Cabelos

Cabelos ressecados: o que fazer? como evitar e tratamentos

Por Alan Costa, em 11/06/2019 (atualizado em 06/12/2021)
cabelos ressecados

Os cabelos ressecados são as escamas da cutícula que cobrem cada cabelo se ajustam umas às outras e criam uma superfície reflexiva suave.

A cutícula do cabelo danificado é quebrada porque já perdeu sua densidade natural. Nesse estado, a camada externa reflete fracamente a luz e, como resultado, os cabelos danificados parecem opacos e sem vida.

cabelos ressecados

O que fazer com os cabelos ressecados?

Tente não lavar o cabelo todos os dias. Pois com cada lavagem o cabelo perde seus lipídios de proteção. Lave-os o mínimo possível. Não lave o cabelo com água quente, lave com água morna ou água fria, pois essas não danificará tanto o cabelo. E lembre-se, no final de cada lavagem enxague-os com água fria, isso fornecerá brilho aos cabelos.

A razão para o cabelo ressecado é a quantidade insuficiente de gordura produzida pelas glândulas subcutâneas. Ao reduzir sua quantidade, a umidade não permanece no couro cabeludo, e o cabelo fica seco e quebradiço.

Como evitar os cabelos ressecados?

Os fatores que causam cabelos ressecados são divididos em dois grupos: internos e externos:

Fatores internos:

1. Doenças crônicas:

Na maioria das vezes, o cabelo perde a elasticidade e beleza por causa de distúrbios metabólicos, deficiência de vitaminas e diminuição da imunidade. É por isso que, se o seu cabelo ficou fino e quebradiço, você deve consultar um médico e passar por um exame médico completo.

2. Mau funcionamento do sistema nervoso:

Problemas como fadiga crônica, condições estressantes prolongadas, depressão e neurose afetam negativamente a condição do cabelo. Avalie o estresse psico-emocional que você suporta diariamente. Provavelmente, seu sistema nervoso não pode mais lidar com eles. Tente viver em um ritmo mais silencioso.

3. Má alimentação:

Minimize o consumo de alimentos gordurosos, salgados, defumados, doces e tortas. Coma pequenas refeições 5 vezes ao dia. Inclua em sua dieta, tanto quanto possível, legumes frescos e frutas, peixe, nozes, etc. Faça isso e em algumas semanas seu cabelo ficará mais atraente e não ser cabelos ressecados.

4. Maus hábitos:

O uso de álcool, café, bebidas energéticas e fumo resseca o cabelo. Descarte-os e seu cabelo e sua pele não perderão mais a umidade, o que significa que eles parecerão saudáveis ​​e atraentes.

Fatores externos:

1. Efeitos do meio ambiente:

O cabelo pode ficar seco quando exposto ao calor ou ao frio, bem como à luz direta do sol, ao sal marinho e ao ar seco no inverno. Para evitar isso, tente no verão e no inverno não sair sem chapéu. Ao ir para a piscina, certifique-se de usar uma touca para proteger o cabelo dos efeitos nocivos do cloro.

2. Cuidados inadequados:

Produtos de tratamento indevidamente escolhidos, abuso de procedimentos químicos, exposição muito frequente a secadores de cabelo e chapinhas.

Tratamentos para cabelos ressecados:

  • Além disso, faça regularmente procedimentos para restaurar e nutrir os cabelos.
  • Deixe o cabelo secando naturalmente, não use secadores ou chapinhas, pois assim irá deixar o cabelo mais ressecado.
  • Além disso, lave no máximo duas vezes por semana, lavar frequentemente atrapalha a produção de gordura nos fios.
  • Penteie o cabelo antes de lavar, isso evita dele embaraçar e quebrar.
  • Além disso, sempre use condicionador após o shampoo, e antes de pentear, passe creme para pentear.
  • cabelos ressecados significa que o cabelo está com falta de gordura, por isso use produtos enriquecidos com óleos, assim eles penetram nos fios e nutre-os profundamente.

Dicas para cabelos ressecados:

  • Além disso, evite o uso de secador e chapinha.
  • Após a Lavagem com shampoo use condicionador.
  • Além disso, use água morna ou fria, não use água quente.
  • Apare as pontas duplas e secas.
  • Além disso, use shampoo adequado para cabelos ressecados.
  • Beba muita água.
  • Além disso, prepare máscaras nutritivas e aplique regularmente.
Sair da versão mobile