Legumes e Vegetais

Pepino ajuda na perda de peso, melhora a digestão: veja os 13 benefícios

Por Alan Costa, em 14/03/2019 (atualizado em 22/12/2021)
o que é pepino?

O pepino tem sido utilizado na medicina tradicional desde os tempos antigos para ajudar tratar tipos diferentes de doenças e também na perda de peso. Além disso, o pepino comum, é uma planta anual herbácea da família da abóbora. Esta planta com frutos verdes oblongos é conhecida pela humanidade há mais de seis mil anos.

Na forma selvagem ainda são encontrados nos trópicos indianos, mas devido ao alto teor de cucurbitadas, que dão ao fruto um sabor amargo, eles não são consumidos.

o que é pepino?

Entre as culturas de pepino, existem atualmente muitas variedades diferentes. Temos pepinos cultivados aproximadamente a partir do final do XVI – início do século XVII.

Assim que se tornaram onipresentes na Europa, ocuparam um lugar honrado entre os vegetais regularmente consumidos.

O que é pepino?

Os pepinos são excelentes fontes de fitonutrientes, incluindo flavonoides, ligninas e triterpenos, conhecidos por seus benefícios antioxidantes, anti-inflamatórios e anticâncer.

Além disso, a casca de pepino contém fibra essencial para a digestão normal e beta-caroteno, que melhora a função imunológica, visão e condição da pele.

Um estudo publicado no Pakistan Journal of Nutrition descobriu que, as sementes de pepino são  boas fontes de minerais como cálcio.

Os pepinos podem conter um baixo teor calórico, carboidratos, sódio, gordura e colesterol.
Assim, o pepino em média contém apenas 16 calorias, mas 4% da recomendação diária de potássio, 3% do valor diário de fibra, 19% do valor diário de vitamina K e 4% do requisito diário para a vitamina C.

Para que serve: 

O pepinos são vegetais crocantes e suculentos que oferecem nutrientes como vitamina C e fibras. Este vegetal saudável é frequentemente comido cru, depois de colhido no jardim ou comprado fresco em uma mercearia.

Muitas pessoas descascam a pele dos pepinos antes de comê-las, mas a pele aumenta os benefícios à saúde e também ajuda a dar sabor ao vegetal aquoso. Se você deixar a pele, lave bem debaixo de água para remover qualquer grão, sujeira ou areia.

Quais os benefícios do pepino?

quais os benefícios do pepino?

Os Pepinos são compostos de 95% de água e contêm quantidades muito pequenas de proteínas, gorduras e carboidratos. Pepinos frescos são úteis para aqueles que sofrem de doenças do sistema cardiovascular, fígado, rins, obesidade, poliartrite metabólica, gota, etc. Além disso, os pepinos melhoram o apetite e têm efeitos coleréticos, diuréticos e laxativos.

1. Compensa a falta de água:

Se você beber bastante líquido, coma pepino fresco, que é 95% composto por água. Assim, ele é capaz perfeitamente de ajudar na hidratação do corpo.

2. Luta contra o “calor” dentro e fora:

O pepino ajuda no alivio da queimação causada pela azia. Além disso, sua ingestão também alivia o desconforto na pele, causado pela queimadura solar.

3. Remove toxinas:

Toda a água contida no pepino, funciona como uma vassoura que “remove” todos os resíduos do seu corpo. E com o uso regular, este vegetal pode até dissolver pedras nos rins.

4. Reabastece o suprimento diário de vitaminas:

Pepinos contêm a maioria das vitaminas que o nosso corpo precisa todos os dias. As vitaminas A, B e C fortalecerão seu sistema imunológico e lhe darão energia. Contudo, se você quer potencializar esse efeito, misture o suco de pepino com espinafre e cenoura. Não se esqueça de deixar a casca do vegetal, pois ela contém muita vitamina C, cerca de 12% da dose diária recomendada

5. Ajuda a digestão e perda de peso:

Devido ao seu alto teor de água e baixo teor calórico, é um alimento ideal para quem quer perder peso. Use-o quando cozinhar sopas e saladas. Se estas não são suas comidas favoritas, experimente mergulhar fatias de pepino crocantes em iogurte desnatado. O processo de mastigação e o alto teor de fibras melhorarão a digestão. Além disso, o consumo diário deste vegetal ajudará na constipação crônica.

6. Elimina os “sacos” sob os olhos:

Coloque fatias de pepino nos olhos inchados e certifique-se de que este método de amostra realmente funciona. Pepino ajuda a reduzir o inchaço e se livrar de bolsas sob os olhos, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

7. Luta contra o câncer:

O pepino contém secoisolariciresinol, larisiresinol e pinoresinol. Esses três compostos, os lingans, podem reduzir o risco de certos tipos de câncer , incluindo cânceres de ovário, mama, próstata e uterino.

8. Ajuda no tratamento da diabetes:

O suco de pepino contém um hormônio que é necessário pelas células do pâncreas para produzir insulina. Além disso, estudos mostraram que os chamados esteróis, que compõem o pepino, ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue. E a fibra, potássio e magnésio contidos nele regulam eficazmente a pressão arterial, tanto alta quanto baixa.

9. Combate o mau hálito:

Suco de pepino trata dores nas gengivas. Para obter esse beneficio, coloque um pedaço de pepino na língua e segure por 30 segundos. Durante esse tempo, os fitoquímicos matam as bactérias que causam o mau hálito.

10. Melhora a condição do cabelo e unhas:

O silício contido em um pepino pode deixar suas unhas e cabelos brilhantes e fortes, e em combinação com enxofre também pode acelerar o crescimento do cabelo.

11. Ajuda a manter as articulações saudáveis:

O pepino é rico em silício, fortalece o tecido conjuntivo e ajuda a manter as articulações saudáveis. Se você misturar com suco de cenoura, você pode reduzir a dor da gota e artrite, reduzindo o nível de ácido úrico.

12. Alivia a ressaca:

De manhã para não sofrer de dores de cabeça e ressaca, coma antes de dormir alguns pedaços de pepino. Ele contém uma quantidade suficiente de vitamina B, açúcar e eletrólitos para reabastecer as reservas de nutrientes do corpo, aliviar uma ressaca severa e dor de cabeça.

13. Bom para os rins:

O pepino reduz o nível de ácido úrico no corpo e ajuda a manter a saúde dos rins.

Malefícios:

  1. Excesso de pepinos ou seu suco pode funcionar como um diurético, levando à perda de fluidos no corpo. Isto é por causa da cucurbitina presente em sementes de pepino.
  2. O alto teor de água nos pepinos pode exercer uma pressão extra sobre os rins se consumido em excesso.
  3. Algumas porções de pepino podem ter sabor amargo, pois contêm cucurbita cinas, ou triterpenoides tetracíclicos, que são tóxicos. O consumo excessivo desta porção amarga pode ser tóxico para o corpo.
  4. A vitamina K no pepino ajuda na coagulação do sangue, o que pode interferir com os medicamentos para afinar o sangue. Assim, aqueles que estão usando anticoagulantes devem consumir o pepino com cuidado e consultar o seu médico, se necessário.
Sair da versão mobile