Legumes e Vegetais

Brócolis faz bem para digestão, visão, rins: veja os 9 benefícios

Por Alan Costa, em 18/05/2019 (atualizado em 22/12/2021)
brócolis

O brócolis pertence à família dos vegetais crucíferos. Acredita-se que os antigos romanos foram os primeiros a ver as vantagens no brócolis, quando um “progenitor” selvagem de um vegetal povoava as margens do Mar Mediterrâneo.

Ele contém vitaminas vitais, minerais e vários antioxidantes poderosos. Este é um vegetal versátil que pode ser adicionado cru em saladas, bem como frito ou cozido no vapor. A cor do vegetal pode variar, dependendo da variedade, de verde-claro a verde-púrpura.

brócolis

O que é o brócolis?

A vantagem mais importante em tal produto é, obviamente, seu conteúdo em proteína. O conteúdo desse macronutriente em brócolis é quase semelhante ao da carne bovina. Além disso, essa substância contribuí para a perda de peso e fortalece os músculos.

O brócolis é uma excelente fonte de vitamina K, Vitamina C, ácido fólico e cromo. Este vegetal tem muita fibra e proteínas, vitaminas do grupo B.

Assim como manganês, fósforo, colina, potássio, cobre, selênio, ácidos graxos ômega-3 e fitonutrientes benéficos. E além de tudo isso, quase não há calorias, já que quase 9/10 vegetais são compostos por água.

Para que serve o brócolis?

O brócolis é útil para a inflamação crônica, para limpar o corpo e prevenir processos oxidativos. O seu uso aumenta a capacidade do corpo de eliminar carcinógenos e oxidantes, obtidos com alimentos ou ingeridos por gotículas no ar.

Devido ao alto conteúdo de provitaminas, ele também possui propriedades antioxidantes que são valiosas para doenças oculares.

Como em muitos vegetais verdes, o brócolis contém muita vitamina B9 que promove a renovação celular, por isso é recomendado para mulheres grávidas.

benefícios do brócolis

Benefícios do brócolis para saúde: 

1. Protege contra o câncer:

O sulforafano pode destruir as células-tronco do câncer. Isso significa que a substância nomeada, destrói tumores malignos pela raiz.

Outro composto químico, a glucorafanina, ativa processos enzimáticos nas células, que resultam em maior proteção contra os carcinogênicos.

2. Bom para os rins:

Os componentes contidos no vegetal, podem melhorar o suprimento de sangue para os rins e, portanto, melhorar a função do corpo.

3. Regula a pressão arterial:

O brócolis, que contém uma grande quantidade de potássio, Vitamina C e antioxidantes, melhora a capacidade das artérias de bombear sangue, reduz os danos ao coração devido à falta de oxigênio e fornece um nível mais alto de produtos químicos benéficos para o coração.

Algumas evidências também sugerem que comer brócolis regularmente pode reverter os danos da diabetes nos vasos sanguíneos do coração. Inclua este vegetal saudável para o coração em sua dieta para reduzir o risco de aterosclerose, doenças cardíacas, convulsões e derrames.

4. Fortalece o sistema imunológico: 

As Habilidades antioxidantes também estimulam as funções protetoras do corpo. Em particular, entrando no corpo humano, as substâncias químicas do brócolis reduzem o estresse oxidativo e previnem o enfraquecimento da imunidade que ocorre ao longo dos anos.

5. Melhora a visão:

O complexo vitamínico, assim como os nutrientes contidos nos brócolis (incluindo a zeaxantina), tornam este vegetal saudável para os olhos.

Os componentes de cura deste vegetal maravilhoso protegem contra a degeneração macular dos olhos, cataratas, bem como dos efeitos nocivos da radiação UV.

6. Melhora os órgãos digestivos:

Os brotos de brócolis jovens, in natura, melhoram o estado do estômago, em particular, têm um efeito benéfico para manter o revestimento desse órgão.

Muitos problemas estomacais estão associados à disseminação da bactéria Helicobacter pylori, incluindo o revestimento interno do estômago.

Além disso, a fibra previne muitos distúrbios digestivos, melhora a motilidade intestinal e o complexo de magnésio e vitamina regula a acidez do estômago, promovendo a digestão adequada dos alimentos.

7. Limpa toxinas:

Enxofre, Vitamina C e alguns aminoácidos fazem do brócolis um produto importante para desintoxicar o corpo.

Ele é adequado para uma dieta de limpeza, que elimina as toxinas do corpo, os radicais livres e elimina o excesso de ácido úrico.

O resultado de tal exposição reduz o risco de gota, artrite, reumatismo, doenças de pele, bem como a formação de pedras nos rins, erupções cutâneas e furúnculos.

8. Bom para a pele:

A manutenção da juventude e a frescura da pele estão diretamente dependentes da presença de antioxidantes na dieta, como a vitamina A ( beta-caroteno), Vitamina B, Vitamina C, Vitamina E, vitamina K e ácidos graxos Ômegas.

Todos esses elementos estão totalmente disponíveis nos brócolis. É por isso que os amantes deste vegetal não podem se preocupar com o possível envelhecimento precoce da pele.

Além disso, alguns dos fitonutrientes encontrados em vegetais protegem contra os efeitos negativos da luz solar sobre a pele do rosto.

9. Importante para o tratamento da anemia:

A falta de ferro e proteína geralmente causa anemia. O brócolis é rico em ambas as substâncias, portanto, pode ser considerado um vegetal contra a anemia. O consumo regular, ajudará no fluxo sanguíneo e no suprimento de oxigênio para os órgãos, o que é necessário para o funcionamento adequado de todos os sistemas.

brócolis

Malefícios do brócolis:

O brócolis pode causar erupções alérgicas e irritação da pele. Além disso, o vegetal pertence aos chamados fatores strumogennymi, que podem ter um efeito negativo sobre a glândula tireoide.

Para as pessoas que tomam anticoagulantes, pesquisadores acreditam que o consumo excessivo de brócolis pode reduzir a eficácia desses medicamentos.

Sair da versão mobile