Frutas

Caqui previne pedras nos rins, previne anemia, fraqueza: veja os 6 benefícios

Por Alan Costa, em 18/05/2019 (atualizado em 22/12/2021)
caqui

O caqui é uma fruta suave, doce e deliciosa que é nativa da China, mas é cultivada em muitas regiões dos EUA. Eles geralmente são encontrados na seção “produtos exóticos”. Pode ser oval ou redondo assemelhando-se a um tomate, mas de cor laranja.

Há uma razão pela qual eles às vezes são chamados de “A fruta divina”. Muitas pessoas comparam o sabor do caqui ao sabor do damasco. Além disso, os dados nutricionais podem variar um pouco devido sua variedade.

caqui

Além disso, o melhor de tudo, eles são carregados de nutrientes e são comumente usados em compotas, geleias, pudim e em uma variedade de produtos assados.

O que é o caqui?  

O caqui é deixado para amadurecer na árvore e é coletado quando a polpa já está macia, por isso é muito doce e deve ser comido com uma colher.

Geralmente, existem dois tipos de caquis, adstringentes e não-adstringentes. O adstringente contém alto nível de tanino antes de amaciar, o que torna a fruta intragável. Considerando que ele não adstringente perde o tanino mais cedo fazendo a fruta comestível mesmo quando firme.

A forma da fruta varia de esférica a redonda, achatada ou até quadrada. A cor varia de amarelo-laranja claro a laranja-vermelho-escuro. Além disso, o tamanho pode variar de cerca do tamanho de laranja pequena a tão grande quanto uma toranja, dependendo da variedade.

Para que serve o caqui? 

O caqui tem propriedades laxativas e diuréticas, e é particularmente recomendado para pessoas que sofrem de problemas no fígado.

Ele também um fruto denso em energia, é por isso que é recomendado para crianças, pessoas que praticam esportes e pessoas que estão fisicamente ou mentalmente cansadas.

Pois eles estão cheios de benefícios para a saúde. Os frutos contêm muita fibra solúvel que é essencial para a saúde cardiovascular. Além disso, eles estão cheios de antioxidantes, cálcio, vitamina A, Vitamina B, vitamina Cvitamina Evitamina K, potássio, fósforo, colina, zinco, ferro, cobre e selênio.

Os frutos também contêm Omega 3 e Omega 6 que ajudam a prevenir derrames e doenças cardiovasculares. Eles também podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento.

Benefícios do caqui para saúde:

1. Bom para o sistema urinário:

Caqui também é útil para pessoas com doenças renais e da bexiga, devido às suas propriedades diuréticas pronunciadas. E o magnésio contido nele impede a formação de pedras nos rins, removendo sais de sódio do corpo.

2. Previne doenças da tireoide:

O caqui contém uma grande quantidade de iodo, que é necessário para a prevenção de doenças da tireoide, muitas vezes manifestadas por fraqueza física, sudorese e um estado de espírito oprimido. Se você não gosta de couve e peixe, e ele será o seu fornecedor ideal de iodo.

3. Previne a anemia na gravidez:

O teor de ferro no caqui ajuda a prevenir o risco de anemia durante a gravidez. Comer frutos maduros  ajuda a aumentar os níveis de hemoglobina e reduzir os efeitos adversos da anemia, como fadiga e tontura.

benefícios do caqui

3. Fortalece a visão:

O caqui contém zeaxantina e luteína, dois antioxidantes que são frequentemente encontrados em carotenoides naturais.

Muitos estudos até o momento comprovam que essas substâncias são muito eficazes para manter e melhorar a visão. Eles trabalham na retina e na lente do olho para prevenir condições associadas a doenças degenerativas, como degeneração macular e catarata.

4. Efeito diurético:

O fruto tem excelente qualidade diurética devido ao teor de potássio e cálcio. Alguns médicos acreditam que o consumo de caqui todos os dias é preferível aos medicamentos diuréticos químicos, porque ele não leva à perda de potássio, como outras drogas e efetivamente reduz a retenção de água.

5. Limpa vias aéreas:

As propriedades expectorantes fazem com que as pessoas comam caqui para limpar o trato respiratório do escarro e do muco. Com bronquite e inflamação dos pulmões, o alívio é muito rápido. Quanto aos fumantes, as substâncias das bagas reduzem o desejo por nicotina.

6. Previne o câncer: 

Esta fruta é repleta de antioxidantes, os agentes anti-câncer que aumentam a capacidade do organismo de combater os radicais livres, melhorar a saúde geral e protegê-lo de muitas doenças.

Os benefícios e danos do caqui no tratamento do câncer não são totalmente compreendidos. Mas algumas substâncias da fruta são adicionadas às drogas anticancerígenas.

efeitos colaterais do caqui

Malefícios:

Devido ao seu alto teor de açúcares, não é recomendado para pessoas que sofrem de diabetes, obesidade ou excesso de peso. Os caquis secos têm um teor de açúcar ainda maior porque, no estado seco, os açúcares são mais concentrados.

Sair da versão mobile