Frutas

Cupuaçu ajuda na perda de peso, é bom para pele: veja os 5 benefícios

Por Alan Costa, em 22/03/2019 (atualizado em 22/12/2021)
cupuacu

O cupuaçu é comumente conhecido como cacau brasileiro e como o cacau na verdade uma árvore da floresta tropical que está relacionada ao cacau.

Essa árvore que cresce no dossel da floresta tropical na América do Sul, com o nome latino Theobroma Grandiflorum, cresce a uma altura de 12 a 20 metros (30 a 65 pés).

Além disso, o fruto da árvore de cupuaçu, que é chamado com o mesmo nome, tem sido uma fonte primária de alimento para nativos na floresta tropical por séculos e tem uma polpa cremosa e exótica no centro de uma casca dura.

cupuaçu

O que é o cupuaçu?

O cupuaçu vem da árvore amazônica com o nome científico Theobroma Grandiflorum, pertencente à família do cacau, e por isso um de seus principais produtos é o chocolate, ele também conhecido como marreta.

O cupuaçu tem um sabor levemente azedo e também é usado para fazer sucos, sorvetes, geleias, vinhos e destilados. Além disso, a polpa também pode ser usada para fazer cremes, pudins, bolos, doces e pizzas.

Para que serve o cupuaçu?

cupuaçu contém vitaminas e minerais, que são simplesmente necessários para o pleno funcionamento do corpo. Além disso, entre as vitaminas estão: vitamina E, vitamina C e a vitamina A. Entre os minerais podemos citar o magnésio, potássio, sódio e cálcio.

Benefícios do cupuaçu para saúde:

1. Perca de peso:

O fruto tem Impacto na taxa de perda de quilos extras. Desde os tempos antigos, os povos indígenas da Amazônia usavam o produto para aumentar sua capacidade de trabalho (devido à liberação de energia no sangue) e para manter seus corpos em perfeita forma.

A teobromina e a cafeína, presentes no fruto, têm um efeito positivo nos processos metabólicos, devido aos quais mais energia entra no corpo e os quilos extras desaparecem. Além disso, o produto ajuda a remover depósitos de gordura, especialmente no abdômen.

2. Melhora a pele:

Por ser rico em vitaminas B2, B1, ômega-6 e ômega 3 ácidos graxos, aminoácidos e niacina, o cupuaçu afeta positivamente a elasticidade da pele.

3. Melhora a função cognitiva:

Todos os componentes nutrem ativamente as células, o que, por sua vez, ajudam a melhorar a qualidade da transmissão de impulsos, e há uma melhora no estado da memória.

Nesse caso, o cupuaçu tem um efeito positivo sobre o humor, pois acalma o corpo enquanto normaliza o sono.

4. Alivia a dor:

Ótimo analgésico, muitas vezes essa fruta é usada a fim de aliviar a dor no parto. Além disso, esta fruta ajuda a eliminar a dor no trato digestivo, aliviar espasmos e enxaquecas.

5. Antialérgico: 

Por possuir um componente antialérgico o fruto tem uma propriedade calmante. Além disso, reduz os níveis de colesterol no sangue, o mais rapidamente possível, e melhora o trato digestivo, devido à fibra dietética(ou fibra alimentar). O produto também ajuda a libertar o corpo dos radicais livres e toxinas.

Positivamente afeta o estado de todo o organismo, aumentando sua resistência a várias doenças, incluindo as crônicas.

Malefícios do cupuaçu:

  • Obesidade – na composição do produto há carboidratos e gorduras, e mesmo se não for consumido em grandes quantidades, o conteúdo calórico será significativo.
  • Pressão Alta – o produto contém cafeína e outros componentes estimulantes que ativamente aumentam a pressão.
Sair da versão mobile