Doenças e Distúrbios

Inchaço abdominal: o que é, principais causas, como evitar e tratamentos

inchaco abdominal

O inchaço abdominal é sentido pelos pacientes como uma sensação de aperto ou distensão no abdômen o abdômen é realmente aumentado em tamanho, embora ambas as características possam estar presentes. O inchaço abdominal é bastante comum e na maioria dos casos não será causado por nada sério.

Inchaço abdominal: o que é, principais causas, como evitar e tratamentos
Inchaço abdominal

O que é inchaço abdominal?

inchaço abdominal refere-se a uma sensação de plenitude ou sensação de aumento abdominal. Muitas vezes, é devido a perturbações na função normal do trato gastrointestinal, que causa um aumento no gás intestinal.

O gás no intestino é uma mistura de numerosos componentes diferentes que podem ser aumentados pela ingestão excessiva de ar, produção excessiva ou absorção prejudicada devido à obstrução. Excesso de gás provoca inchaço abdominal, bem como outros sintomas de gases, como flatulência ou arrotos.

Causas:

Pode ser uma característica de vários distúrbios, a maioria dos quais não são graves e resultam de alterações na função gastrointestinal.

1.  Uso de produtos que provocam a formação de gases:

Se alimentar com uma grande quantidade de amido, carboidratos, fibra aumenta a formação de gás. Se você come muito pão de centeio, batatas, repolho, ervilhas e outras leguminosas, o risco de flatulência aumenta significativamente.

Além disso, ele ocorre devido à ingestão de bebidas carbonatadas, passas, frutas e bagas, pois essas são mais propensas a processos de fermentação.

2. Má absorção: 

Existem vários distúrbios onde o corpo não pode quebrar e absorver certos componentes dos alimentos. A intolerância à lactose, doença celíaca e outras intolerâncias alimentares são exemplos de distúrbios que causam o inchaço abdominal por esses mecanismos.

Nestes casos, os produtos alimentares remanescentes podem produzir gás extra, devido a certas reações químicas, ou devido às boas bactérias no intestino que ‘trabalham’duro para quebrar esses alimentos.

3. Síndrome do estômago irritável:

A doença é caracterizada por motilidade intestinal prejudicada. Por causa disso, movimentos no estômago tornam-se inconsistentes, o que leva à formação de gases. Dor severa, diarreia ou constipação ocorrem junto com inchaço abdominal. Além disso, violações em alguns casos podem ser assintomáticas.

4. Ar: 

Se você engolir grandes quantidades de ar, seu intestino terá dificuldade em absorvê-lo ou retirá-lo do corpo com rapidez suficiente. Isso significa que mais permanecerão dentro do lúmen intestinal e causará a sensação de inchaço abdominal. Ansiedade ou nervosismo, comer depressa, engolir alimentos ou bebidas com boca aberta, mascar chiclete podem fazer com que você ingira quantidades maiores de ar.

5. Obstrução intestinal:    

Nos departamentos do sistema digestivo, surgem espículas, tumores, estenoses e outras obstruções que impedem o avanço dos alimentos. Muitas vezes há estagnações, durante as quais a fermentação começa e gases são formados. Um bloqueio em algum ponto do intestino prejudicará o trânsito mecânico dos alimentos e pode levar ao inchaço abdominal.

Como evitar: 

  • Evite bebidas carbonatadas.
  • Evite chiclete, pois isso predispõe a engolir ar.
  • Evite alimentos que sejam difíceis de digerir ou que causem quantidades maiores de gases (por exemplo, couve de bruxelas, repolho, feijão e lentilhas).
  • Tenha cuidado com suas fontes de fibra. Pacientes com inchaço abdominal geralmente precisam de quantidades maiores de fibras para aliviar seus sintomas, no entanto, alguns tipos de fibras, como psyllium, podem exacerbar o inchaço abdominal.
  • Coma pequenas refeições frequentes em um ritmo razoável.
  • A ingestão de chá de erva-doce pode ajudar contra esses sintomas.

Alimentos que causam inchaço abdominal:

  • Legumes: feijão, ervilha e lentilha.
  • Leite e produtos lácteos.
  • Massas: pão, bagels, pizza, etc.
  • Vegetais: repolho, cebola, aipo, rabanete.
  • Cereais: milho, farelo, gérmen de trigo.
Inchaço abdominal: o que é, principais causas, como evitar e tratamentos
alimentos que causam inchaco abdominal

Tratamentos:

O tratamento depende da causa do mesmo. Se surgiu a partir de uma modificação na dieta, o consumo da comida excepcional para o organismo, neste caso será uma dieta.

É necessário limitar o consumo de alimentos formadores de gás tais como: água com gás, legumes, laticínios e doces. Além disso, desista de maus hábitos como fumar, falar enquanto se come, mascar chiclete e assim por diante.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.