Doenças e Distúrbios

Glaucoma: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamento

Por Alan Costa, em 31/05/2019 (atualizado em 08/12/2021)
glaucoma sintomas e tratamento

glaucoma se refere a várias doenças que danificam o nervo óptico. Considerando que o glaucoma refere-se a grupo de doenças oculares que danificam o nervo óptico, pode causar sérios problemas de visão, incluindo cegueira, podendo ser detectado precocemente.

glaucoma sintomas

O Nervo óptico é o cordão entre o cérebro e o olho, composto de mais de um milhão de minúsculas fibras nervosas. Sem o cérebro, seu olho é praticamente inútil, pois o cérebro reconfigura tudo o que você vê, fazendo sentido fora do mundo visual. Quando o cordão é danificado a visão é diminuída.

Causas?

Embora existam várias doenças que podem causar glaucoma, elas decorrem principalmente da falta de drenagem de fluido do olho. Seus olhos estão constantemente fazendo um fluido chamado humor aquoso, este fluido traz nutrição para o olho e o mantém inflado a uma pressão constante.

Devido a constante produção de humor aquoso, o fluido velho tem que ser drenado constantemente também. O cano do olho é conhecido como o ângulo de drenagem, e caso o olho não estiver sendo drenando corretamente, a pressão dentro do olho aumenta, danificando o nervo óptico, matando algumas das minúsculas fibras nervosas e deixando você com pontos cegos.

Sintomas:

O Glaucoma geralmente não apresenta sintomas precoces, sendo chamado de ” ladrão silencioso da visão”. Embora a maioria dos casos de glaucoma comece sem sintomas, os sinais da doença podem se desenvolver com o tempo, a perda de visão do glaucoma começa nas bordas da sua visão, pode ser como olhar para um túnel.

Eventualmente, sua visão central também diminui, levando à cegueira se não for tratada, o teste regular é crucial, a detecção precoce é a chave para preservar sua visão.

Sair da versão mobile