Cabelos

5 doenças do couro cabeludo e como combatê-las: receitas e dicas

Por Alan Costa, em 10/06/2019 (atualizado em 06/12/2021)
doenças no couro cabeludo

As doenças do couro cabeludo podem mexer com sua rotina diária. Mas felizmente a medicina moderna tem a resposta para manter seu couro cabeludo com boa aparência.

doenças do couro cabeludo

Aprenda mais sobre o que potencialmente causa as doenças do couro cabeludo, com as condições prescritas abaixo, e sempre busque aconselhamento médico.

Doenças do couro cabeludo e como combatê-las: 

1. Psoríase no couro cabeludo:   

A psoríase pode afetar qualquer parte do corpo da cabeça aos pés incluindo as unhas, mas o tipo de couro cabeludo é um dos tipos mais difíceis de tratar, pois o acúmulo de células da pele cria manchas escamosas que podem coçar, doer, formar crostas e sangrar. Além disso, pode causar trauma no couro cabeludo, isso significa que secar ou cobrir os cabelos pode piorar a situação.

Acredita-se que seja uma condição auto-imune em que as células da camada superior da pele, manifestam-se como uma erupção rosa com uma escala prateada característica. A causa não deve ser confundida com cirrose (lesão hepática).

2. Como combater psoríase:

O Combate da Psoríase é feito profissionalmente por um dermatologista, trata-se de aliviar os sintomas, alguns tratamentos começam com esteroides, enquanto situações mais difíceis podem exigir injeções chamadas de produtos biológicos, que ajudam a suprimir o que está causando o surto.

Mas você também deve levar em conta sua rotina de cuidados com o cabelo, não use shampoo nos cabelos todos os dias, isso pode diminuir a quantidade de erupções cutâneas, usar um creme de óleo terapêutico também pode fazer maravilhas.

doencas do couro cabeludo

3. Foliculite no couro cabeludo:

É uma doença do couro cabeludo que inicia com inflamação do folículo capilar causada por uma bactéria (mais comumente uma infecção por estafilococos) ou irritação causada pelo barbear, condicionadores pesados, corantes potentes e sudorese excessiva. Geralmente aparece como pequenos pus solavancos espalhados por todo o couro cabeludo, que se parecem com acne e podem causar dor.

4. Como combater a foliculite:

O Combate da Foliculite pode ser realizado profissionalmente, podendo ser feito pelo uso de antibiótico tópico ou oral, ou cremes esteroides eficazes. Além disso, outros cuidados podem ser de suma importância como manter a pele limpa e usar loções hidratantes.

doencas do couro cabeludo

5. Dermatite seborreica no couro cabeludo:

O que parece: escala gordurosa e caspa

A Dermatite seborreica é uma doença do couro cabeludo, consiste em manchas vermelhas, coceira com escala gordurosa ou caspa. Não sendo contagiosa, porém sofre influencias de estresse e mudanças sazonais, se agravando nos períodos de inverno e início da primavera.

6. Combate da dermatite seborreica: 

É recomendável o tratamento precoce para evitar o agravamento como queda de cabelo. Pode ser utilizado um shampoo anti-levedura, chamado cetoconazol, além de esteroide tópico prescrito por um profissional.

doença no couro cabeludo

7. Alopecia no couro cabeludo:

A Alopecia também definida como perda de cabelo pode ser devido a uma série de fatores diferentes, incluindo genética, medicamentos, inflamação, anormalidades hormonais e fragilidade do cabelo.

Se você notar quebras de cabelo ou manchas calvas em seu couro cabeludo, é importante ser avaliado por um profissional de saúde imediatamente. Eles quase certamente farão exames de sangue para avaliar anemia, deficiência de vitaminas, anormalidades da tireoide, níveis de hormônios e marcadores autoimunes.

Se os exames de sangue forem verificados, outras fontes de estresse, como a morte de um ente querido, a cirurgia ou um acidente de carro, podem causar uma queda maciça meses após o incidente.

A idade também pode desempenhar um papel importante, á medida que os níveis de estrogênio diminuem entre a idade fértil e a menopausa, frequentemente o cabelo diminui. Além disso, anos de branqueamento, tingimento, alisamento, permanente e o uso de penteados apertados também podem agravar esse problema. A questão da alopecia é obviamente complexa e requer atenção médica adequada para descobrir.

Como combater a alopecia:

Ter uma dieta equilibrada, repleta de vitaminas B12, folato e biotina, pode ser útil para prevenção e combate de doenças do couro cabeludo. O aconselhamento Médico deve ser de extrema importância, pois existem tratamentos eficazes como soluções de engrossamento capilar e pílulas, que ajudam a bloquear os hormônios andrógenos.

micose no couro

Micose do couro cabeludo:

Também chamada de tínea capitis, a micose é uma infecção fúngica que geralmente acontece em crianças pequenas, mas ocasionalmente os adultos também a adquirem. Além disso, existem algumas maneiras de contrair o fungo: humano para humano, animal para humano (gatos são uma fonte comum) e objeto para humanos (roupas, toalhas, roupas de cama, pentes e escovas).

A erupção resultante é geralmente dolorosa e escamosa, às vezes até causando linfonodos aumentados, podendo causar manchas calvas, cabelos quebrados e pontos pretos.

Combate da micose do couro cabeludo:

Tomar pílula antifúngica pode ajudar a combater, descartar fontes infectadas pode ajudar a prevenir a reinfecção.

Sair da versão mobile