Legumes e Vegetais

Cebolinha ajuda na perda de peso, é bom para imunidade, coração: veja os 6 benefícios

Por Alan Costa, em 06/03/2019 (atualizado em 22/12/2021)
quais os benefícios da cebolinha?

A cebolinha é uma excelente fonte de ferro, cálcio, magnésio, potássio, cobre, além de vitaminas. Fornecem quantidades ​​de tiamina, niacina e zinco. Além disso, a cebolinha é rica em vitaminas e minerais essenciais à saúde.

Frequentemente usadas como guarnição para dar um toque de cor a um prato, as cebolinhas são frequentemente ignoradas e ofuscadas por outros ingredientes.

Acredite ou não, este vegetal tem muito mais a oferecer do que proporcionar uma tonalidade à refeição. Na verdade, cebolinha é baixa em calorias, rica em nutrientes e traz alguns benefícios para a saúde, desde o aumento da imunidade até o encolhimento das células adiposas.

Conveniente, fácil de ser usada e incrivelmente versátil, incluir algumas porções de cebolinha em sua dieta pode fazer muito mais do que simplesmente enfeitar o seu prato.

qual a origem da cebolinha?

Qual a origem da cebolinha?

Cebolinha tem uma rica história de uso em todo o mundo. Na verdade, até mesmo o nome “cebolinha” pode ser rastreado até a palavra grega “askolonion”, que leva o nome da antiga cidade de Ashkelon.

Hoje, Cebolinha é parte integrante de muitos pratos tradicionais e festividades. Durante o Seder da Páscoa, por exemplo, é tradição que os judeus sefarditas cantem “Dayenu” e iniciem um jogo que envolve chicotear os membros da família com cebolinha.

No Vietnã, cebolas verdes são fermentadas e usadas em dưa hành, um prato que é tradicionalmente servido para o Ano Novo do Vietnã.

Também é um ingrediente básico em quiosque, um condimento filipino usado para apimentar diversos pratos.

No Japão, é usada em tudo, de pratos de arroz a panelas quentes, enquanto no México, cebolas verdes grelhadas, chamadas cebollitas (ou “cebolas pequenas”), são as favoritas de churrasco.

Para que serve cebolinha?

As cebolinhas atendem por vários nomes, incluindo cebola verde e cebola Welsh. Elas são cultivadas e usadas em todo o mundo, mas na verdade são nativas da China.

Como membro da família Allium, cebolinha é um parente próximo de alho, cebola, alho-poró, cebolinha e compartilham muitos dos mesmos compostos promotores de saúde.

Cebolinha tem hastes verdes longas com um fino bulbo branco. Elas são colhidas cedo, antes que o bulbo seja capaz de inchar e expandir, o que as diferenciam de outros membros da mesma família de plantas.

Ambas as partes da cebola verde são comestíveis e podem ser usadas na culinária. Os topos verdes têm um leve sabor de cebola, enquanto a base branca possui um sabor um pouco mais intenso.

Embora as cebolinhas sejam apreciadas em todo o mundo em muitos pratos exclusivos, elas são consideradas essenciais em um punhado de cozinhas asiáticas e são frequentemente encontradas como ingredientes principais em alimentos chineses, japoneses e coreanos.

Cebolinha, juntamente com outros vegetais da mesma família, também são muitas vezes um componente importante de muitas dietas diferentes, devido à sua versatilidade e benefício para saúde.

A dieta macrobiótica, por exemplo, é uma dieta baseada em vegetais que incentiva um alto consumo de vegetais frescos, como cebolinha. Também pode caber em dietas paleo, vegan e alimentos crus, entre outros.

Valor nutricional:

Cebolinha é baixa em calorias, mas contém uma boa quantidade de vitamina K, fibra dietética, vitamina C, vitamina A e folato.

Um copo (100 gramas) de cebolinha picada contém aproximadamente:

  1. 32 calorias;
  2. 7,3 gramas de carboidratos;
  3. 1,8 gramas de proteína;
  4. 0,2 gramas de gordura;
  5. 2,6 gramas de fibra;
  6. 207 microgramas de vitamina K (259% do VD);
  7. 18,8 miligramas de vitamina C (31% do VD);
  8. 997 UI de vitamina A (20% do VD);
  9. 64 microgramas de folato (16% do VD);
  10. 1,5 miligramas de ferro (8% do VD);
  11. 276 miligramas de potássio (8% do VD);
  12. 0,2 miligramas de manganês (8% do VD);
  13. 72 miligramas de cálcio (7% do VD);
  14. 0,1 mg de riboflavina (5% do VD);
  15. 20 miligramas de magnésio (5% do VD).

Quais os benefícios da cebolinha?

Devido seus muitos nutrientes a Cebolinha traz muitos benefícios para saúde, confira a seguir os principais benefícios desse vegetal para saúde.

quais os benefícios da cebolinha?

1. Perda de peso:

Cebolinha é baixa em calorias, mas rico em nutrientes, isso a torna um excelente complemento para sua dieta, caso esteja pretendendo perder alguns quilos. Elas também contêm um bom pedaço de fibra, fornecendo até 10% de suas necessidades na promoção da perda de peso, mantendo-o saciado por mais tempo.

Além de ajudar na eliminação das calorias e aumentar a fibra, alguns estudos descobriram que cebolinha também pode alterar a expressão de certos genes que estão envolvidos na obesidade.

Um estudo em animais em 2011 alimentou camundongos com extrato de cebolinha por 6,5 semanas e descobriu que foi possível reduzir o peso corporal e diminuir as células de gordura. Também aumentou os níveis de uma proteína específica que ajuda na quebra de gordura.

Em outro estudo animal coreano, um suplemento de ervas contendo uma mistura de cebolinha e extrato de violeta foi dado a ratos obesos, o que causou uma diminuição no peso corporal e no tamanho das células de gordura.

Incluir cebolinha em sua dieta, juntamente com muitos outros alimentos de baixa caloria, como frutas e legumes é um método fácil para manter seu peso controlado.

2. Ajudar na coagulação do sangue:

A cebolinha está praticamente cheia de vitamina K. Na verdade, somente meia xícara pode atender e exceder sua necessidade de vitamina K durante todo o dia. A vitamina K é um nutriente necessário para muitos aspectos da saúde, mas seu papel crítico na coagulação do sangue se destaca em particular.

A coagulação do sangue é importante para prevenir o sangramento excessivo como resultado de uma lesão. Ele permite que suas plaquetas e plasma, dois componentes do seu sangue, formem um coágulo quando você está ferido, o que pode ajudá-lo evitar mais perda de sangue.

Uma deficiência em vitamina K pode causar sintomas como facilidade para adquirir feridas e sangramento, tipicamente nas gengivas ou no nariz.

3. Aumentar a imunidade:

Algumas pesquisas descobriram que cebolinha pode impulsionar o sistema imunológico para prevenir doenças e infecções. Isso acontece principalmente alterando os níveis de células específicas do sistema imunológico que trabalham para afastar doenças e combater invasores estrangeiros no corpo.

Em um estudo feito em animais realizado em 2013, os camundongos foram alimentados com cebolinha, que foi constatada para melhorar a função imunológica, aumentando a atividade dessas importantes células imunes.

Outro estudo publicado isolou um composto específico encontrado na cebolinha e mostrou que aumentou a produção de anticorpos para combater a gripe.

A cebolinha também é rica em vitamina C. Foi demonstrado que os alimentos ricos em vitamina C, como cebolinha, aumentam a função imunológica e previnem a infecção.

4. Saúde do coração:

A doença cardíaca é um grande problema de saúde em todo o mundo e a principal causa de mortes nos Estados Unidos. Certos alimentos, como cebolinha, foram realmente mostrados para promover a saúde do coração.

Um estudo em animal de 2011, mostrou que o extrato de cebolinha foi capaz de diminuir significativamente vários fatores de risco de doença cardíaca como colesterol total, triglicerídeos e mau colesterol LDL.

Outro estudo em animais de Taiwan mostrou que o tratamento de ratos com extrato de cebolinha causou uma melhora no fluxo sanguíneo.

Além disso, cebolinha é carregada com vitamina K, que pode ajudar na proteção do seu coração. A vitamina K impede o endurecimento das artérias, bloqueando a formação de depósitos de cálcio nas paredes das artérias.

Um estudo analisou as dietas de 16.057 mulheres durante um período de quatro anos e descobriu que, um maior consumo de algumas formas de vitamina K estava ligada a um menor risco de doença cardíaca.

Junto com cebolinha, uma dieta equilibrada e nutritiva, além de muita atividade física regularmente pode manter seu coração saudável e forte.

Cebolinha

5. Saúde óssea:

Além de prevenir doenças cardíacas e melhorar a coagulação do sangue, a vitamina K encontrada nas cebolinhas também pode ajudar a fortalecer os ossos. A vitamina K melhora a saúde dos ossos, aumentando a produção de uma certa proteína necessária para manter o cálcio dos ossos e aumentar a densidade óssea.

Um estudo complementou 241 pacientes com osteoporose usando vitamina K, isso reduziu o risco de fraturas para os participantes e ajudou no mantimento da sua densidade óssea.

Outro estudo publicado em 2000 descobriu que um baixo consumo de vitamina K estava associado a um aumento do risco de fraturas de quadril em homens e mulheres idosos.

A vitamina K na cebolinha pode funcionar em combinação com cálcio e vitamina D, por isso garanta de se expor à um pouco de luz solar todos os dias e incluir muitos alimentos ricos em cálcio em sua dieta para melhorar ainda mais a saúde dos ossos.

6. Prevenir o câncer:

Um dos benefícios mais impressionantes da cebolinha é que contêm compostos que podem ajudar na redução do crescimento de certos tipos de câncer.

Em um estudo em animais em 2012, os ratos com câncer de cólon foram alimentados com extrato de cebolinha. Isto foi encontrado para suprimir o crescimento de tumores, diminuir a inflamação e aumentar a taxa de sobrevivência dos ratos.

Outro estudo do Instituto Nacional do Câncer, em Maryland, mostrou que um maior consumo de cebolinha foi associado a um risco 30% menor de câncer de próstata.

A cebolinha também contém um composto chamado alicina, que é bem conhecido por suas habilidades de combate ao câncer.

Em um estudo feito na China, o tratamento de células de câncer de estômago com alicina paralisou simultaneamente o crescimento do câncer e ajudou na eliminação das células cancerígenas.

Embora mais pesquisas sejam necessárias, esses estudos mostram que as cebolinhas podem ter algumas propriedades potentes que podem ajudar na prevenção do câncer, tornando-se um possível alimento que combate o câncer.

Cebolinha X cebolas verdes:

Cebolinhas são conhecidas por um número de nomes, incluindo cebolas verdes, cebolinhas e cebolas. Essas hortaliças pertencem todas à mesma espécie, que é conhecida por seu nome científico como Allium fistulosum.

No entanto, enquanto cebolas são colhidas antes de seus bulbos incharem, as cebolinhas são um pouco mais maduras e tendem a ter um bulbo maior e um sabor mais acentuado.

A cebolinha também estão intimamente relacionadas com um número de outros vegetais semelhantes, incluindo alho-poró e cebola. Embora estes sejam todos da mesma família de plantas, existem algumas diferenças entre eles em termos de sabor e aparência.

Alho-poró, por exemplo, são maiores e têm um perfil de sabor mais sutil e doce. A cebolinha, por outro lado, vem de uma planta roxa que floresce, mas somente os ocos são usados, tipicamente como uma erva ou enfeite em pratos.

Enquanto isso, as cebolas têm hastes longas e verdes com bulbos alongados e marrons que crescem em cachos como o alho. Eles são frequentemente descritos como possuindo um sabor mais forte do que as cebolas verdes, mas ainda têm um leve sabor semelhante ao da cebola.

Malefícios e contraindicações: 

Uma alergia a cebola, embora rara, pode causar uma reação colateral a cebolinha. Os sintomas de uma alergia de cebola incluem falta de ar, vômitos, chiado, coceira ou irritação da pele.

Caso sinta estes ou qualquer outro sintoma negativo depois de comer cebolinha, você deve interromper o uso e consultar o seu médico.

Aqueles que fazem uso de medicamentos como varfarina ou outro anticoagulante, também devem estar atentos sobre a ingestão de cebolinha. A varfarina é um medicamento usado para prevenir coágulos sanguíneos. Aqueles que fazem uso de anticoagulantes são aconselhados a monitorar e manter a ingestão regular de vitamina K.

Embora isso não signifique que precise evitar todos os alimentos com vitamina K completamente, é importante garantir que esteja comendo a mesma quantidade todos os dias para evitar a interferência em sua medicação.

contraindicações da cebolinha

Considerações finais:

Entre seu perfil de nutrientes e sua longa lista de benefícios à saúde, cebolinha pode ser um ótimo complemento para qualquer dieta.

Esses vegetais são ricos em vários nutrientes importantes, como vitamina K, vitamina C e fibras, mas com poucas calorias, o que os torna uma maneira perfeita de eliminar gordura e aumentar o consumo de vitamina sem sacrificar o sabor.

Use cebolas verdes como guarnição para adicionar um pouco sabor aos seus pratos. Alternativamente, você pode usá-las em panquecas, fritadas ou molhos de cebolinha.

A cebolinha pode ajudar completar uma dieta nutritiva e bem equilibrada contendo muitas frutas, verduras, grãos integrais e proteínas e, quando associada a um estilo de vida saudável e atividade física, pode causar um grande impacto em sua saúde.

Sair da versão mobile