Doenças e Distúrbios

Epífora: o que é, o que causa, quais os sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 12/06/2019 (atualizado em 06/12/2021)
quais são os sintomas da epífora?

As lágrimas são indispensáveis ​​para olhos saudáveis. A formação excessiva de lágrimas é conhecida como epífora, torna a visão nebulosa e ruim. Além disso, as lágrimas ajudam os seus olhos a permanecerem saudáveis e confortáveis. No entanto, olhos lacrimejantes podem afetar o bem-estar e seu cotidiano.

Epífora, mais comumente referido como olhos lacrimejantes – é quando você tem produção excessiva de lágrimas. Isso pode acontecer por vários motivos. Seu médico pode diagnosticar a causa, mas vamos dar uma olhada em algumas das possibilidades.

quais são os sintomas da epífora?

Quais são os sintomas da epífora?

A epífora pode causar um leve lacrimejamento nos olhos ou um fluxo constante de lágrimas excessivas. Você também pode sentir outros sintomas em seus olhos, como:

  • Vermelhidão;
  • Vasos sanguíneos aumentados, visíveis;
  • Dor aguda;
  • Inchaço da pálpebra;
  • Visão embaçada;
  • Sensibilidade à luz.

Quais são as possíveis causas da epífora?

1. Objetos estranhos e ferimentos:

Quando você recebe algo em seu olho, a irritação resultante pode provocar uma piscada repentina. Uma partícula de poeira, sujeira ou outro material pode causar abrasão ou arranhões. Uma lente de contato suja ou lesada também pode riscar ou ferir o olho, levando a epífora. Você também pode sentir aridez, dor ou desconforto no olho.

2. Alergias:

A rinite alérgica é uma causa comum de epífora. Isso acontece quando o corpo reage a substâncias inofensivas, como pólen, poeira e pelos de animais. Seu sistema imunológico produz anticorpos contra esses alérgenos, desencadeando uma resposta inflamatória que causa olhos vermelhos, inchados e lacrimejantes.

3. Infecção e inflamação:

Infecções e inflamação dos olhos e pálpebras podem causar epífora. Conjuntivite é um problema comum. É tipicamente causada por uma infecção bacteriana ou viral em um ou nos dois olhos. Como o próprio nome sugere, este problema provoca inflamação dos vasos sanguíneos no olho, dando-lhe uma aparência rosa ou vermelha.

A córnea, a lente clara do olho, pode ficar inflamada. Este problema é chamado ceratite. Os sintomas incluem dor, vermelhidão, visão turva, sensibilidade à luz e excesso de lágrimas. Uma infecção ou inflamação nas glândulas lacrimais pode causar inchaço e lacrimejamento excessivo.

Um cílio encravado pode ser infectado causando inchaço doloroso e olhos lacrimejantes. A blefarite é um inchaço vermelho e inflamado das pálpebras. Esse problema ocorre quando as glândulas sebáceas na base dos cílios ficam entupidas.

O tracoma é uma infecção bacteriana grave do olho. Este problema contagioso é a principal causa de cegueira no mundo. Os sintomas incluem coceira, pálpebras inchadas, pus e epífora.

4. Obstrução do duto lacrimal:

Os ductos nasolacrimais são os ductos lacrimais no canto interno de cada olho. Eles drenam as lágrimas para evitar o acúmulo de água nos olhos. Esses ductos podem ficar bloqueados ou estreitos, causando epífora severa. Isso pode afetar um ou ambos os olhos. Este problema afeta bebês, crianças e adultos.

Os ductos podem ficar bloqueados devido a inchaço, inflamação e infecção. Os sintomas incluem inchaço dos olhos, vermelhidão e lágrimas que fluem pelo rosto. Alguns tipos de obstruções são genéticas. A estenose lacrimal é um problema em que a abertura do ducto ocular é estreitada ou bloqueada.

5. Alterações palpebrais:

Piscar as pálpebras ajuda na limpeza das lágrimas dos olhos. Quaisquer alterações na estrutura e função das pálpebras podem causar epífora. Isso pode acontecer naturalmente ou devido a lesão. Pálpebras diluídas e enrugadas em adultos mais velhos podem acumular lágrimas, causando vermelhidão.

Uma pálpebra ectópica se afasta do globo ocular. Isso evita que as lágrimas sejam drenadas corretamente. Uma pálpebra entrópica é virada para dentro. Isso pode causar pressão, raspagem e desconforto no olho, provocando epífora.

Vários outros problemas podem causar epífora, incluindo: 

  1. Olhos secos;
  2. Gripes e resfriados;
  3. Sol e vento;
  4. Excesso de uso de dispositivos digitais;
  5. Lesão no rosto;
  6. Lesão no nariz;
  7. Infecção sinusal.

Alguns medicamentos também podem causar epífora, tais como:

  1. Medicamentos para pressão arterial tópica;
  2. Quimioterápicos;
  3. Epinefrina;
  4. Colírios;
  5. Esteroides.

Como a epífora é diagnosticada?

Seu médico ou oftalmologista examinará seus olhos e as pálpebras superiores e inferiores para constatar a causa da epífora. Um escopo permite que seu médico veja os vasos sanguíneos atrás do olho e verifique a pressão ocular. Suas passagens do nariz e cavidades nasais também podem ser examinadas.

Seu médico examinará seus sintomas e histórico médico. Caso tenha qualquer secreção ou pus em seus olhos, ele pode ser analisado para descobrir caso tenha uma infecção bacteriana ou viral. Outro exame verifica a composição química de suas lágrimas. Pois, um estudo clínico descobriu que pessoas com epífora tinham um número menor de partículas em suas lágrimas.

como a epífora é diagnosticada?

Como a epífora é tratada?

Olhos lacrimejantes podem desaparecer sem tratamento. Quando necessário, o tratamento depende da causa:

1. Objetos estranhos:

Lave o objeto com um fluxo suave de água limpa. Lave as mãos com água e sabão e remova as lentes de contato, caso esteja usando. Consulte o seu médico caso ainda esteja lacrimejamento, ou sinta dor ou qualquer outro sintoma depois que o objeto for removido.

2. Alergias:

Epífora devido a alergias é geralmente sazonal. Evite gatilhos conhecidos pode ser alérgenos – como o pólen – durante os meses de primavera.  Além disso, alivie os olhos lacrimejantes e outros sintomas de alergia com medicamentos.

3. Medicamentos para alergia ajudam a reduzir e aliviar os sintomas:

  1. Anti-histamínicos;
  2. Descongestionantes;
  3. Spray nasal de sódio;
  4. Imunoterapia;
  5. Colírio.

4. Infecções e inflamação:

A maioria das infecções oculares virais desaparece sem tratamento. O seu médico pode tratar uma infecção bacteriana do olho ou da pálpebra com gotas ou pomadas antibióticas. Além disso, use uma compressa quente para aliviar o inchaço e lave o olho com água estéril para remover qualquer crosta ou descarga.

5. Dutos bloqueados e alterações palpebrais:

Os ductos lacrimais bloqueados podem ser desbloqueados por conta própria ou com tratamento antibiótico para uma infecção ocular. Contudo, use uma compressa morna com água estéril para ajudar na limpeza de qualquer sujeira nos olhos.

Em alguns casos, um ducto lacrimal bloqueado é tratado com cirurgia para abrir a drenagem ocular. Alterações palpebrais também podem ser reparadas com cirurgia. Um ensaio clínico descobriu que a injeção de toxina botulínica pode ajudar no relaxamento dos músculos que fecham os canais lacrimais e tratar a epífora.

Epífora em recém-nascidos geralmente resolve por conta própria. Os canais lacrimais infantis podem levar alguns meses para serem totalmente abertos. Sendo que pode ser necessário limpar os olhos com algodão úmido várias vezes ao dia.

Considerações finais:

Olhos lacrimejantes são comuns em qualquer idade. Este problema nem sempre é motivo de preocupação. Epífora devido a alergias e frio geralmente é resolvida por conta própria.
No entanto, a epífora também pode ser um sintoma de uma infecção grave.

Consulte o seu médico com urgência caso tenha epífora juntamente com dor, alterações na visão ou uma sensação persistente nos seus olhos. Lave suas mãos regularmente. Evite tocar o rosto para evitar a propagação de germes para os olhos.

Caso use lentes de contato, você pode estar em maior risco de infecções oculares que levam a epífora. Lembre-se de lavar bem as mãos antes de colocar ou remover as lentes. Limpe as lentes diariamente. Além disso, substitua as lentes de contato antigas ou expiradas.

Proteja seus olhos e visão e ajude na prevenção de epífora com mudanças pequenas e consistentes. Use proteção solar quando estiver exposto ao sol. Reduza o cansaço visual usando óculos de proteção e limitando seu tempo olhando para as telas. Faça exames oftalmológicos completos como parte de seus exames de saúde regulares.

Sair da versão mobile