Doenças e Distúrbios

Bruxismo: o que é, principais causas, quais os sintomas e como evitar

bruxismo

O bruxismo é uma condição onde pode causar a quebra dos dentes e danificar o esmalte, ele também causa contrações dos músculos do pescoço e dos ombros, dores de cabeça e apneias noturnas.

Além disso, o estresse gerado por conta do bruxismo pode ser evitado, mas primeiro é preciso encontrar suas causas.

Bruxismo: o que é, principais causas, quais os sintomas e como evitar
bruxismo

O que é bruxismo?

O bruxismo é uma palavra que vem do grego, significa literalmente “dentes rangendo”. ele é um movimento involuntário da boca que pode causar distúrbios do sono e tensão na articulação temporomandibular, entre outros efeitos nocivos.

É um péssimo hábito ranger os dentes ou colocá-los em contato constante, causando tensão desnecessária e prejudicial em todo o sistema mastigatório, incluindo os músculos do pescoço e das costas.

A pessoa abre a boca constantemente tentando apertar os dentes ou morder partes da língua e cutucar a boca, forçando todos os músculos e colocando os dentes superiores em contato com os dentes inferiores, causando pressão e fricção.

O bruxismo geralmente se manifesta durante as horas de sono, interrompendo o repouso, mas em alguns casos mais graves, geralmente ocorre durante o dia.

Quais são as causas do bruxismo?

Ainda não foram capazes de apontar as causas do bruxismo, mas considera-se que alguns fatores podem condicionar suas causas.

Anteriormente, considerava-se que o ele respondia a um problema de má oclusão ou a um problema no sistema mastigatório.

No entanto, pesquisas recentes acreditam que o principal responsável é uma doença ligada ao sistema nervoso central, tais distúrbios incluem estresse, ansiedade, trauma facial, alergias, má nutrição, consumo de álcool, tabagismo e uso de alguns medicamentos.

Alguns medicamentos trazem efeitos colaterais que envolvem a atividade muscular, estimulando o bruxismo (incluindo alguns neurolépticos e antidepressivos).

Como eu sei se sofro de bruxismo?

Para saber se você sofre de bruxismo, você deve observar o desgaste visível dos dentes, até a chegada de pequenas fraturas nos dentes. Uma pessoa que sofre com esse problema dentário pode sofrer dores nos músculos da face e da mandíbula ao acordar.

Como já mencionado, o bruxismo pode causar sérios danos ao aparelho dentário, além da deterioração, também pode aumentar significativamente a sensibilidade dos dentes devido ao atrito. Ele interrompe o sono e compromete o bem-estar durante o dia.

Um sono perturbado, de má qualidade e de duração reduzida é obviamente a principal causa de sonolência diurna, irritabilidade e mau humor. Durante a execução de esportes ou esforço físico, a pessoa com esse problema encontra-se numa concentração absoluta que pode levar a pressão dos dentes. Desta forma, pode acabar afetando os dentes.

Sintomas e sinais de bruxismo:

Os sintomas mais comuns do bruxismo:

  • Esmalte dos dentes danificados;
  • Aumento da cárie dentária como resultado do enfraquecimento do esmalte dentário;
  • Exposição da parte interna do dente, devido ao gasto do esmalte dos dentes;
  • Dores de cabeça sem causa;
  • Sensação de ter uma ou ambas as orelhas doloridas;
  • Dor no maxilar;
  • Dificuldade em engolir e abrir a boca totalmente;
  • Aumento da sensibilidade nos dentes;
  • Dor na coluna.

Como posso evitar?

Se a causa do seu bruxismo for o estresse, ansiedade ou estado nervoso descontrolado, você pode aplicar:

Técnicas de relaxamento: ioga e meditação são essenciais para reduzir o impacto do estresse. No entanto, uma caminhada ao ar livre ajuda no relaxamento, combate o estresse e reduz o bruxismo.

Para aliviar a dor na mandíbula e nos dentes, você pode fazer algumas mudanças simples em seus hábitos diários: evite comer alimentos muito duros para evitar a pressão excessiva dos dentes e sobrecarga da mandíbula, o que poderia causar mais dor.

Tente relaxar os músculos do rosto e da mandíbula durante o dia, praticando alguns exercícios de lifting facial.

Pratique massagens nos músculos do pescoço, ombros e face com cuidado e delicadeza, para combater as contrações involuntárias que podem causar os episódios de bruxismo.

Bruxismo: o que é, principais causas, quais os sintomas e como evitar
placa dentaria para bruxismo

Tratamento com placa dentária:

Quando a dor na mandíbula ou na cabeça é muito frequente e acontece ao acordar, você pode consultar um dentista para fazer uma avaliação do tipo de bruxismo que sofre.

Além disso, a placa dentária para bruxismo, lhe ajudará evitar a tensão mandibular e o atrito dos dentes superiores e inferiores.

A placa dentária para bruxismo é um dispositivo removível de resina acrílica transparente que se ajusta aos dentes superiores, geralmente, é colocada antes de ir dormir para evitar que os dentes sejam pressionados durante o descanso.

Este dispositivo evita desgaste e danos aos dentes, pois evita o contato entre eles. Portanto, você também pode melhorar a atividade muscular corrigindo um defeito na mordida.

Em muitos casos, as técnicas de relaxamento também são recomendadas antes de dormir para tentar aliviar o estresse acumulado durante o dia.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.