Dicas de Saúde

Fruta jujuba faz bem para insônia, digestão, imunidade: veja os 7 benefícios

Por Alan Costa, em 17/08/2018 (atualizado em 23/12/2021)
beneficios da fruta jujuba

Os benefícios da fruta jujuba são muitos e todos devem ficar atentos, pois, essas frutas saborosas, e com sabor artificial de “frutas” são tudo saudáveis. Então, por que esses doces não naturais têm o mesmo nome de uma fruta exótica natural carregada de benefícios para saúde?

benefícios da fruta jujuba

Bem, de acordo com o historiador de alimentos Charles Perry, os doces originalmente continham suco de fruta jujuba, e na virada do século, era comum usar os doces para problemas no peito. Eles eram especialmente populares nos cinemas quando os espectadores não queriam que suas tosses perturbassem os espectadores.

Hoje, infelizmente não contêm fruta jujuba, mas a boa notícia é que a fruta da jujuba, comumente chamada de Tâmaras vermelhas, pode ser consumida fresca, crua ou infundida em chá para colher suas antigas (4.000 anos!) propriedades.

Valores nutricionais:

A árvore da fruta jujuba é uma espécie de Ziziphus na família do buckthorn (Rhamnaceae). A jujuba é uma drupa ou fruta de caroço. Além disso, as jujubas também são comumente chamados de Tâmaras vermelhas, Tâmaras chinesas, coreanas ou indianas.

Tem um perfil nutricional bastante impressionante, com muitas vitaminas e minerais, especialmente Vitamina C. 100 gramas (pouco menos de meia xícara) de fruta fresca e crua da jujuba contém aproximadamente:

  • 76 calorias.
  • 20,2 gramas de Carboidratos.
  • 1,2 gramas de Proteína.
  • 0,2 gramas de gordura.
  • 69 miligramas de Vitamina C (115% do VD).
  • 250 miligramas de Potássio (7% do VD).
  • 0,9 miligramas de Niacina (4% do VD).
  • 0,1 miligramas de Vitamina B6 (4% do VD).
  • 0,1 miligramas de Manganês (4% do VD).
  • 0,5 miligramas de Ferro (3% do VD).

Benefícios da fruta jujuba para saúde e beleza:

1. Atua na prevenção do câncer:

A água extraída das fruta jujuba demonstrou seu potencial na inibição de células cancerígenas. Um estudo no Irã testou o extrato aquoso de jujuba seca para possíveis efeitos anticancerígenos e indução de apoptose (morte celular automática) de linhagens de células tumorais humanas.

Usando a análise de fragmentação de DNA, os pesquisadores mostraram que o extrato da fruta jujuba suprimiu as linhagens de células tumorais humanas, especialmente uma linha de Leucemia. No geral, este estudo científico mostrou a impressionante capacidade da jujuba de matar as células tumorais, tornando a fruta jujuba um potencial alimento para combater o câncer.

2. Ajuda no tratamento de insônia:

E suas sementes são comumente usados na medicina chinesa para tratar problemas comuns do sono, como insônia. As sementes da fruta jujuba e a própria jujuba contêm compostos conhecidos como Flavonoides, saponinas e polissacarídeos. Estudos mostraram que o alto teor de saponina da fruta jujuba lhe dá a capacidade de agir como um sedativo natural e ter um efeito calmante sobre todo o sistema nervoso.

Um estudo da China descobriu que a saponina presente em jujubas demonstrou uma função sedativa e hipnótica eficaz, que pode ser usada para auxiliar no sono. Uma xícara de chá de jujuba antes de dormir pode ser o ingresso para uma boa noite de sono e ajudar no tratamento da insônia sem remédios.

3. Melhora a digestão:

A fruta jujuba tem sido tradicionalmente usada como purê, pasta, chá ou sopa para melhorar a digestão. Um estudo mostrou que um consumo adequado (definido como 40 miligramas por dia) de jujuba diariamente pode melhorar o ambiente gastrointestinal geral e reduzir a exposição da mucosa intestinal a amônia tóxica e outros compostos nocivos.

4. Alivia a constipação crônica:

Um benefício gastrointestinal específico da jujuba é o alívio do problema de saúde comum e muito indesejado da Constipação crônica, funcionando como um remédio natural para a constipação. Um estudo investigou a segurança e eficácia de um extrato de jujuba em pessoas com tempo de trânsito prolongado, o que é indicativo de constipação.

Os participantes receberam líquido jujuba ou placebo durante 12 semanas. Para o grupo tratado com jujuba, os sintomas normalizaram em 84% dos indivíduos, mas somente 12% do grupo placebo mostrou melhorias. O estudo concluiu que o extrato de jujuba é um tratamento eficaz e seguro para a Constipação crônica.

5. Fruto edificante e calmante:

A fruta jujuba é conhecida por ter um efeito calmante na mente e no corpo. É exatamente por isso que têm sido tradicionalmente usados como antidepressivos naturais, alimentos medicinais antiansiedade e antiestresse. As sementes da jujuba foram especificamente implicadas na redução da Ansiedade em animais.

Os resultados de um estudo publicado sugerem que o extrato de semente de jujuba tem efeitos anti-ansiedade em doses menores e efeitos sedativos quando usado em doses mais altas.

Infelizmente, atualmente não há estudos em humanos sobre os efeitos sedativos ou redutores de Ansiedade da fruta jujuba, mas uma pesquisa em animais tem sido encorajadora até o momento para o potencial da jujuba como um alívio natural do Estresse.

6. Rico em vitamina C:

Como um alimento altamente antioxidante e Vitamina C, o consumo da fruta jujuba é uma excelente maneira de aumentar o consumo de nutrientes essenciais. Antioxidantes são nutrientes que bloqueiam os danos causados pelos radicais livres. Níveis excessivos de radicais livres no organismo estão ligados a um processo acelerado de envelhecimento, bem como a preocupações com a saúde mais graves, como câncer e doenças cardíacas.

Como nossos corpos não podem produzir Vitamina C sozinhos, é essencial conseguimos a quantidade suficiente de Vitamina C em nossas dietas. Ter pouco menos de meia xícara de fruta jujuba fresca atende mais de 100% de sua necessidade diária de Vitamina C.

Essa é uma maneira fácil e saborosa de combater os danos dos radicais livres e evitar doenças. Além disso, a Vitamina C também é essencial para uma pele e cabelo saudáveis, enquanto ajuda na cura das feridas e lesões no corpo mais rapidamente.

7. Auxilia pressão sanguínea:

Uma xícara de jujubas frescas tem cerca de 15% de suas necessidades diárias de Potássio. Você sabe o que o Potássio é bom? É excelente para manter a pressão arterial em níveis saudáveis, o que, por sua vez, é excelente para saúde do coração. O Potássio presente na fruta jujuba é útil para manter os vasos sanguíneos relaxados.

Quando os vasos sanguíneos estão relaxados, o fluxo sanguíneo e a pressão são muito melhores. Além disso, caso note quaisquer sintomas de pressão alta, as jujubas podem ser úteis para controlar a pressão arterial.

Como selecionar, usar e armazenar:

Infelizmente, as jujubas não são encontradas facilmente em mercearias, mas muitas vezes possuem disponíveis em lojas especializadas asiáticas que importam frutas exóticas.

Caso esteja comprando jujubas cruas, procure por aquelas sem mácula, firmes e cheias. Eles devem possuir uma cor amarelo esverdeado a vermelho amarelado com uma pele lisa. Além disso, a medida que a fruta jujuba amadurece, sua pele avermelhada escurece para marrom e depois para preto-arroxeado e começa o processo de enrugamento. Por isso, também é comumente conhecido como Tâmara vermelha ou chinesa.

As frutas frescas de jujuba podem ser consumidas cruas ou usadas no lugar de Maçãs em qualquer receita. Simplesmente descasque a pele e remova a semente única dentro para usar jujuba em uma receita como substituto da Maçã.

As jujubas também podem ser cozidas, assados ou secos. Tradicionalmente, elas são comumente usadas para fazer um purê ou pasta que pode ser adicionada aos pratos para conseguir mais sabor, doçura e benefícios para saúde. Além disso, algumas pessoas também usam jujubas para fazer geleia rica em Vitamina C.

Bagas frescas e cruas duram cerca de três a quatro dias em temperatura ambiente ou por algumas semanas quando refrigeradas. Bagas secas armazenadas em um recipiente hermético longe do calor e da luz podem durar vários meses.

História da fruta jujuba:

A fruta jujuba originou-se na China, onde são cultivados há mais de 4.000 anos. Acredita-se que existam 400 cultivares da jujuba. Além disso, as árvores de jujuba chegaram aos EUA no início de 1900, quando as primeiras variedades foram introduzidas aos produtores pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Jujuba defumada é consumida no Vietnã e é conhecida como jujuba preta. Na Jordânia, no Líbano e em outros países do Oriente Médio, a fruta da jujuba é consumida como um lanche ou ao lado de uma sobremesa depois de uma refeição. Ziziphin, um composto nas folhas da jujuba, suprime a capacidade de perceber o gosto doce.

O chá de Jujuba é uma bebida de boas-vindas na cultura coreana. Jujuba é altamente considerado como um sedativo na Medicina Tradicional Chinesa.

Malefícios:

Não há efeitos colaterais negativos comuns relatados pelos jujubas, especialmente quando consumidos em quantidades normais de alimentos, a menos que tenha uma alergia, mas há algumas possíveis precauções a serem tomadas.

A fruta jujuba pode ser extremamente anti-fertilidade, mas há uma limitada pesquisa em animais que apoiam essa noção. Além disso, fale com seu médico se estiver grávida ou tentando engravidar.

Caso tenha problema de saúde contínuo ou está sob medicação, consulte o seu médico antes de usar a jujuba medicinalmente.

Pode baixar o açúcar no sangue, portanto monitore seu açúcar no sangue de perto caso tenha diabetes e use a jujuba em quantidades maiores do que as quantidades normais de alimentos.

Considerações finais:

  • As jujubas, frescas ou secas, são lanche saboroso e rico em nutriente. Além disso, eles podem ser usados no lugar de maçãs em receitas.
  • Chá de jujuba é uma excelente bebida calmante que também pode ajudar com insônia e ansiedade.
  • Além disso, jujubas foram constatada como uma alternativa eficaz e segura para laxantes.
  • Caso tenha constipação crônica ou quer melhorar sua função gastrointestinal geral, as jujubas podem ajudar.
  • Além disso, uma pesquisa mostrou que a fruta da jujuba tem efeitos potenciais anticâncer, promotores do sono e melhoria do humor.
Sair da versão mobile