Dicas de Saúde

Chá de sene auxilia no tratamento da hemorroidas: veja os seus benefícios

Por Alan Costa, em 17/08/2018 (atualizado em 23/12/2021)
o que é chá de sene?

O chá de sene é de uma erva cujas folhas provêm da planta Cassia senha. As folhas servem para desintoxicação e constipação, pelo efeito laxante. Além disso, a sene é uma erva que vem de uma variedade de espécies de floração de plantas de Cassia, muitas vezes utilizadas para fazer chá sene.

A folha, frutas e vagens de sene têm sido usadas na forma de chá como um laxante purgativo ou natural durante séculos. De fato, os médicos árabes teriam discutido as qualidades medicinais de Sena desde o século IX d.C.

Mais popular como um chá laxativo, a sene é aprovada pela agência de alimentos e remédios como um laxante sem receita médica. A sene pode ajudá-lo na perda de peso? Não é difícil encontrar casos de perda de peso com chá de sene, mas normalmente não é indicado como auxílio para perder peso. Usar laxantes, naturais ou sintéticos, para incentivar a perda de peso não é uma solução saudável e pode ser completamente perigosa.

o que é chá de sene?

A sene é indicada devido sua capacidade de aliviar temporariamente a constipação. Também é empregada para limpar o sistema antes de certos exames médicos, como uma colonoscopia. O chá de sene é uma das formas mais populares desse laxante à base de ervas, mas é realmente importante não consumi-lo em excesso ou de qualquer outro produto derivado de sene. Estou prestes a contar tudo sobre os possíveis benefícios, bem como os perigos do chá sene.

O que é chá de sene?

A planta sene vem em diversas variedades pertencentes ao gênero Cassia da família da ervilha ou leguminosa (Fabaceae). As plantas de sene são nativas de regiões tropicais e subtropicais, como as encontradas na Índia e na África. Algumas sennas selvagens (Cassia hebecarpa e Cassi marilandica) também podem ser encontrados crescendo no leste dos Estados Unidos.

As folhas, vagens e frutas de sene são utilizadas para fazer produtos medicinais, como suplementos de sene e chá. O chá de sene na maioria das vezes vem de duas plantas: Cassia angustifolia e Cassia acutifolia. A sene é um laxante ou um amaciante de fezes? Bem, ela é considerada um laxante, que por definição significa é um medicamento ou agente para aliviar a constipação. Outra definição para o laxante: algo que promove o esvaziamento do intestino.

Como um laxante, a sene pode estimular contrações intestinais que provocam um movimento intestinal. Essas contrações são provocadas por componentes químicos ativos em sene chamados glicosídeos de antraquinona, populares como senosídeos. A sene é eficaz como laxante devido os sennosides que são transformados em rheinantrones por bactérias benéficas no cólon.

Quais são os efeitos colaterais do sene? Os efeitos colaterais mais comuns são o desconforto gastrointestinal, mas estes podem ser evitados frequentemente não tomando mais do que uma dose indicada e não usar qualquer produto de sene por mais de uma semana de cada vez.

Quais os benefícios do chá de sene?

1. Luta contra a constipação:

Constipação, uma preocupação de saúde muito comum, é definitivamente um dos principais motivos pelas quais os indivíduos optam por usar este remédio herbal. O chá de sene é aprovado pela agência de alimentos e remédios como um laxante sem receita. Como isso pode ajudar? O sene demonstrou, em testes controlados, suavizar as fezes e, ao mesmo tempo, aumentar a frequência e o peso das fezes.

Quanto tempo leva para um laxante como sene atue? Em média, leva cerca de oito horas, mas geralmente pode levar entre seis e 12 horas. Uma indicação comum é beber chá de sene antes de dormir para ter um alívio da constipação na manhã seguinte. Como remédio natural para a constipação, pode ser utilizado como uma forma temporária de alívio, mas não deve ser uma solução a longo prazo.

2. Tratamento de hemorroidas:

Hemorroidas são veias inchadas no ânus e no reto inferior. Elas podem muitas vezes ser provocada pela constipação e esforço do movimento intestinal. Hemorroidas podem ser muito desconfortáveis e desagradáveis, por isso muitos indivíduos procuram maneiras naturais de aliviar hemorroidas.

Como o chá sene pode auxiliar a tornar a constipação mais difícil, faz sentido porque alguns indivíduos escolhem este chá para evitar e se recuperar de hemorroidas. Como o sene trabalha? Diz-se que os seus senosídeos irritam o revestimento do intestino, o que provoca um efeito laxativo.

3. Alivia síndrome do cólon irritável:

Alguns dos sintomas mais comuns da síndrome do cólon irritável incluem alterações nos movimentos intestinais, como constipação e diarreia. Quando a constipação é um problema, às vezes os laxantes estimulantes como sene podem ser indicados.

O sene, às vezes, é prescrito por médicos convencionais quando a lactulose não alivia a constipação. Mais estudos científicos são necessários para apoiar o uso de sene para os sintomas da SII.

4. Ajuda na preparação da colonoscopia:

Às vezes, o chá de sene é indicado como uma maneira de limpar o cólon antes de uma colonoscopia. O que é uma colonoscopia? É um procedimento médico examinar o interior do cólon, também popular como intestino grosso, que é a última parte do sistema digestivo.

Antes de passar por este procedimento, o cólon precisa estar completamente livre de resíduos acumulados. Beber sene por via oral tem se mostrado tão eficaz quanto o óleo de mamona e produtos convencionais como o bisocodil (Dulcolax) para o preparo intestinal antes de uma colonoscopia.

chá de sene vs. óleo de mamona

Chá de sene vs. óleo de mamona:

Como o sene, o óleo de mamona é uma substância natural tomada por via oral para aliviar da constipação. Tanto o sene como o óleo de mamona são laxantes naturais que podem prevenir o esforço durante a defecação e também ajudam a evacuar completamente após a evacuação intestinal.

O óleo de mamona geralmente funciona mais rápido do que os produtos de sene. Enquanto o sene pode levar de seis a 12 horas para funcionar, o óleo de mamona é popular por trabalhar em menos de duas horas ou até seis horas após o consumo.

Enquanto o chá de sene pode ser ingerido antes da hora de dormir para dar uma evacuação na manhã seguinte, o óleo de rícino funciona tão rápido que não é indicado antes de dormir.

Como o chá de sene, o óleo de rícino pode provocar diarreia ou cólicas. Além disso, o óleo de mamona é popular por possivelmente provocar sentimentos de náusea. O óleo de mamona é rico e espesso, por isso pode ser mais difícil de descer do que o chá de sene. As mulheres grávidas não devem tomar este óleo sem falar com seus especialistas em primeiro lugar, pois pode induzir o parto.

O sene e mamona são considerados laxantes estimulantes e não devem ser bebidos a longo prazo, pois o uso excessivo pode levar a mais problemas de saúde.

Chá sene vs. chá verde:

Sene soa muito como sencha, mas sene é um chá de ervas enquanto sencha é um tipo de chá verde. O chá de sene tem um sabor ligeiramente doce, mas também possui fortes tons amargos, então alguns indivíduos gostam de misturá-lo com o chá verde. O chá de sene não possui cafeína, enquanto o chá verde tem cafeína (em quantidades menores que o chá preto, mas mais do que o chá branco).

Como você pode ver na seção acima, os benefícios do chá de sene são muito focados no sistema digestivo, mais especificamente na eliminação do cólon. O chá verde tem uma gama muito mais variada de possíveis benefícios, incluindo diminuição do risco de alguns tipos de câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo II.

Embora o chá de sene não seja indicado para perder peso, o chá verde pode ser uma bebida diária e saudável para aumentar os esforços de perda de peso. Pesquisas científicas ligaram as catequinas, um componente natural do chá verde, à diminuição da gordura corporal, perda de peso e prevenção da obesidade.

O chá verde pode ser ingerido com segurança pela maioria dos indivíduos diariamente, e até mesmo várias xícaras por dia a longo prazo normalmente não são problemáticas. O mesmo não pode ser dito para o chá de sene, que deve ser utilizado somente por períodos curtos, e não mais do que uma xícara por dia é tipicamente indicada.

Onde encontrar e como fazer chá de sene?

Se você está se perguntando onde comprar o chá sene, ele pode ser facilmente encontrado em sua loja local de produtos naturais ou on-line. Suplementos Senna laxante vêm em uma variedade de formas, incluindo como um chá, líquido, comprimido ou pó.

Você pode comprar saquinhos de chá de sene, ou você mesmo pode fazer sene de sene seco. Você pode comprar sene ou usa-lo como um chá laxativo. Diz-se que as vagens de Senna têm mais efeitos suaves do que a folha de sene.

Fazer chá de sene não processada é muito fácil. Basta combinar uma a duas colheres de chá de sena com uma xícara de água fervida. Deixe o chá de sene infundido por 10 minutos. Quanto mais tempo o chá infundir, mais forte ficará. Você deve evitar tornar o chá muito forte.

É por isso que alguns indivíduos preferem outros suplementos de sene, onde a dose de sene é mais padronizada. Outros chás como hortelã-pimenta ou camomila são às vezes adicionados ao chá de sene para tornar o sabor mais agradável e também reduzir a probabilidade de cólicas ou gases.

Chá de sene vs. suplemento de sene + dosagem:

Quanto tempo o chá de sene leva para agir? A sene normalmente começa agindo dentro de seis a 12 horas depois de bebe-lo ou tomar um suplemento por via oral. O tempo pode variar de acordo com o produto. O chá de folhas de sene e outros suplementos de sene são geralmente tomadas antes de dormir para incentivar um movimento intestinal na manhã seguinte.

A força do chá de sene pode ser afetado pelo tempo de fermentação, então um desafio com o chá de sene é que a dosagem é mais difícil de ser controlado do que um suplemento. O chá também variam de acordo com o fabricante, de modo que a quantidade de sena pode variar em sacos de chá sene, e muitas marcas também combinam outras ervas laxativas estimulantes, como a cascara, em seus produtos. Pode ser útil ler resenhas de chá de sene antes de escolher o produto que melhor atende às suas necessidades.

onde encontrar e como fazer chá de sene?

Dosagem que foi estudada em pesquisa científica:

Para a prisão de ventre em adultos e crianças com idade igual ou superior a 12 anos: A dose habitual é de 17,2 miligramas por dia, não podendo passar de 34,4 miligramas diariamente.

Para a constipação em crianças com mais de dois anos, mas com menos de 12 anos: 8,5 miligramas por dia; para constipação em pessoas idosas: 17 miligramas por dia.
Para constipação após a gravidez: 28 miligramas em duas doses divididas.

Dose de chá de sene: Geralmente, é recomendável somente uma xícara de chá de sene por dia para aliviar a constipação, mas não deve ser tomada por mais de uma semana, a menos que seja orientada por um médico.

Existe uma diferença entre Sene e Senokot? Sim, Senokot é um medicamento de sene que, além de sennosides, possui também docusato. Senokot é um laxante ou amaciante de fezes? Os sennosides derivados de sene possuem efeitos laxativos, enquanto o docusate é considerado um amaciante das fezes.

Perigos do chá de sene, efeitos colaterais e possíveis interações medicamentosas A sene é um medicamento sem receita médica aprovado pela agência de alimentos e remédios americana. É normalmente considerado seguro quando tomado por via oral pela maioria dos adultos e crianças com idade inferior a dois anos, a curto prazo.

A sene é considerado possivelmente inseguro caso tome em doses elevadas ou a longo prazo. Não é indicado tomar sene em qualquer forma por mais de uma a duas semanas de cada vez. Quando utilizados a longo prazo, os avisos do sene incluem função anormal do intestino e dependência laxante.

O uso de sene a longo prazo também pode alterar o equilíbrio eletrolítico, o que pode levar à fraqueza muscular, função cardíaca desordenada, dano ao fígado e outros efeitos colaterais graves. É sensato descontinuar o uso de produtos laxantes de sene caso desenvolva fezes aquosas ou diarreia.

O chá de sene durante a gravidez e a amamentação são seguros? Verifique com seu especialista primeiro, mas normalmente a erva é considerada segura caso seja consumida por via oral e utilizada somente em curto prazo. Desde que seja usado conforme as instruções, a sene não resulta em alterações nas fezes em bebés de mães que amamentam.

É importante notar que o chá de sene pode levar à dependência de laxantes e danos ao fígado quando não é usado corretamente. O uso indevido inclui o uso de chá de sene ou qualquer outro produto de sene em doses elevadas, a longo prazo ou com muita frequência. Muitas bebidas de desintoxicação e chás de desintoxicação no mercado hoje incluem sene em suas formulações, mas é realmente importante não abusar deste produto utilizando essas bebidas e chás excessivamente.

A sene não deve ser utilizada por qualquer um que tenha qualquer um dos seguintes sintomas: um distúrbio eletrolítico, como uma deficiência de potássio; desidratação; ou fezes soltas/aquosas ou diarreia.

Fale com o seu médico antes de usar sene, caso tenha um problema cardíaco ou gastrintestinal, incluindo dor abdominal (diagnosticada ou não diagnosticada), obstrução intestinal, doença de Crohn, colite ulcerativa, síndrome do intestino irritável, apendicite, inflamação do estômago, hemorróidas e prolapso anal.

Existem algumas interações medicamentosas de sene populares. A sene pode interagir com os seguintes medicamentos: digoxina (Lanoxin), varfarina (Coumadin), drogas diuréticas (travesseiros de água) e medicamentos contraceptivos.

Em termos de interações com outras ervas / suplementos, existe a cautela de que a sene não deva ser combinada com alcaçuz ou cavalinha, pois isso pode aumentar a chance dos níveis de potássio no organismo fiquem muito baixos.

A urina pode assumir uma cor vermelho-marrom enquanto toma sene. Isso normalmente é considerado inofensivo, e a cor deve retornar ao normal após interromper o consumo de sene. Novamente, lembre-se que a sene não é uma solução a longo prazo para a constipação. Utilizar a sene por muito tempo pode impedir que o seu intestino funcione adequadamente por conta própria.

É raro, mas é possível ter uma reação alérgica à sene. Procure atendimento médico de emergência caso ache que está tendo uma reação alérgica grave à sene. Um efeito secundário muito raro, embora grave, é ter uma erupção cutânea gravemente elevada, vermelha e com comichão, em qualquer parte ou em todo o seu corpo.

Cautela ao usar o chá de sene:

Para estar no lado seguro e evitar efeitos colaterais indesejados, você não deve beber mais de uma xícara de chá de sene por dia e não usar produtos de sene por mais de uma semana por vez.

O chá de sene é popular por aliviar naturalmente a constipação e a eliminar os intestinos antes de uma colonoscopia. Às vezes, sene é recomendado em casos de hemorroidas e síndrome do intestino irritável com constipação, mas fale com o seu médico primeiro.

Os perigos do excesso do chá de sene ou de qualquer produto de sene são extremamente sérios e não devem ser ingeridos de ânimo leve. O uso de sene a longo prazo também pode alterar o equilíbrio eletrolítico, o que pode levar à fraqueza muscular, função cardíaca desordenada e dano hepático.

Sair da versão mobile