Dicas de Saúde

3 dicas de como evitar câimbras: como usar, benefícios e receitas

como evitar câimbras

As dicas de como evitar câimbras são excelentes, pois as câimbras são sensações dolorosas causadas por um espasmo muscular involuntário. Eles são geralmente nada para se preocupar, como eles geralmente aparecem depois de um intenso esforço físico, por exemplo. Mas vamos ficar e conhecer mais sobre eles, bem como aprender a evitar cãibras neste próximo artigo.

como evitar câimbras

Fatos sobre as câimbras:

Cãibras podem ser causadas por várias coisas diferentes, ou seja, a partir de oxigênio insuficiente para músculos ou uma falta de sais minerais ou de líquidos. Eles também poderiam ser devido a má postura ou um esforço prolongado, frio ou movimentos bruscos.  Ir ao ginásio e não fazer alongamentos poderia ser outra causa. 

Essas contrações musculares ligeiras podem causar dor e desconforto. É bastante comum sofrer de um espasmo enquanto dorme. Isto poderia ser devido a uma mudança na circulação do sangue para os músculos. Se você ir para a cama imediatamente depois de comer, por exemplo, o seu sangue vai avançar para o seu aparelho digestivo (principalmente o estômago) e não a outros músculos.

Se você tiver uma cãibra induzida por exercício, é devido à produção excessiva e acúmulo de ácido láctico. A glicose oxida com o oxigênio nas células para produzir energia. Em condições normais, o seu corpo pode realizar este trabalho.

Mas, sob exercício físico prolongado ou exercício que você não está acostumado, isto poderia ser insuficiente.  Se a glicose não tem oxigênio suficiente ele se transforma em ácido láctico, o que também não é ruim para o corpo.

Cãibras são geralmente inofensivas e não exigem tratamentos. Os médicos dizem que não há nenhuma maneira de impedi-los mais além, evitando o exercício depois de comer ou alongamento depois de esportes. No entanto, existem vários “remédios caseiros” para esses espasmos musculares.

Não há realmente nenhuma razão clara para câimbras  (além do que foi dito anteriormente). Mas é verdade que algumas situações pode causar-lhes, como por exemplo, o esforço de levantamento de um objecto pesado, não hidratar-se adequadamente com dois litros de água por dia, sendo fora de forma ou com excesso de peso, falta de electrólitos, como o sódio, a partir de uma dieta desequilíbrios, um problema com a circulação de sangue para os músculos, as altas temperaturas durante o exercício, técnica inadequada durante o exercício, frio ou falta de alongamento antes de movimentos. 

Qualquer músculo poderia experimentar um espasmo, mas os grupos mais afetados são: quadríceps (parte frontal da coxa), isquiotibiais (parte posterior da coxa), o bezerro.

Conselhos para evitar câimbras:

Sempre que você está no meio de uma cãibra, é bom para manter as seguintes dicas em mente:

  • Parar de se mover ou fazer exercícios.
  • Delicadamente esticar seu músculo para reduzir a pressão sobre ele. Mantenha a postura por um tempo ou o tempo necessário, até parar câimbras.
  • Se você receber um espasmo em sua panturrilha, coloque a mão sobre o músculo e, lentamente, esfregar-se-lo, pressionando com os dedos até chegar a seu joelho.
  • Se isso acontece em seu quadríceps, manter de pé. Levante seu tornozelo para suas nádegas e mover o calcanhar e a parte superior do seu pé para esticar o músculo.
  • Em relação ao isquiotibiais que você precisa é se sentar e esticar a perna. Não dobre o joelho e tentar dobrar para a frente para tocar seu pé. Em seguida, massageie suavemente o músculo.
  • Caminhe um pouco com passos lentos.
  • Beba água ou bebidas com sais minerais, de modo a recuperar eletrólitos ou os líquidos perdidos.
  • Coloque gelo na área, especialmente se for dolorosa. Não se esqueça de embrulhar o gelo em uma toalha ou um pano para que você não queimar ou danificar a pele. Lentamente esticar para reduzir o fluxo de sangue e para ajudar a relaxar o músculo.

Remédios caseiros para evitar câimbras:

Esses truques naturais são bastantes populares e podem ajudar  você a evitar uma cãibra:

  • Envolva a área com um elástico para parar a dor, mas não muito apertado, pois poderia inchar.
  • Beber chá de Biloba todos os dias. Ferva 3 colheres de sopa em um copo de água durante 10 minutos.
  • Aplicar óleos essenciais (como alecrim, eucalipto, pinus ou tomilho) sobre a área afetada. O calor pode relaxá-los.
  • Misture uma colher de sopa de vinagre e uma colher de sopa de mel em um copo com água morna. Bebida para que o cálcio é distribuído corretamente através de seu corpo.
  • Ferva um litro de água com uma colher de sopa de sementes de mostarda por 10 minutos. Em seguida, tomar banho com eles por 20 minutos, submergindo suas pernas.
  • Beba um copo de água com 10 gotas de chá folha de louro, duas vezes por dia.
  • Aplicar um pano umedecido com vinagre de maçã e infusão arnica na área por 5 minutos. Retire e coloque novamente, se necessário. Isto irá remover a dor, uma vez que ativa a circulação.
  • Misture uma colher de sopa de bicarbonato em um copo de água e beber. Esta dica para câimbras não é recomendado para pessoas que sofrem de pressão arterial elevada ou retenção de líquidos.
  • Prepare um batido com um copo de leite, meia xícara de iogurte natural, metade de um copo de suco de laranja e uma banana descascada. Beber a cada 3 dias com o estômago vazio. O potássio da banana vai ser muito bom para prevenir câimbras.
  • Despeje uma colher de sopa de sementes de cominho em meio litro de água e deixe em infusão por uma hora. Molhe um pano nele e aplicá-lo para a área afetada, usando fricção moderada.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.