Frutas

Melancia faz bem para os rins, bexiga, gota, visão: veja os 11 benefícios

Por Alan Costa, em 18/03/2019 (atualizado em 22/12/2021)
quais os benefícios da melancia?

A melancia é incrivelmente hidratante e além de pouca gordura. Os benefícios incluem melhorar a saúde cardiovascular, dos olhos e sistema imunológico. Além disso, a melancia ajuda a eliminar as toxinas do corpo, é um excelente diurético, limpa os rins e o fígado.

Devido ao alto teor de vitaminas (C, B1, B2), caroteno, ácido fólico, ácido pantotênico e muitas outras substâncias benéficas, a melancia melhora o processo digestivo e tem um efeito benéfico sobre o sistema cardiovascular. Médicos recomendam melancias para pessoas propensas à formação de pedras nos rins e fígado, com gota e anemia.

A melancia também contém muita fibra, graças à qual remove o colesterol do corpo, que é o principal culpado da aterosclerose (doença vascular crônica). Para saber mais desses e outros benefícios continue lendo o artigo até o final.

quais os benefícios da melancia?

O que é a melancia?

A melancia é uma fruta refrescante, pobre em calorias e rica em água (92%). Muitas vezes é consumida por conta própria como um lanche doce, mas pode ser um ingrediente versátil em qualquer plano de refeição.

Originárias da África tropical, as melancias são cultivadas comercialmente nos EUA em áreas como o Texas, a Flórida, a Geórgia e a Califórnia, onde o clima é quente e propício a uma longa estação de crescimento.

Melancias têm uma casca grossa e variam de verde sólido a verde listrado ou manchado de branco. Elas podem ser de forma redonda ou oval e podem pesar até 30 quilos. A polpa da fruta é na maior parte vermelho-rosada, embora variedades de polpa dourada estão se tornando mais populares. As melancias têm sementes pretas pequenas e duras, porém há híbridos sem sementes disponíveis.

Para que serve?

As melancias são famosas por suas propriedades diuréticas na eliminação do edema, causado por anormalidades cardiovasculares e doenças renais. O suco de melancia é uma fonte de frutose, que, diferente do açúcar comum, é absorvida pelo organismo mais rapidamente.

A melancia é extremamente útil porque, na presença de sua fibra, o peristaltismo intestinal aumenta e o excesso de colesterol é excretado mais rapidamente. Segundo os nutricionistas, é permitido consumir 2,5 quilos de polpa de melancia durante o dia, mas isso deve ser feito de maneira uniforme – em pequenas porções.

A melancia é embalada com água e nutrientes, contém poucas caloria e é excepcionalmente refrescante. Além disso, é uma boa fonte alimentar de citrulina e licopeno, dois poderosos compostos vegetais.

A melancia pode ter vários benefícios para a saúde, incluindo pressão arterial mais baixa, melhor sensibilidade à insulina e redução da dor muscular.

Enquanto melancias são predominantemente consumidas frescas, elas também podem ser congeladas, transformadas em suco ou adicionadas a batidos.

Quais os benefícios da melancia?

1. Mantém o corpo hidratado:

Beber água é uma maneira importante de manter seu corpo hidratado. No entanto, comer alimentos que têm alto teor de água também pode ajudar. Curiosamente, a melancia é 92% composta de água. Além do mais, um alto teor de água é uma das razões pelas quais frutas e legumes ajudam você a se sentir saciado.

A combinação de água e fibra significa que você está ingerindo um bom volume de alimentos sem muitas calorias.

2. Contém carboidratos:

A melancia contém 12 gramas de carboidratos por xícara (152 gramas). Os carboidratos são principalmente açúcares simples, como glicose, frutose e sacarose.

A melancia também fornece uma pequena quantidade de fibra.

3. Fonte de vitaminas e minerais:

A melancia é uma boa fonte de vitamina C e uma fonte decente de várias outras vitaminas e minerais como Vitamina C, Potássio, Cobre, Vitamina B5 e Vitamina A.

4. Melhora a pressão arterial:

A hipertensão é um importante fator de risco para doença crônica e morte prematura. Melancia é uma boa fonte de citrulina, que é convertida em arginina em seu corpo. Ambos os aminoácidos ajudam na produção de óxido nítrico.

O óxido nítrico é uma molécula de gás que faz com que os minúsculos músculos ao redor dos vasos sanguíneos se relaxem e se dilatem. Isso leva a uma redução na pressão arterial.

5. Reduz a resistência à insulina:

A insulina é um hormônio vital em seu corpo e está envolvida no controle do açúcar no sangue.

A resistência à insulina é a condição em que as células se tornam resistentes aos efeitos da insulina. Isso pode levar a níveis elevados de açúcar no sangue e está ligado à síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

6. Dor muscular reduzida após o exercício: 

A dor muscular é um efeito colateral bem conhecido do exercício extenuante. Um estudo mostrou que o suco de melancia é eficaz na diminuição da dor muscular após o exercício.

Pesquisas sobre o suco de melancia (ou citrulina) e o desempenho no exercício dão resultados mistos. Um estudo não encontrou nenhum efeito enquanto outro observou um melhor desempenho em indivíduos que praticam exercícios intensos.

7. Alergia é algo que raramente acontece:

A alergia  é rara e geralmente associada à síndrome de alergia oral em indivíduos sensíveis ao pólen.

8. Previne o câncer e retarda o envelhecimento:

A variedade de melancia vermelha escura contém o pigmento licopeno, que pode ajudar a prevenir o câncer de próstata.

Este antioxidante ajuda a combater os maus efeitos dos radicais livres que circulam no corpo. Uma vez que reduzimos esses radicais livres, podemos, teoricamente, desacelerar o envelhecimento. O tomate é outra boa fonte de licopeno.

9. Ótima para a  visão:

Os teores de vitamina A e vitamina C são benéficas para a nossa visão. A melancia amarela é uma boa fonte de luteína, importante para prevenir a degeneração macular relacionada à idade. Então, lembre-se, melancia vermelha para prevenir o câncer e amarela para visão.

10. Boa Para os rins, bexiga e gota:

Assim como a água de coco, as melancias são eficazes para limpar os rins e a bexiga. Se você tem infecção do trato urinário ou pedras nos rins, beber muito suco de melancia (e água destilada também) pode ajudá-lo com sua condição.

Além disso, a melancia não contém ácido úrico e pode ajudar as pessoas com gota, reduzindo a quantidade de ácido úrico no corpo.

11. Evita a insolação e a exaustão pelo calor:

A melancia há muito tempo fornece uma fonte segura de fluido para muitas regiões desérticas do mundo. O efeito de resfriamento da melancia vem de seu componente citrulina, que é convertido em arginina no organismo. A arginina pode ajudar a remover o excesso de amônia do corpo. Na África do Sul, a casca da melancia é colocada na testa e nas têmporas para refrescar a dor de cabeça.

Smoothie de melancia:

INGREDIENTES:

  • 2 xícaras de melancia picada;
  • 1/2 xícara de iogurte;
  • 1 xícara de gelo.

MODO DE PREPARO:

  1. No liquidificador, coloque os ingredientes e misture até ficar homogêneo.

Malefícios:

Uma das propriedades da melancia, assim como outras culturas de melão, é a capacidade de acumular substâncias químicas usadas para fertilizar o solo, por isso é melhor comprar melancias daqueles que cultivam em pequenas quantidades sem usar “química” e de vendedores confiáveis.

Para entender se há nitrato na melancia, basta cortá-la e inspecionar a polpa: se tem selos ou fios de cor amarela, pode causar diarreia, vômito, dor abdominal e náusea. Tal melancia é especialmente perigosa para mulheres grávidas, crianças e aqueles que sofrem de nefrite, pielonefrite e nefrose.

Devido ao fato de que a fruta contém uma grande quantidade de celulose, que leva um longo tempo para digerir, podendo fermentar, é contraindicado o consumo de melancia e de seu suco para pacientes com febre tifoide.

Sair da versão mobile