Legumes e Vegetais

Bergamota faz bem para o cabelo, previne a obesidade: veja os 7 benefícios

Por Alan Costa, em 29/05/2019 (atualizado em 21/12/2021)
bergamota

A bergamota é tão bom que é usado como um óleo essencial para diminuir a ansiedade e acalmar os sinais de depressão comuns e outras condições. Além disso, é uma planta importante e um membro da família Rutaceae. Além disso, é um híbrido de limão e laranja amarga, que cresce em grande parte em algumas regiões da Itália.

bergamota

O que é bergamota?

Bergamota parece com outras frutas cítricas, e além da forma de pera, a fruta também pode ser esférica. vos frutos são de cor amarela clara, atingindo um comprimento médio de cerca de 7 cm. Sob uma pele espessa de três camadas, há uma polpa segmentada, dentro da qual há uma pequena quantidade de sementes.

O cheiro pode ser descrito como um aroma cítrico frio, mas suave. Tem notas frescas, além de um tom picante e balsâmico. Além disso, muitos simplesmente se apaixonam pelo aroma e isso não é surpreendente.

Para que serve bergamota:

É usada para dar sabor a pratos e bebidas. Na maioria das vezes, você pode encontrar na forma seca, como um componente para chá. Além disso, devido à rica composição de óleos essenciais, é amplamente utilizada para a fabricação de perfumes.

As propriedades benéficas desta fruta são versáteis. Como todas as frutas cítricas, contém ácido ascórbico, que ajuda o corpo a combater infecções e vírus. Além disso, esta fruta é capaz de reduzir a temperatura corporal, inflamação da nasofaringe e, além disso, ajuda a limpar os seios. A fruta ajuda a melhorar o sistema respiratório, urinário e digestivo.

A composição da bergamota inclui substâncias que têm a capacidade de normalizar a pressão arterial e também contribui para uma cura mais rápida da distonia vascular. Este tipo de citros tem a capacidade de estabilizar a secreção de glândulas sudoríparas e sebáceas. Além disso, os frutos têm efeitos antiparasitários e antifúngicos.

Benefícios da bergamota para saúde:

1. Pode reduzir a ansiedade:

Óleo é frequentemente usado como um complemento para tratamentos de aromaterapia. Use-o como parte de um coquetel de aromaterapia para reduzir sentimentos de ansiedade, estresse ou depressão.

2. É boa para o cuidado capilar:

Pode ser misturada com óleo de jojoba e esfregada nos fios de cabelo para um condicionador leve e sem enxágue. Além disso, evite aplicar óleo diretamente no couro cabeludo antes de sair. Pois os efeitos fototóxicos deste óleo podem causar irritação na pele sensível da cabeça quando exposta à luz solar.

3. Previne o câncer:

O óleo de bergamota contém dois produtos químicos chamados limoneno e acetato de linalila. Além disso, esses produtos químicos, quando usados ​​na forma de óleo, mostraram-se eficazes na prevenção da disseminação de certos tipos de câncer.

4. Fortalece o sistema imunológico:

Fortalece o sistema imunológico, que é especialmente importante para infecções broncopulmonares e problemas do trato urinário. Por este motivo, é um ingrediente frequente em suplementos dietéticos. O óleo normaliza a pressão nos vasos sanguíneos e a quantidade de colesterol no sangue.

5. Alivia os sintomas de resfriados:

Durante a progressão de vários resfriados, a bergamota é capaz de aliviar o processo inflamatório nos seios nasais. Os tratamentos mais eficazes consistem em inalações com óleo essencial. O resultado será um alívio para o paciente.

6. Benéfica para o sistema nervoso: 

A fruta, ajuda bem o sistema psicogênico humano. Seus tons aromáticos, melhora o humor, promove o relaxamento, alivia o estresse e cura os efeitos do estresse. Também ajuda a lidar com a síndrome da distonia vegetativa-vascular. Ajuda o sistema nervoso a começar a trabalhar suavemente e melhora o estado dos vasos sanguíneos.

7. Previne a obesidade: 

Demonstrou-se que o extrato de bergamota estimula a lipólise, o que leva à quebra do triacilglicerol armazenado nos adipócitos (células adiposas) e à eventual liberação de ácidos graxos livres e glicerol. A inibição da diferenciação e proliferação de células adiposas poderia ser uma estratégia potencial para ajudar a prevenir e tratar a obesidade.

Malefícios:

Ela pode trazer danos em pessoas com a intolerância individual ao produto e alergias. O óleo essencial deste citrus não pode ser usado no verão ou antes de ir ao solário. E, em geral, não abuse do óleo, pois isso pode causar irritação severa na pele.

Usando esse produto para fins cosméticos, você não pode ficar no sol por mais de uma hora, pois há uma chance de se queimar. Ao tomar óleo, sempre dilua o produto com líquidos, pois sua concentração é muito alta e pode causar um aumento na pressão e da temperatura, além de fraqueza, náusea e tontura.

Sair da versão mobile