Dicas de Saúde

8 desequilíbrios hormonais que afetam o peso de homens e mulheres

desequilíbrio hormonal que afetam o peso

Os desequilíbrios hormonais podem ser o motivo que afetam a perda e o ganho de peso, e podem fazer parte do problema ou talvez até de todo o problema. Além disso, desequilíbrios hormonais, afetam homens e mulheres. Os hormônios influenciam vários sistemas no corpo humano, mantendo-os funcionando adequadamente, mas também podem ter efeitos colaterais caso não estejam equilibrados.

Nossos corpos enviam sinais quando as coisas estão erradas, mas podemos não notar,  caso esteja tentando perder peso através de dieta e exercício e não está conseguindo sucesso, você deve consultar o seu médico para detectar problemas hormonais. No entanto, separamos algumas causas que podem ser influenciadora de desequilíbrios hormonais que afetam o peso.

8 desequilíbrios hormonais que afetam o peso de homens e mulheres
desequilíbrio hormonal que afetam o peso

Desequilíbrios hormonais que afetam o peso:

1. Hipotireoidismo:

O Hipotireoidismo pode afetar homens e mulheres, quando o hormônio tireoidiano é baixo, as pessoas se sentem cansadas, querem dormir com frequência e podem experimentar ganho de peso. Seu médico deve fazer uma avaliação completa para determinar se você tem um metabolismo saudável.

2. Excesso de insulina:

A insulina é o hormônio que ajuda o corpo no processamento dos açúcares durante a digestão, ajudando também a decompor os nutrientes para as células. O excesso de insulina pode ocorrer por causa do estresse, alto consumo de açúcar processado, baixo consumo de proteína ou de gorduras.

Nosso corpo reage a muita insulina, fazendo com que sintamos fome, o que pode nos levar de volta ao ciclo de produção de mais insulina. Este ciclo leva a um risco de diabetes e também pode adicionar ganho de peso ou dificuldade em perder peso.

8 desequilíbrios hormonais que afetam o peso de homens e mulheres
insulina ajuda no processamento dos açúcares durante a digestão

3. Desequilíbrio de serotonina:

A serotonina é um hormônio que afeta nosso humor e nossas emoções, pode causar desejos por carboidratos, depressão e afetar o apetite. Também pode afetar nossa autoestima, hábitos de sono e problemas corporais.

Quando estamos deprimidos ou ansiosos, é um sinal de desequilíbrio hormonal, que produz o desejo por comer carboidratos para produzir mais serotonina e nos fazer sentir melhor.

4. Cortisol em excesso:

Quando nossos corpos estão sob qualquer tipo de estresse durante um longo período de tempo, seja físico ou emocional, produzimos o cortisol, o hormônio do estresse. As pessoas que sofrem de desequilibro hormonaldepressão, ansiedade, distúrbio pós-traumático ou têm um intestino irritável geralmente têm excesso de cortisol, causando grande apetite, um metabolismo mais baixo e mais gordura corporal.

5. Inflamação crônica:

Problemas que causam inflamação, como alergias, asma, eczema, doenças autoimunes, distúrbios digestivos, depressão e sinusite também causam obesidade e envelhecimento insalubre.

De fato, a inflamação e o excesso de insulina contribuem bastante para o aumento do diabetes tipo 2.

6. Alto estrogênio:

Estrogênio extra é agora considerado um fator de risco para a obesidade em homens e mulheres, juntamente com maus hábitos alimentares e sedentarismo.

Conseguimos estrogênios por meio da dieta ou ambiente, muitos compostos químicos usados na produção de alimentos, como hormônios de crescimento ou pesticidas, proporcionam estrogênio.

7. Desequilíbrios da menopausa: 

A Menopausa altera o equilíbrio hormonal em mulheres que começam aos 40 anos de idade. As mudanças incluem ganho de peso, ondas de calor, dificuldade em dormir e depressão.

8 desequilíbrios hormonais que afetam o peso de homens e mulheres
obesidade e o estresse também causam desequilíbrio hormonal

8. Baixa testosterona:

A Testosterona influencia a massa muscular, força, queima de gordura e tom de pele em mulheres e homens. A baixa testosterona pode provocar o ganho de peso e aumentar a gordura corporal, mesmo com exercícios e dieta.

Enquanto os homens tendem a perder a testosterona à medida que envelhecem, a obesidade e o estresse também causam desequilíbrio hormonal. A baixa testosterona também está relacionada a doenças cardíacas, depressão e osteoporose.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.