Cabelos

Cabelos oleosos: o que fazer? como evitar e melhores tratamentos

cabelos oleosos

Os cabelos oleosos são quando as raízes do cabelo têm glândulas sebáceas que produzem uma substância gordurosa chamada sebo o deixando mais sujo.

Cabelos oleosos: o que fazer? como evitar e melhores tratamentos
cabelos oleosos

Geralmente o sebo é necessário. Graças a ele, o cabelo permanece saudável, bem como protegido de ressecamento e fragilidade. O aumento da produção de sebo faz com que eles se tornem oleosos.

Na pior das hipóteses, o sebo obstrui as raízes, o que pode levar à caspa e perda de cabelo. Entre as causas da produção excessiva de sebo estão hereditariedade, má alimentação, medicação ou cuidados inadequados. Isso também pode ser influenciado pela época do ano.

O que fazer com os cabelos oleosos?

Além do cuidado adequado para cabelos oleosos, o uso regular dos produtos necessários é importante. Acredita-se que a lavagem frequente dos cabelos estimula mais a produção de sebo. Isso não é absolutamente verdade. Além disso, pelo contrário, deve ser lavado com frequência, se necessário, diariamente.

Toda vez que você aplica shampoo, quase todo o sebo das glândulas é removido. Além disso, e se durante a lavagem você massageia completamente o shampoo na pele, você pode remover ainda mais a gordura. O resultado é óbvio: o cuidado adequado eliminará rapidamente os cabelos oleosos.

Como evitar os cabelos oleosos:

Uma das razões dos cabelos oleosos pode estar na alimentação errada. Se você consume muito carboidratos, alimentos defumados, condimentados, doces e gordurosos, essa pode ser a razão dos cabelos ficarem muitos oleosos. Além disso, você pode melhorar sua alimentação acrescentando fibra e proteína, isso irá corrigir significativamente a situação.

  • Para equilibrar o couro cabeludo, coma alimentos ricos em zinco e Vitamina B6. Eles são encontrados em carne, peixe, ovos de galinha e cenouras.
  • A oleosidade do cabelo se diferencia de pessoa para pessoa e depende de como é ativada as glândulas sebáceas, sendo que na maioria das vezes se estabelece geneticamente.
  • Você não pode usar shampoo para cabelos normais ou secos, mesmo se você tiver pontas duplas, e apenas as raízes ficarem sujas rapidamente. Este shampoo só aumentará a secreção das glândulas sebáceas e o cabelo ficará sujo ainda mais rápido.
  • A única maneira de neutralizar o excesso de oleosidade (que é quase impossível), caso tenha herdado um couro cabeludo excessivamente saturado com glândulas sebáceas, em combinação com o cabelo fino, é a lavagem diária. Nesse caso, você tem que aceitar o fato que terá que lavar o cabelo diariamente por toda a vida, para controlar o excesso de sebo.

Como tratar:

  • Remova o excesso de gordura (sebo) com a maior frequência possível usando argila medicinal. Essa argila pode ser comprada na farmácia. Ela absorve o excesso de gordura e é ótima para tratar cabelos oleosos.
  • Lave seu cabelo pela manhã. Pois as glândulas sebáceas são especialmente ativas à noite.
  • Não precisam de condicionadores, pois eles podem deixar o cabelo mais oleoso e pesado.
  • Provoca irritação no couro cabeludo e torna-o mais sensível. Portanto, você deve evitar lavar o cabelo com água quente e usar com menos frequência secador de cabelo.
  • Recomenda-se lavar o cabelo apenas com água morna, a água quente é excluída. A queda acentuada na temperatura da água, de quente para fria, é um tipo de estresse para o corpo e um sinal para todos os sistemas internos para começar a trabalhar.
  • Penteie o cabelo com um pente de madeira, que é excelente pois absorve a oleosidade, e amarre-o em um rabo de cavalo ou coque.
  • Lave seu cabelo uma vez ou mais por dia, usando um shampoo para
  • cabelos oleosos
  • , e use somente produtos para este tipo de cabelo.

Dicas para quem tem cabelos oleosos:

  • Quando for necessário esconder o teor de gordura das raízes do cabelo, separar o cabelo de lado ou no meio pode ser muito eficaz, já que pode dá as raízes oleosas um penteado ultra-suave da moda.
  • Use apenas escovas, pentes e modeladores limpos. Caso contrário, os restos de condicionadores, produtos de modelagem e sebo tornarão os cabelos obsoletos e cansados, ​​quase imediatamente após a lavagem.
  • Limpe regularmente o modelador e a chapinha com um pedaço de algodão embebido em álcool.
  • Evite usar produtos à base de óleo como cera e cremes para pentear, pois esses produtos deixam o cabelo mais oleoso.
  • Se você lavar o cabelo de manhã, e a noite ficar com os cabelos oleosos novamente, e você não sabe o que fazer, então tente usar shampoo seco. De manhã, pulverize-o a uma distância de 20 cm das raízes do cabelo e massageie com os dedos, além disso, se o excesso de sebo permanecer passe novamente após 3 horas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.