Cabelos

Desbotamento do cabelo: o que fazer? como evitar e como cuidar

Por Alan Costa, em 08/06/2019 (atualizado em 06/12/2021)
cabelo desbotado

Desbotamento do cabelo é quando a cor do cabelo vai perdendo a vida, ficando sem brilho em qualquer época do ano, o cabelo é forçado a resistir a fatores externos, tais como o sol, o sal marinho (no caso de pessoas que tem contanto frequente com o mar) e ao ar frio.

desbotamento capilar o que evitar

Tingir cabelo é uma espécie de marco, ou você pinta os fios para encobrir fios brancos do processo de  envelhecimento natural, ou você colori para mudar para um novo visual que está na temporada.

É por isso que quando os cabelos cor de cobre começam a parecer ferrugem, ou o cabelo ombre hair loiro começa a se parecer com algas, muitas mulheres vêem sua aparência afetada e se sentem frustradas.

O que fazer com o desbotamento do cabelo:

A principal razão para a mudança na cor do cabelo e perda de brilho na cor é o efeito negativo do sol, que “puxa” a umidade, leva à destruição da estrutura proteica do cabelo e das moléculas do pigmento da tinta.

E não só os cabelos tingidos, mas também os naturais, sofrem de radiação ultravioleta: os cabelos das loiras tornam-se visivelmente mais claros, e os cabelos escuros e as mulheres de cabelos castanhos adquirem um tom de “ruiva”.

Como evitar:

Especialistas não recomendam coloração poucos dias antes de viajar para o mar, porque a tinta não terá tempo para se fixar na estrutura do cabelo, sendo que a ação dos raios ultravioletas, água do mar ou água clorada, vai acelerar o processo desbotamento.

Além do sol, o cuidado inadequado dos cachos imediatamente após o tingimento pode levar ao desbotamento do cabelo.

  • Use chapéus quando sair no sol.
  • Ao nadar em piscinas ou no mar, use touca de banho.
  • Cuide do cabelo antes de tingir.

Como cuidar para evitar o desbotamento do cabelo:

Lave o cabelo dois dias depois de tingir o cabelo. Isso permitirá que a tinta se fixe melhor nos fios, e os componentes naturais, presentes nos shampoos profissionais usados ​​nos salões de cabeleireiros, irão dar brilho aos cabelos.

Também não é recomendado fazer exercícios ou fazer outras coisas que levam à transpiração excessiva nos primeiros dias após o tingimento. Acontece que o suor pode neutralizar o efeito da tinta e levar a uma cor desigual.

Para o uso diário, você deve escolher um shampoo de alta qualidade para cabelos tingidos sem sulfatos. Com pH não superior a 6,5, filtros UV e queratina na composição. Isso ajudará a manter a cor e proteger o cabelo da ação ultravioleta do sol.

Para enxaguar, é melhor usar o condicionador com colágeno, o que impede a lixiviação da proteína e do pigmento da coloração.

desbotamento capilar

Receitas para evitar o desbotamento do cabelo:

1. Vodca:

COMO FAZER:

Misture meio copo de vodca com quatro copos de água quente e aplique nos cabelos úmidos, evite contato com os olhos. O fato é que, a vodca morna, ajuda a remover os depósitos de cloro e minerais que causam o desbotamento.

2. Cacau e mel:

COMO FAZER: 

Misture uma colher de sopa de cacau em pó, iogurte, mel e vinagre de maçã e aplique no cabelo limpo, deixe por 20 minutos e depois enxágue. Os ácidos naturais contidos nesses produtos ajudam cada fio a absorver os pigmentos de cacau, tornando os resultados mais pronunciados.

3. Vinagre de maçã:

COMO FAZER:

Misture 2 colheres de sopa de vinagre de maçã com 1 litro de água morna e aplique nos cabelos úmidos, recém lavados. Use uma vez por semana, este truque também dá brilho aos cabelos.

Sair da versão mobile