Frutas

Guaraná auxilia na perda de peso, é bom para pele, digestão: veja os 8 benefícios

Por Alan Costa, em 16/05/2019 (atualizado em 22/12/2021)
guarana

O guaraná é uma planta da América do Sul que vem da floresta amazônica, ele tem sido usado há séculos por membros da tribo Guarani como um tipo de chá.

Hoje em dia, este maravilhoso fruto é usado em bebidas energéticas como Monster e Red Bull como um poderoso estimulante. Além de atuar como estimulante, o guaraná tem muitas outras propriedades fantásticas. Para saber mais desses e outros benefícios continue lendo o artigo até o final.

guaraná

O que é o guaraná?

Nativo da Amazônia, o guaraná é uma planta trepadeira brasileira valorizada por seus frutos e suas sementes. Um membro da família do bordo, ele pertence ao Sapindaceae (é uma família de Angiospermas, plantas com flor – subclasse Magnoliidae) e é cientificamente denominado como Paullinia cupana.

Embora a planta seja comumente encontrada no Brasil, as sementes são largamente produzidas em partes do Paraguai também. O fruto é assemelha-se ao olho humano em sua forma, e tem uma atraente casca vermelha envolvendo a semente negra coberta por um arilo branco.

Para que serve o guaraná? 

O guaraná é utilizado para perda de peso, para melhorar o desempenho atlético, como estimulante e para reduzir a fadiga mental e física. É uma adição frequente a produtos de perda de peso.

Algumas pessoas também usam para tratar a pressão arterial baixa e a síndrome da fadiga crônica (SFC) e para prevenir a malária e a disenteria. Também é usado para aumentar o desejo sexual, aumentar o fluxo de urina e como adstringente.

Benefícios do guaraná para saúde:

1. Perda de peso:

O papel crítico desempenhado pela cafeína na jornada de perda de peso é mundialmente conhecido. Além disso, o guaraná tem a dupla propriedade de não apenas ajudar no processo de perda de peso, mas também ajudar a manter o peso.

2. Melhora a saúde mental:  

As sementes de guaraná possuem a capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo e a circulação, melhorando e promovendo a saúde mental. Portanto, um sistema eficiente de circulação sanguínea ajuda a eliminar a fadiga, a enxaqueca e as dores de cabeça.

3. Melhora a aparência da pele:     

As propriedades antioxidantes e antimicrobianas das sementes de guaraná as tornam o ingrediente favorito da indústria cosmética. Além disso, comumente você pode encontrar esse produtos em loções, cremes, sabonetes e produtos capilares antienvelhecimento.

4. Melhora a digestão:     

A natureza desintoxicante do guaraná ajuda a melhorar o seu sistema digestivo. A presença de taninos (antioxidantes à base de plantas) têm a capacidade de ligar e contrair os tecidos e ajuda a aliviar a diarreia crônica.

De certa forma, ele tem a dupla propriedade de um laxante e adstringente. Além disso, a cafeína e os taninos trabalham separadamente para melhorar sua digestão. Ou seja, a cafeína funciona no alívio da gripe através da estimulação do cólon e do intestino.

5. Promove a saúde do coração: 

Os antioxidantes presentes nas sementes de guaraná desempenham um papel importante na saúde do seu coração, melhorando o fluxo sanguíneo e removendo os coágulos sanguíneos.

Além disso, vários estudos mostraram o impacto que tem na diminuição dos níveis de oxidação do colesterol LDL (“ruim”) que causa o desenvolvimento de placas nas artérias. Basicamente, ele protege contra as cardiopatias (todas as doenças que acometem o coração).

6. Fornece muita energia: 

A ampla quantidade de cafeína no guaraná atua como uma fonte natural de energia. O papel da cafeína como impulsionador da energia é obviamente reconhecido.

No entanto, considerado um estimulante natural, ele evita a fadiga e fornece energia ao cérebro, bloqueando o impacto da adenosina (antiarrítmico cardíaco).

Também é conhecido como ”combustível de foguete da natureza”, pois os flavonoides e alcaloides presentes no guaraná estimulam o sistema nervoso central e o miocárdio; aumentando assim o seu estado de alerta e reduzindo a fadiga.

7. Antibacteriano:

As sementes de guaraná são englobadas de componentes que possuem propriedades antibacterianas.

Estudos têm revelado a capacidade das sementes para diminuir o crescimento de bactérias nocivas como Streptococcus mutans (principal agente etiológico da cárie dentária.).

8. Analgésico natural:

A cafeína nas sementes de guaraná age como um analgésico. Isto é, estimulando a circulação do sangue, além de ajudar a reduzir qualquer tipo de dor física. Além disso, esse composto é usado principalmente para obter alívio de enxaquecas constantes, dores de cabeça e dores menstruais.

benefícios do guarana

Contraindicações:

O uso em excesso desse produto pode causar ansiedade, nervosismo, dificuldade em adormecer, palpitações e aumento da pressão arterial. Além disso, a frequência urinária e a desidratação também podem ser experimentadas.

Qualquer pessoa alérgica ou com os efeitos adversos anteriores, associados à cafeína, deve evitar o guaraná, devido o seu alto teor de cafeína. Além disso, as mulheres grávidas devem evitar tomar esse produto em altas doses.

Sair da versão mobile