Cabelos

7 benefícios do figo para os cabelos: como usar e dicas

Por Alan Costa, em 06/04/2019 (atualizado em 10/12/2021)
figo

O figo é um fruto essencial proeminente nativo do Afeganistão e da Grécia. A abertura é chamada ‘ostiole’, que tem a capacidade de interagir com o ambiente.

A fruta tem carne suculenta e pele lisa com sementes crocantes, eles estão entre os mais doces dos frutos. Comer  ou mesmo usar o óleo topicamente pode beneficiar nossos cabelos.

benefícios do figo para os cabelos

Como usar o figo no cabelo?

O figo é rico em Vitamina C e Vitamina E, que combatem a queda de cabelo. A Vitamina K ajuda a manter o cabelo saudável e o magnésio desempenha um papel importante no abrandamento e até mesmo na perda de cabelo.

A alta quantidade de cálcio contribui para a formação de colágeno, que é um componente importante no crescimento do cabelo, não é novidade para as indústrias de cuidados com os cabelos e foram usados ​​para criar condicionadores e shampoos.

O óleo de figo é excelente em hidratar e nutrir com seus emolientes que amaciam e alisam o couro cabeludo e cabelo. Além disso, o óleo  contém ácidos graxos essenciais oleico, linoleico, linolênico, palmítico, esteárico e araquídico e é um lubrificante eficaz para o couro cabeludo e o cabelo.

Benefícios do figo para os cabelos:

1. Bom para o crescimento do cabelo:

O figo contêm todos os nutrientes certos que você precisa para deixar seu cabelo crescer mais e mais espesso. Além disso, eles são ricos em cálcio, potássio, magnésio, Vitamina A, Vitamina C,  zinco e ferro.

2. Bom condicionador de cabelo: 

Os extratos desta fruta impedem a quebra do cabelo. Além disso, condicionam e hidratam o cabelo para fortalecê-lo. Cabelos ásperos, secos e danificados podem ser suavizados pelo uso desse grande óleo. Além disso, o seu Óleo juntamente com uma máscara de cabelo pode ser aplicado sobre o couro cabeludo e cabelo, para obter cabelos macios e sedosos.

3. Melhora a produção de colágeno:

O colágeno, que é produzido devido a vitamina C presente em figos, é responsável pela maior parte do couro cabeludo e cabelo. Assim, a carência dessa vitamina ajuda a justificar a quebra indesejável ou queda de cabelo.

4. Previne o envelhecimento dos fios:         

Um benefício importante dos figos é que pode ajudar a manter a cor natural do cabelo. O cobre, é uma mineral pode ajudar a prevenir o envelhecimento prematuro do cabelo.

5. Dar brilho ao cabelo:     

Os minerais e vitaminas como a Vitamina A, Vitamina E e magnésio criam uma condição muito boa para um couro cabeludo que o deixa mais limpo e um cabelo mais forte. Um toque de óleo de Figo e irá hidratar o cabelo e até proporcionar um pouco mais de brilho.

6. Hidrata o cabelo:     

Os extratos ‘adormecem’ o cabelo  impedindo a quebra, além disso, eles hidratam e condicionam o cabelo deixando-o mais leve. Além disso, ele é ideal para acalmar cabelos secos, danificados e ásperos, pois hidrata o couro cabeludo, deixando o cabelo brilhante e volumoso.

7. Evita queda de cabelo:

O estudo indica que vários nutrientes encontrados nos Figos ajudam a manter os cabelos saudáveis.

A perda de cabelo pode estar ligada à deficiência de zinco, mas não ao cobre. Acredita-se que uma deficiência em qualquer mineral contribua para a queda de cabelo.

Receitas de máscaras capilares de figo:

receita de figo para cabelo

1. Máscara capilar para cabelos secos:

Ingredientes:

– 5 gotas de óleo de figo;
– 1 colher de creme para hidratar.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, misture bem o óleo com o creme;
  2. Em seguida, aplique no cabelo mecha por mecha;
  3. Deixe agir por 30 minutos;
  4. Lave o cabelo com shampoo.

2- RECEITA COM FIGO PARA CABELOS QUEBRADIÇOS:

Ingredientes:

– 1 colher de óleo de figo;
– 1 gema de ovo.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, aqueça o óleo;
  2. Misture com a gema;
  3. Em seguida, passe no cabelo;
  4. Deixe entre 30-50 minutos;
  5. Lave o cabelo com shampoo.

Contraindicações do Figo:

Além disso, as pessoas alérgicas ao látex de borracha ou ao pólen de bétula também podem ser alérgicas. No entanto, eles fazem parte da família da amoreira. Se você é alérgico a outras frutas da família das amoreiras, como a jaca, a laranja e a maçã, você também pode ser alérgico.

Sair da versão mobile