Dicas de Saúde

Imunoterapia contra o câncer: o que é, quais os tipos e malefícios

imunoterapia

Imunoterapia contra o câncer é um tipo de tratamento contra o câncer que ajuda o sistema imunológico a combater o câncer. O sistema imunológico ajuda seu corpo a combater infecções e outras doenças. É constituído por glóbulos brancos e órgãos e tecidos do sistema linfático. A imunoterapia é um tipo de terapia biológica.

Qualquer nova substância que o sistema imunológico não reconheça gera um alarme, fazendo com que o sistema imunológico a ataque. A resposta imune pode destruir qualquer coisa que contenha a substância estranha, como germes ou células cancerígenas.

Imunoterapia contra o câncer: o que é, quais os tipos e malefícios
Imunoterapia

O sistema imunológico tem um tempo mais difícil visando as células cancerígenas, no entanto. Isso ocorre porque o câncer começa quando as células se alteram e começam a crescer fora de controle. O sistema imunológico nem sempre reconhece as células cancerígenas como estranhas.

O que é a imunoterapia contra o câncer?

A imunoterapia contra o câncer vem em uma variedade de formas, incluindo anticorpos direcionados, vacinas contra o câncer, transferência celular adotiva, vírus que infectam tumores, inibidores de pontos de controles, citocinas e adjuvantes.

A imunoterapia contra o câncer é um tratamento que usa o sistema imunológico do seu corpo para ajudar a prevenir, direcionar, controlar e eliminar o câncer. Elas são uma forma de bioterapia, porque elas usam materiais de organismos vivos para combater doenças.

Alguns tratamentos usam engenharia genética para melhorar as capacidades de combate ao câncer das células imunes e podem ser referidos como terapias gênicas.

Muitos tratamentos de imunoterapia contra o câncer podem prevenir, administrar ou tratar diferentes tipos de câncer e também podem ser usados ​​em combinação com cirurgia, quimioterapia, radiação ou terapias direcionadas para melhorar sua eficácia.

Tipos de imunoterapias de câncer:

  • Os anticorpos monoclonais podem ser muito úteis no tratamento de imunoterapia contra o câncer, porque podem ser projetados para atacar uma parte muito específica de uma célula cancerosa.
  • Os inibidores dos pontos de controle imunológico são medicamentos que ajudam o sistema imunológico a reconhecer as células cancerígenas.
  • As vacinas são substâncias colocadas no corpo para iniciar uma resposta imune contra certas doenças. Algumas vacinas podem ajudar a prevenir ou tratar o câncer.
  • As imunoterapia contra o câncer, não específicas, impulsionam o sistema imunológico de maneira geral, mas isso ainda pode ajudar o sistema imunológico a atacar as células cancerígenas.
  • As citocinas são substâncias que transmitem informações entre as células do sistema imunológico.
  • Interferências gama são componentes que destroem diretamente as células malignas.
  • As interleucinas são substâncias que carregam informações sobre a presença de células malignas.
  • LT-helpers são células do sistema imunológico que podem ser usadas para terapia celular de tumores malignos .
  • Células dendríticas são células derivadas de células progenitoras do sangue. Quando em contato com células cancerígenas, as células dendríticas adquirem a capacidade de destruir formações tumorais.
Imunoterapia contra o câncer: o que é, quais os tipos e malefícios
imunoterapia contra o câncer

Qual é a eficácia da imunoterapia contra o câncer?

As imunoterapia contra o câncer foram aprovadas nos Estados Unidos e em outros lugares para tratar uma variedade de cânceres e são prescritas para pacientes por oncologistas. Essas aprovações são o resultado de anos de pesquisa e testes projetados para demonstrar a eficácia desses tratamentos.

Elas também estão disponíveis em ensaios clínicos, que são cuidadosamente controlados e monitorados em estudos envolvendo pacientes voluntários. A imunoterapia ainda não funciona para todos, e certos tipos estão associados a efeitos colaterais graves, porém controláveis.

Os cientistas estão desenvolvendo maneiras de determinar quais pacientes são propensos a responder ao tratamento e quais não são. Esta pesquisa está levando a novas estratégias para expandir o número de pacientes que podem potencialmente se beneficiar do tratamento.

Embora ainda não tenhamos dominado todas as capacidades de combate ao câncer do sistema imunológico, a imunoterapia contra o câncer já está ajudando a estender e salvar a vida de muitos pacientes com câncer. Ela tem o potencial de se tornar mais direcionada, mais eficaz, mais precisa e mais personalizada do que os tratamentos atuais contra o câncer e potencialmente com menos efeitos colaterais.

A imunoterapia pode:

  • Educar o sistema imunológico para reconhecer e atacar células cancerígenas específicas.
  • Impulsionar as células do sistema imunológico para ajudá-las a eliminar o câncer.
  • Fornecer ao corpo componentes adicionais para melhorar a resposta imunológica.
Imunoterapia contra o câncer: o que é, quais os tipos e malefícios
efeito colateral da imunoterapia contra câncer

Malefícios da imunoterapia contra o câncer:

Ao “balançar” o sistema imunológico, a imunoterapia contra o câncer pode causar sérios danos a tecidos e órgãos saudáveis. Os pesquisadores estão trabalhando em maneiras de reduzir seu potencial de toxicidade, mas ainda há muito trabalho pela frente. Hoje existem dois tipos de riscos associados á:

  • Quase todos os pacientes após o tratamento apresentam sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre, dor de cabeça e dores musculares;
  • Alguns acabam na unidade de terapia intensiva;
  • O tratamento pode causar edema cerebral e morte;

Tratamentos padrão de câncer também têm efeitos colaterais perigosos. Por exemplo, a quimioterapia e a radioterapia para o tratamento da leucemia em crianças podem causar cânceres secundários, infertilidade e danos ao coração, mas os médicos muitas vezes precisam correr riscos para salvar vidas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.