Plantas Medicinais

Ginseng reduz inflamações, fortalece a imunidade: veja os 6 benefícios

Por Alan Costa, em 29/05/2019 (atualizado em 21/12/2021)
ginseng

O ginseng geralmente é cultivado em áreas montanhosas úmidas e sombreadas na Coréia, Rússia e China e possui diversos benefícios para saúde. Além disso, a raiz é capaz de normalizar a pressão arterial, reduz o açúcar no sangue, melhora a função do sistema endócrino e melhora a circulação sanguínea.

É usado para prevenir abuso e dependência de psicoestimulantes (estimulantes para aperfeiçoamento cognitivo) e opióides (drogas que atuam no sistema nervoso para aliviar a dor). Para saber mais desses e outros benefícios continue lendo o artigo até o final.

ginseng

O que é ginseng?

Ginseng é uma planta herbácea perene, com até dois metros de altura, e externamente é muito bonita: cachos vermelhos e folhas verdes. Além disso, a raiz da planta é considerada especial devido às suas propriedades curativas para pele.

É bastante longa e lembra a forma de um corpo humano. Algumas lendas asiáticas afirmam que essa raiz tem poder mágico e apenas uma pessoa de sorte rara pode encontrá-la. Além disso, quanto mais a raiz se assemelha ao corpo humano, mais precioso é.

A pesquisa variou, e alguns especialistas ainda não estão convencidos de que há dados suficientes para rotular as suas capacidades medicinais. Além disso, há séculos as pessoas acreditam em seus compostos e resultados benéficos.

Tipos comuns: 

Americano:

O Americano (Panax Quinquefolius) é comumente usado na medicina tradicional chinesa e é usado para relaxar e combater a fadiga. Além disso, também é pensado para regular os hormônios, aliviar o estresse e estimular o sistema imunológico.

Asiático:

O Asiático, também chamado vermelho ou coreano, é por vezes considerado o oposto do ginseng americano. Além disso, acredita-se que ele estimule o sistema nervoso e aumente o desempenho cognitivo, mostrando-se promissor no tratamento de doenças neurodegenerativas, câncer e derrames.

Siberiano:

O siberiano (Eleutherococcus Senticosus) pode ajudar com a fadiga e estimular o sistema imunológico, bem como o asiático. No entanto, o siberiano não é um verdadeiro ginseng.

Benefícios do ginseng para saúde:

1. Melhora na função Cognitiva:

A raiz pode ajudar a melhorar funções cerebrais como memória, comportamento e humor. Alguns estudos em tubo de ensaio e em animais mostram que os componentes do ginseng, como os ginsenosídeos e o composto K, podem proteger o cérebro contra os danos causados ​​pelos radicais livres.

2. Sistema imunológico:

Alguns estudos que exploram seus efeitos sobre o sistema imunológico têm se concentrado em pacientes com câncer submetidos a cirurgia ou tratamento quimioterápico.

Um estudo acompanhou 39 pessoas que estavam se recuperando de uma cirurgia por câncer de estômago, tratando-as diariamente por dois anos. Além disso, curiosamente, essas pessoas tiveram melhorias significativas nas funções imunológicas e uma menor recorrência dos sintomas.

3. Efeito anti-Inflamatório:

O ginseng é frequentemente usado para reduzir a inflamação. Além disso, os pesquisadores sugerem que os Ginsenosídeos podem ser responsáveis ​​por direcionar vias no sistema imunológico que poderiam reduzir a inflamação.

4. Diminui o estresse:

Durante séculos, os chineses usaram o ginseng por suas propriedades curativas, e este é um dos mais comuns. Além disso, de fato, as propriedades adaptogênicas (plantas que possuem a propriedade de ajudar o indivíduo a enfrentar situações de estresse) são bem conhecidas.

É um forte anti-stress, reduz os níveis de hormônios estimulados em momentos de fadiga física e mental e geralmente aumenta os níveis de energia do corpo, agindo como um potente tônico.

5. Aumento da vitalidade do organismo:

Uma das propriedades mais interessantes do ginseng para aqueles que sempre têm mil compromissos é a sua capacidade de neutralizar a fadiga e aumentar a vitalidade do organismo. Por esse motivo, é excelente para quem pratica esporte.

6. Estimula a atividade sexual:

Ele é tem sido usado há muito tempo para aumentar naturalmente a libido e melhorar o desempenho sexual em homens e mulheres. Além disso, na medicina tradicional chinesa, é considerado um poderoso afrodisíaco e também é usado para restaurar a função sexual, como nos casos de disfunção erétil, onde parece ser eficaz em 60% dos usuários.

Para que serve ginseng:

Dado que a planta tem sido usada pelo homem em várias formas, o estudo de suas propriedades começou há relativamente pouco tempo. Além disso, é revelado que a principal ação do ginseng é estimular o corpo, aumentar o tom e a imunidade.

É rico em pectinas, amido, sacarose, que lhe dão valor nutricional. Além disso, a planta contém alcaloides, ácidos graxos, óleos e vários elementos micro e macro. Além disso, todos eles são elos da cadeia energética e enzimática. A forma em que eles estão na planta é a mais acessível para assimilação.

A raiz é uma planta muito rara que é cercada por muitas lendas. Além disso, nos lugares onde cresce, é chamada de “raiz da vida” e eles acreditam que ela tem um efeito mágico e pode dar força, vigor ao velho e até mesmo devolvê-lo à juventude.

Acredita-se que pode curar qualquer doença e até mudar as circunstâncias da vida. As pessoas também relacionam a feitiçaria mágica, porque a raiz da planta se assemelha a uma figura humana.

Receita com ginseng:

Chá de ginseng:

INGREDIENTES:

  • 8 fatias de raiz de ginseng;
  • Mel (a gosto);
  • 5 xícaras de água.

MODO DE PREPARO:

  1. Descasque a raiz e faça 7 ou 8 fatias finas;
  2. Jogue uma quantidade generosa de mel e ginseng na panela e deixe descansar por 15 minutos;
  3. Jogue água quente sobre a raiz e o mel e deixe em infusão por 5 a 10 minutos;
  4. Coe e aprecie.

Contraindicações:

A raiz é contraindicado em várias formas durante a gravidez, bem como na presença de excitabilidade aumentada, exacerbação de várias doenças crônicas e contagiosas e intolerância pessoal.

Entre os efeitos colaterais podem ser identificados náuseas, vômitos e dores de cabeça. Esses efeitos podem ser extremamente raros, mas se ocorrerem, é necessário parar imediatamente de tomar o medicamento e consultar um médico.

Sair da versão mobile