Veja as 5 Dicas Para Melhorar seu Colesterol HDL!

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Os 5 Benefícios do Colesterol HDL Para Sua Saúde. Além disso, mais cedo ou mais tarde, seu médico provavelmente lhe falará sobre seus níveis de colesterol.

Mas nem todo colesterol é produzido igual. Os médicos estão especificamente preocupados com altos níveis de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), ou o colesterol “ruim”, porque aumenta o risco de ataque cardíaco.

alimentos bons para colesterol hdl
Alimentos Bons Para Colesterol HDL

Seu corpo produz todo o Colesterol HDL e colesterol LDL que você necessita, mas algumas pessoas são geneticamente predispostas a produzir mais LDL do que precisam. À medida que envelhecemos, os níveis de colesterol aumentam.

Outros fatores que aumentam o colesterol LDL incluem o consumo de uma dieta rica em gorduras saturadas e alimentos processados, excesso de peso e atividade física limitada. Embora ter colesterol LDL baixo seja ideal, o corpo requer algum colesterol para funcionar adequadamente.

Quando o Colesterol HDL Está Alto é uma Coisa Boa:

Por outro lado, caso tenha altos níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL) ou colesterol “bom”, esse pode fornecer alguma proteção contra doenças cardíacas. O Colesterol HDL ajuda o corpo na eliminação do colesterol ruim e impede que ele fique impregnado nos revestimentos de suas artérias.

O acúmulo de colesterol pode levar a problemas graves de saúde, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Ter uma pequena quantidade Colesterol HDL não parece causar problemas diretamente.

Mas é uma característica importante que deve ser observada ao identificar pessoas que podem ter um estilo de vida insalubre.

Recomendações Para Escolhas Mais Saudáveis Incluem:

cigarro e bebida
Cigarro e Bebida

Não Fumar:

O tabagismo diminui o Colesterol HDL. Um menor Colesterol HDL em fumantes deixa os vasos sanguíneos mais suscetíveis a danos. Isso pode tornar os fumantes mais suscetíveis a doenças cardíacas.

Interromper o consumo de cigarro agora pode aumentar seu Colesterol HDL ,”bom colesterol”, diminuir seu LDL e triglicérides, bem como fornecer uma série de outros benefícios para saúde.

Beba com Moderação:

Atualmente, algumas associações do coração não recomenda o consumo de álcool para a saúde do coração, devido aos riscos relacionados ao alto consumo de álcool.

No entanto, o consumo moderado de álcool, pode aumentar o Colesterol HDL em um pequeno grau. Uma dose ou menos por dia para mulheres e duas doses ou menos por dia para homens.

Atividade Física Regular:

Ter 30 minutos de atividade física, cinco vezes por semana, pode melhorar o Colesterol HDL e diminuir o LDL e os triglicérides. A atividade pode ser caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, andar de patins ou o que mais lhe agrada.

Escolha Alimentos Saudáveis:

Várias associações recomendam uma dieta que contenha uma grande variedade de frutas, legumes, grãos integrais, nozes, feijão e proteínas magras, como soja, frango e peixe. Sua dieta deve ser baixa em sal, açúcar, gorduras saturadas, gorduras trans e carne vermelha.

A escolha de gorduras saudáveis, como gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, como as encontradas no azeite e no abacate, pode melhorar o Colesterol HDL. Os ácidos graxos ômega 3 também contribuem para a saúde do coração.

Fale com o seu Médico:

Converse com seu médico sobre a capacidade de suplementar sua terapia de colesterol com niacina, fibratos ou ácidos graxos ômega 3.

exame de sangue para colesterol
exame de sangue para colesterol

Níveis Ótimos de Colesterol:

Um simples exame de sangue pode analisar os três níveis importantes de colesterol no sangue. Esse é conhecido como seu perfil lipídico. Além disso, níveis saudáveis de Colesterol HDL estão associados a um menor risco de doença cardíaca.

Diminuir o risco de doença cardíaca é o foco principal para o tratamento do colesterol, em vez de atingir um determinado número.

Colesterol LDL:

Níveis acima de 190 mg/dL são considerados perigosos e você precisa melhorar o Colesterol HDL.

Colesterol Total:

Menos de 200 mg/dL é o recomendado.

Triglicerídeos:

Menos de 150 é considerado faixa normal.

Recomendações Para ter um Bom Colesterol:

No geral, a melhor maneira de ter um estilo de vida saudável para o coração é se concentrar em mudanças que incluem passos para uma vida saudável. Essas recomendações incluem atividade física regular, alimentação saudável e não fumar. Um nível mais baixo de Colesterol HDL é um sinal de que há espaço para melhorias quando se trata de fazer escolhas saudáveis para o coração.

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