Dicas de Saúde

9 benefícios do silício para saúde que todos devem conhecer

Por Alan Costa, em 11/08/2018 (atualizado em 15/12/2021)
quais os benefícios do silício?

O silício é único, fornece proteção física e bioquímica. Esses depósitos agem como uma barreira física, impedindo ataques de patógenos e herbívoros. Além disso, o silício possui inúmeros Benefícios a nossa saúde. Além do mais, o silício é conhecido como um mineral embelezador e há muitos benefícios à saúde associados.

Não só ajuda no fortalecimento dos tecidos conjuntivos e os ossos, mas também é útil na pele, nas unhas e nos cuidados com os cabelos. Este elemento também desempenha um papel vital na prevenção da aterosclerose, insônia e tuberculose e toxicidade do alumínio.

quais os benefícios do silício?

O que é silício?

O silício (Si) é o segundo elemento mais disponível após o oxigênio encontrado na crosta terrestre, e é um dos elementos mais importantes usados em dispositivos de alta tecnologia e semicondutores. É um mineral essencial exigido pelo corpo para articulações fortes e flexíveis, pele brilhante e ossos mais fortes.

Está presente no corpo humano na forma de um derivado de silanato ou ácido silícico. Também é necessário para a dieta, pois aumenta os benefícios gerais da vitamina D, glucosamina e cálcio. Este elemento está presente em argila e areia, e também existe como uma parte importante de rochas como quartzo e granito.

Quais os benefícios do silício?

Anteriormente na história humana, não era considerado um elemento fisiologicamente importante devido à sua presença substancial nos tecidos animal e vegetal. No entanto, com pesquisas em andamento, os benefícios desse elemento para saúde foram claramente demonstrados.

1. Fortalecer ossos:

Os benefícios foram constatados para desempenhar um papel vital na assistência ao cálcio para o crescimento, manutenção e flexibilidade das articulações e ossos. Induz flexibilidade nos ossos, aumentando a quantidade de colágeno, que é o componente proteico dos ossos. Também aumenta a taxa de cicatrização das luxações e fraturas ósseas. É necessário para a manutenção da saúde esquelética. Ele eleva a deposição de diferentes minerais como o cálcio nos tecidos ósseos.

2. Tratamento da alopecia:

Alopecia (calvície ou afinamento de cabelo) é causada devido o consumo de uma dieta refinada que carece de nutrientes, especificamente silício. Este mineral estimula o crescimento de cabelos grossos e saudáveis. Também aumenta o brilho e o brilho dos cabelos.

2. Promove cuidados com a pele:

Aumenta a elasticidade e a força dos tecidos conjuntivos da pele e impede o envelhecimento. Ele restaura o brilho natural da pele e previne rugas, aumentando a formação de colágeno. Isso ajuda clarear os olhos também.

3. Previne unhas frágeis:

O Silício desempenha um papel muito significativo na manutenção da saúde das unhas. Tem a capacidade de fortalecer as unhas e fornecer nutrientes ao leito ungueal. Além disso, evita o problema de unhas e infecções frágeis.

4. Previne aterosclerose:

Suplementos de silício ajudam a diminuir a formação de placa. Placas de colesterol são responsáveis pelo endurecimento das artérias na aterosclerose, que pode causar ataque cardíaco e derrame.

5. Restaura mucosa:

Os benefícios incluem a restauração da mucosa do trato respiratório, caso o corpo esteja sofrendo de desidratação.

6. Promove a cura:

Os benefícios desempenham um papel fundamental na proteção contra muitas doenças, como a tuberculose e outras que estão relacionadas às membranas mucosas. Também ajuda no aumento da taxa de cicatrização durante as fraturas. Seus suplementos ajudam na redução do risco de várias doenças cardiovasculares, incluindo aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

7. Previne a toxicidade:

Verificou-se que maiores quantidades de alumínio são encontradas nas lesões cerebrais de pacientes que sofrem da doença de Alzheimer. O silício, através da sua ligação com o alumínio, impede a absorção deste último no trato gastrointestinal e pode reduzir os sinais e sintomas da toxicidade do alumínio.

Fontes de silício:

Alta quantidade deste elemento é encontrada em água dura em comparação com a água macia. As fontes mais importantes de silício são;

  1. Frutas: maçãs, cerejas e laranjas
  2. Legumes: repolho cru, cenoura, cebola, pepino e abóboras
  3. Nozes: amendoim e amêndoas
  4. Produtos não refinados: cereais não refinados e grãos
  5. Deficiência Sintomas
  6. Os sintomas de deficiência são bastante aparentes, pois estão intimamente associados aos tecidos conjuntivos. Alguns dos sintomas visíveis são:
  7. Ossos fracos
  8. Emagrecimento do cabelo
  9. Fragilidade das unhas
  10. Formação de rugas

Palavra de cuidado:

É aconselhável conversar com seu médico antes de tomar suplementos de silicone. As mulheres grávidas e lactantes, bem como aquelas que foram submetidas a uma cirurgia de remoção do estômago (gastrectomia), são aconselhadas a evitar o consumo. Fora isso, não há efeitos colaterais importantes conhecidos deste mineral.

Sair da versão mobile