Plantas Medicinais

Canela reduz o colesterol, ajuda a tratar alergias: veja os 8 benefícios

canela

A canela é um tempero feito da casca da árvore da canela que as pessoas usam ao fazer tudo, desde torta de maçã a torrada francesa e remédios medicinais. Esta especiaria é conhecida há muitos séculos, e usada para melhorar o sabor de muitos pratos, já que a mesma pode ser adicionada ao café, usada em cozimento e em várias sobremesas.

Canela reduz o colesterol, ajuda a tratar alergias: veja os 8 benefícios
canela

O que é canela?

Embora a canela venha da Ásia, ela também é cultivada em outras partes quentes e úmidas do mundo, como a Índia, a China, Madagascar e as Seychelles.

Quase todas as partes da árvore, casca, raiz, folha, flor e fruta, têm propriedades curativas. Os principais compostos químicos incluem óleos essenciais e derivados resinosos como o cinamaldeído (líquido amarelo oleoso naturalmente encontrado no óleo essencial da casca da caneleira).

O sabor picante e a fragrância podem ser atribuídos à presença do cinamaldeído. Além disso, com o tempo aumenta a quantidade de elementos resinosos e confere a mesma uma cor escura.

Para que serve canela:

Ela é conhecida por possuir propriedades anticarcinogênicas, antioxidantes, anti-inflamatórias, antidiabéticas e antimicrobianas. Também foi relatado que essa especiaria tem efeitos benéficos em condições neurológicas, como a doença de Alzheimer e Parkinson.

Além de seu uso na culinária, acredita-se que ela tenha propriedades medicinais. Além disso, profissionais alternativos acreditam que pode reduzir o açúcar no sangue, tratar infecções fúngicas superficiais e reduzir a inflamação e a dor.

O sabor e aroma característicos da canela vêm de um composto do óleo essencial chamado cinamaldeído. Além disso, sabe-se que o cinamaldeído exerce propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que podem ajudar a tratar certos distúrbios metabólicos, infecciosos, digestivos ou respiratórios.

Benefícios da canela para saúde:   

1. É um ótimo antioxidante:

Os antioxidantes agem nos protegendo dos radicais livres contra danos de distúrbios metabólicos e síndromes relacionadas ao tempo. Além disso, os extratos de canela têm atividade antioxidante significativa. Os flavonoides são responsáveis ​​por essa atividade antioxidante, através de suas capacidades de eliminação de radicais livres.

2. Serve como anti-Inflamatório:

O 2-hidroxicinmaldeído isolado na casca bloqueia a produção de óxido nítrico, que desempenha um papel fundamental na patogênese da inflamação. Portanto, ela pode ser usada como um agente anti-inflamatório para tratar ou prevenir doenças mediadas por inflamação.

3. Para o sistema neurológico: 

Outra vantagem da canela é a sua capacidade de proteger o cérebro de todos os tipos de distúrbios neurológicos, que também incluem a doença de Parkinson e Alzheimer. Além disso, a proteção das funções cognitivas e da saúde do cérebro é realizada pela ativação de proteínas neuroprotetoras que previnem mutações e danos às células.

4. Reduz a chance de câncer:

Devido às habilidades antioxidantes, seu uso regular ajudará a proteger o corpo dos danos do DNA, da mutação celular e da formação e crescimento de um tumor. Além disso, estudos mostraram que contém compostos que podem inibir o crescimento do tumor e proteger o DNA de danos, bem como provocar a autodestruição das células cancerosas.

5. Eficaz contra o diabetes:

É eficaz para regular os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina. Isso significa que pode reduzir as causas e os sintomas. Além disso, embora seja eficaz apenas no contexto de uma dieta equilibrada, onde o consumo de carboidratos é controlado.

6. Diminui o processo de envelhecimento: 

A canela, como muitas especiarias, é incrivelmente rica em antioxidantes e, portanto, pode reduzir os efeitos dos radicais livres no organismo e retardar os processos oxidativos. Em uma pesquisa descobriu-se que o tempero contém polifenóis e flavonoides com uma ação muito mais eficaz do que em outros produtos vegetais.

7. Reduz o nível de colesterol:

A dose normal é de 120 mg a 6 gramas, esta dose pode ajudar a reduzir o nível de colesterol prejudicial, sem afetar a quantidade de colesterol bom. Além disso, com o uso regular de especiarias, você pode ter certeza de que o nível de colesterol “ruim” realmente irá diminuir e sua saúde pode melhorar.

8. Elimina alergias:

Segundo estudos, pessoas que sofrem de alergias persistentes podem encontrar alívio na canela. Devido à sua composição única o tempero tem um efeito positivo sobre o estado de quem sofre de alergias, na pele interrompendo os sintomas mais perigosos e desagradáveis. Além disso, ela reduz a inflamação e alivia o agravamento.

Malefícios:

Não é capaz de causar reações alérgicas e efeitos colaterais. No entanto, existem contraindicações para o produto.

Não pode ser usada durante o tratamento com outros medicamentos. Não é recomendado o uso de canela para mães durante a lactação e gestação. Além disso, consumo seu excessivo por mulheres grávidas pode causar parto prematuro.

Não é recomendado o uso para aqueles que sofrem de doenças do fígado ou que estão e um período de reabilitação pós-operatória, além de pessoas com doenças gastrointestinais.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.