Dicas de Saúde

7 fatores de risco que podem levar ao diabetes e como prevenir

Por Alan Costa, em 08/06/2019 (atualizado em 06/12/2021)
fatores de risco para diabetes

O diabetes é uma doença crônica silenciosa que afeta como o corpo metaboliza o açúcar. No diabetes tipo 2 o organismo resiste aos efeitos da insulina ou não produz insulina suficiente para regular o movimento do açúcar para dentro das células.

diabetes

Os primeiros sintomas da doença incluem boca seca, aumento da frequência de micção, fadiga, visão turva e aumento da sede. É extremamente importante tratar e controlar esta doença, pois pode desencadear outras doenças crônicas, como doenças cardíacas, derrame, insuficiência renal e infecção.

Fatores de risco que podem levar ao diabetes:

É muito importante conhecer os fatores de risco para prevenir os danos que podem causar.

1. Peso:  

Este é o primeiro e mais importante fator de risco para o diabetes. Um aumento na gordura corporal aumenta a resistência das células à insulina, e estar acima do peso não significa que seja diabético, mas aumenta o risco de desenvolvimento.

2. Histórico familiar: 

Caso os seus pais ou irmãos sofram de diabetes, as chances de contrair a doença aumentam, a genética é, sem dúvida, importante. Alguns especialistas sugerem que isso pode ter influência dos hábitos herdados, tais como hábitos familiares e também do meio ambiente.

3. Má distribuição de gordura:

Gordura no corpo também está entre os fatores de risco para diabetes, caso o seu corpo tende a armazenar gordura dentro e ao redor do abdômen, em vez do quadril e coxas, você corre um risco maior de ter diabetes tipo 2.

4. Estilo de vida sedentário:

Ser fisicamente ativo é muito importante para manter um peso normal, pois aumenta o fornecimento de glicose para a produção de energia e torna as células sensíveis à insulina.

Uma pessoa com um estilo de vida sedentário e sem atividade física tem um risco maior de desenvolver diabetes.

5. Raça:

Embora a questão não seja clara, pessoas de certas raças, incluindo afro-americanos, nativos do Alasca, nativos americanos, asiáticos e hispânicos, têm um risco genético maior de desenvolver diabetes.

6. Idade:

Conforme envelhecemos, as chances de desenvolver diabetes também aumentam, o motivo pode ser, pela diminuição da atividade física, ganho de peso e perda de massa muscular.

7. Diabetes gestacional: 

Diabetes durante a gravidez aumenta as chances de desenvolver essa doença permanentemente.

Hábitos que reduzem e previnem o diabetes:

1. Alimentação balanceada:

Primeiro, o ajuste do estilo de vida vem com uma implementação na dieta. Para conseguir a perda de peso, é útil adotar uma dieta de baixa caloria. A maioria de nós temos o hábito de consumir alimentos de alta energia prontamente disponíveis, como pão, arroz, massas e outros alimentos à base de batata.

Para ter um peso saudável, você deve se concentrar em seguir uma dieta balanceada que ajude no controle dos seus níveis de açúcar no sangue.

2. Faça exercícios:       

Ser fisicamente ativo é importante para manter os níveis de açúcar no sangue em sua faixa normal, após o exercício, o corpo começa usando suas reservas de glicose presente no sangue. Além de manter os níveis normais de açúcar, os exercícios também ajudam a manter a forma.

3. Não faça uso de álcool e tabaco: 

Outros ajustes no estilo de vida, como reduzir o consumo de álcool e parar de fumar, também são muito úteis no tratamento do diabetes.

4. Mantenha-se hidratado:

Beber uma boa quantidade de água ajuda os seus rins na eliminação da glicose extra no sangue. Isso ajuda manter o nível de açúcar abaixo da faixa normal. A água também ajuda a mantê-lo em boa forma.

5. Controle o nível de estresse:

O Estresse leva a um aumento dos hormônios do glucagon e do cortisol, o que aumenta o nível de açúcar no sangue.

6. Hábitos inadequados de sono:

Hábitos inadequados de sono afetam o nível de açúcar no sangue, aumentando o apetite e levando ao ganho de peso.

7. Ervas e especiarias:

Certas ervas e especiarias, como berberina e extrato de canela, têm sido usadas para reduzir os níveis de açúcar.

O vinagre de maçã também ajuda reduzir os níveis de açúcar. Além disso, as sementes de feno-grego são uma ótima fonte de fibra solúvel, sendo boa para reduzir o açúcar no sangue em jejum.

8. Terapias alternativas:

Terapias como homeopatia e Ayurveda também oferecem tratamento para níveis elevados de açúcar no sangue, mas devem ser tomadas apenas sob supervisão de especialistas.

O Nível normal de açúcar no sangue pode ser conseguido com algumas mudanças no estilo de vida e suplementos de ervas, mas nunca pare ou use medicação sem consultar um médico. Um nível descontrolado de açúcar no sangue pode causar muitos problemas de saúde emergenciais.

Sair da versão mobile