Remédios Naturais

6 formas de tratar a indigestão em casa: como fazer e receitas

Por Alan Costa, em 06/06/2019 (atualizado em 07/12/2021)
formas de tratar a indigestão em casa

As formas de tratar a indigestão em casa funcionam, pois, a indigestão ocasional é devido ao consumo rápido dos alimentos podendo ter desconforto. Considerando que a indigestão pode incluir queimação na parte superior do estômago, não é uma doença, mas um sintoma de outros problemas gastrointestinais como úlcera, gastrite ou refluxo ácido.

Muitas pessoas terão indigestão em algum momento da vida, além disso, na maioria das vezes você pode usar antiácidos de farmácia para solucionar o problema, contudo há formam de controlar os sintomas com ingredientes naturais e ervas de cozinha.

formas de tratar a indigestão em casa

Formas de tratar a indigestão em casa:

1. Chá de hortelã:

A Hortelã-pimenta é mais do que um refrescante da respiração, mas tem um efeito antiespasmódico no corpo, tornando-se uma ótima opção para aliviar problemas de estômago, como náuseas e indigestão.

Beba uma xícara de chá de hortelã após as refeições para acalmar rapidamente o estômago, ou guarde algumas balas de hortelã no bolso e chupe após as refeições. Essa é uma forma prática na hora em que você estiver em dúvidas de formas de tratar a indigestão em casa.

No entanto, não é recomendado beber ou comer hortelã quando a indigestão é causada pelo refluxo ácido, pois relaxa o esfíncter inferior do esôfago, o músculo entre o estômago e o esôfago. Nesse caso, beber ou comer pode fazer com que o ácido do estômago retorne ao esôfago e agrave o refluxo ácido.

2. Chá de camomila:

O Chá de camomila, também é muito usado na hora de tratar a indigestão em casa, ele é conhecido por induzir o sono e acalmar a ansiedade. Além disso, essa erva também pode aliviar o desconforto intestinal e aliviar a indigestão, reduzindo o ácido do estômago no trato gastrointestinal, a camomila também age como um anti-inflamatório para interromper a dor.

Consulte um médico antes de beber o chá de camomila, caso tome algum medicamento que deixa o sangue mais fino, pois a camomila contém um ingrediente que age como um anticoagulante, por isso existe o risco de sangramento quando combinado com um anticoagulante.

3. Gengibre:

O Gengibre é outro remédio natural se você quer saber formas de tratar a indigestão em casa, porque pode reduzir o ácido do estômago. No entanto, é necessário equilíbrio, pois a redução brusca de ácido estomacal também causa indigestão.

Beba uma xícara de chá de gengibre, conforme necessário para aliviar o estômago e eliminar a indigestão, outras opções incluem chupar balas de gengibre. Limite o consumo de gengibre para 3 a 4 gramas por dia, pois consumir muito gengibre pode causar gases, queimaduras na pele garganta e azia.

4. Água de limão:

O Efeito alcalino da água de limão também neutraliza o ácido do estômago e melhora a digestão, misture uma colher de sopa de suco de limão em água quente ou morna e beba alguns minutos antes de comer.

Além de ser útil na hora de formas de tratar a indigestão em casa, a água de limão também é uma excelente fonte de vitamina C. No entanto, o excesso de água de limão pode desgastar o esmalte dos dentes e causar aumento da micção, nesse caso, para proteger os dentes, lave a boca com água depois de beber água com limão.

5. Raiz de alcaçuz:

A Raiz de alcaçuz pode acalmar espasmos musculares e inflamação no trato gastrointestinal, que podem desencadear indigestão, por isso é muito útil e uma das opões na hora de formas de tratar a indigestão em casa. Mastigue a raiz de alcaçuz para alívio, ou adicione raiz de alcaçuz à água fervente e beba a mistura.

Embora eficaz para indigestão, raiz de alcaçuz pode causar desequilíbrios de sódio e potássio e pressão alta em grandes doses. Consuma não mais do que 2,5 gramas de raiz de alcaçuz seca por dia para alívio rápido, você pode fazer uso dessa raiz consumindo ou bebendo uma infusão de raiz de alcaçuz 30 minutos antes de comer ou uma hora depois, para prevenir a indigestão.

6. Consulte um médico:

Mesmo que a indigestão seja um problema comum, alguns episódios não devem ser ignorados, por isso é necessário o aconselhamento médico. Além disso, Indigestão frequente é muitas vezes um sintoma de um problema digestivo crônico como refluxo ácido, gastrite e até mesmo câncer de estômago.

Portanto, consulte um médico caso a indigestão persista por mais de duas semanas ou se tiver dor intensa ou outros sintomas como:

  • Perda de Peso;
  • Perda de Apetite;
  • Vômito;
  • Fezes Pretas;
  • Dificuldade Para Engolir.
Sair da versão mobile