de líquidos e causar ganho de peso, fazendo com se sinta mais pesado e ansioso.

quais os motivos para eliminar refrigerantes?

Motivos para eliminar refrigerantes da sua dieta:

1. Aumenta o nível de açúcar no sangue:

Após 20 minutos de beber um refrigerante, o nível de açúcar no sangue aumenta rapidamente causando uma explosão de insulina, fazendo com que o fígado reaja transformando açúcar em gordura. 40 minutos depois a absorção da cafeína termina, as pupilas se dilatam, a pressão sobe e, como resposta, o fígado lança mais açúcar no sangue.

Após 45 minutos , o corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer no cérebro.

Após 60 minutos  a eliminação de cálcio pela urina aumenta, pois o ácido fosfórico presente no gás junta certos nutrientes e elimina para fora do corpo, nesse processo, perdemos magnésio e zinco.

2. Remove o esmalte dos dentes:

Devido ao alto teor de ácido presente no gás, foi relacionado que o consumo dessa bebida causa o desgaste no esmalte dos dentes, além disso, o refrigerante escuro pode manchar os dentes. Portanto, caso queira ter um bom conjunto de dentes brancos, não consuma refrigerantes.

3. Efeitos cancerígenos:

Os Conservantes, acidulantes e aditivos químicos, usados para manter a cor e a textura do refrigerante, podem ser muito prejudiciais ao seu sistema renal.

Estas substâncias tendem a se acumular entre os tecidos, causando o aparecimento de células cancerígenas e o desenvolvimento de tumores a longo prazo.

4. Doenças cardíacas:

Refrigerantes contêm xarope de milho, com elevado teor de frutose, um edulcorante que tem enfrentado recentemente muita crítica. Além disso, o xarope de milho tem sido associado a um maior risco de síndrome metabólica, ao risco de diabetes e doenças cardíacas.

5. Osteoporose:

O Refrigerante que contém ácido fosfórico, possui níveis elevados de fosfato, por isso tem sido associado a destruição do osso e uma maior probabilidade de desenvolver osteoporose. Quando o fosfato é excretado pela urina ele também remove o cálcio, um mineral essencial para a saúde dos ossos.

6. Retenção de líquidos:

A Carbonatação presente nos refrigerantes causa inflamação, e a retenção de líquidos pode levar ao ganho de peso.

7. Asma:

O Benzoato de sódio contido nos refrigerantes é um conservante, que aumenta a quantidade de sódio da dieta e reduz nossa capacidade de absorver potássio. Algumas reações ao benzoato incluem urticária recorrente, asma e eczema.

8. Aumenta o refluxo durante a digestão:

O Dióxido de carbono presente nestas bebidas aumenta a acidificação dos sucos gástricos e acelera a sua produção. Isto, por sua vez, acelera a digestão, mas também provoca o refluxo gastroesofágico, azia e problemas de absorção, que pode ser especialmente doloroso para pessoas que sofrem de gastrite e úlceras estomacais.

9. Afeta o sistema nervoso:

A Cafeína é um alcaloide que tem efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso autônomo e sobre o coração, pois estimula o estado de vigília e resistência à fadiga.

Por ser um vasodilatador poderoso, o consumo excessivo de cafeína causa dependência, dor de cabeça, arritmia cardíaca, insônia e ansiedade.

Sair da versão mobile