Os 5 Benefícios de Óxido Nítrico que Vão te Deixar de Queixo Caído!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dicas de Saúde

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Os Benefícios de Óxido Nítrico que Vão te Deixar de Queixo Caído. Além disso, o Óxido Nítrico é produzido por quase todos os tipos de células do corpo humano e uma das moléculas mais importantes para a saúde dos vasos sanguíneos. É um vasodilatador, o que significa que relaxa os músculos internos dos vasos sanguíneos, fazendo com que os vasos se alarguem. Desta forma, o óxido nítrico aumenta o fluxo sanguíneo e reduz a pressão arterial. Suplementos que aumentam o óxido nítrico no corpo compõem uma das categorias de suplementos mais populares hoje em dia.

Benefícios de Óxido Nítrico
Benefícios de Óxido Nítrico

Estes suplementos não contêm óxido nítrico em si. No entanto, eles contêm compostos que seu corpo pode usar para produzir óxido nítrico e demonstraram fornecer muitos benefícios para a saúde e o desempenho. Aqui estão Os 5 Benefícios de Óxido Nítrico que Vão te Deixar de Queixo Caído:

1. Ajuda a Tratar a Disfunção Erétil:

A disfunção erétil (DE) é a incapacidade de conseguir ou manter uma firma de ereção suficiente para o sexo. A L-citrulina é um aminoácido que pode ajudar a tratar a disfunção erétil aumentando a produção de óxido nítrico. O óxido nítrico é necessário para os músculos do pênis relaxarem. Esse relaxamento permite que as câmaras dentro do pênis se encham de sangue para que o pênis fique ereto.

Em um estudo, descobriu-se que a L-citrulina melhora a dureza da ereção em 12 homens com disfunção erétil leve. Os pesquisadores concluíram que a L-citrulina foi menos eficaz do que os medicamentos usados para tratar a DE, como o Viagra. No entanto, a L-citrulina mostrou-se segura e bem tolerada. Dois outros suplementos que estimulam o óxido nítrico demonstraram tratar a disfunção erétil – o aminoácido L-arginina e Pycnogenol, um extrato vegetal do pinheiro.

Em vários estudos, uma combinação de L-arginina e Pycnogenol melhorou significativamente a função sexual em homens com disfunção erétil. Quando tomados em conjunto, a L-arginina e o Pycnogenol também parecem seguros .

2. Diminui as Dores Musculares:

Uma forma de L-citrulina chamada malato de citrulina não apenas aumenta a produção de óxido nítrico, mas também diminui a dor muscular. A dor muscular é uma experiência desconfortável que tende a ocorrer após exercícios extenuantes ou desacostumados. Essa dor é referida como dor muscular de início tardio e geralmente se sente mais forte 24-72 horas após o exercício.

Em um estudo, 41 pessoas foram randomizadas para receber 8 gramas de malato de citrulina ou um placebo uma hora antes de realizar tantas repetições quanto possível em um supino plano. Aqueles que receberam malato de citrulina relataram 40% menos dor muscular em 24 e 48 horas após o exercício, em comparação com aqueles que tomaram o placebo. O malato de citrulina aumenta a produção de óxido nítrico, o que aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos ativos.

Por sua vez, acredita-se que o malato de citrulina aumenta o fornecimento de nutrientes e elimina os resíduos relacionados à fadiga muscular, como o lactato e a amônia. No entanto, um estudo posterior sobre os efeitos da citrulina após os exercícios de perna não encontrou o malato de citrulina útil para o tratamento da dor muscular. Uma explicação para essa diferença nos achados é que as pessoas no estudo de exercício de perna receberam 6 gramas de malato de citrulina, 2 gramas a menos do que o estudo anterior. Portanto, a capacidade do malato de citrulina em diminuir a dor muscular pode depender da dose e do exercício. No entanto, mais pesquisas sobre isso são necessárias.

3. Regula a Pressão:

Acredita-se que pessoas com pressão alta tenham uma capacidade prejudicada de usar óxido nítrico em seus corpos. A hipertensão arterial ocorre quando a força do seu sangue empurrando as paredes das artérias é consistentemente alta demais. Com o tempo, a pressão alta pode levar a problemas de saúde, como doenças cardíacas e doenças renais.

Tem sido demonstrado que uma dieta rica em frutas e vegetais diminui a pressão arterial e, portanto, reduz o risco de doenças. Isso levou os pesquisadores a testar os efeitos benéficos de certos compostos encontrados em frutas e vegetais nos níveis de pressão arterial.

Nitrato:

Nitrato é um composto encontrado em beterrabas e folhas verdes escuras como espinafre e rúcula. Quando você consome nitrato, seu corpo o converte em óxido nítrico, que por sua vez faz com que os vasos sanguíneos relaxem e se dilatem, diminuindo a pressão sanguínea. Muitos estudos mostraram que o nitrato pode ajudar a baixar a pressão arterial, aumentando a produção de óxido nítrico. Uma revisão analisou os efeitos da ingestão de suplementos de nitrato sobre a pressão arterial em adultos.

Dos 13 estudos analisados, seis encontraram reduções significativas na pressão arterial sistólica e na pressão arterial diastólica quando os participantes tomavam suplementos de nitrato. Além disso, outra revisão de 43 estudos descobriu que as pressões arteriais sistólica e diastólica dos participantes diminuíram em média 3,55 e 1,32 mm Hg, respectivamente, depois que tomaram suplementos de nitrato.

Flavonoides:

Como os nitratos, os extratos flavonoides mostraram melhorar a pressão arterial.Os flavonoides têm poderosos efeitos antioxidantes e são encontrados em quase todas as frutas e vegetais.Os cientistas acreditam que os flavonoides não apenas aumentam a produção de óxido nítrico, mas também diminuem sua degradação, promovendo níveis mais altos no geral. No entanto, os nitratos têm mais pesquisas apoiando seus efeitos de redução da pressão arterial do que os flavonoides.

4. Aumenta o Desempenho do Exercício:

O óxido nítrico está envolvido em muitos processos celulares, incluindo o alargamento dos vasos sanguíneos ou vasodilatação. Vasos sanguíneos mais largos ajudam a aumentar a entrega de nutrientes e oxigênio aos músculos em atividade durante o exercício, aumentando assim o desempenho no exercício.

Isso tornou os suplementos de óxido nítrico populares entre os atletas e frequentadores de academias recreativas. Esses suplementos geralmente contêm vários ingredientes que aumentam o óxido nítrico, como o nitrato ou os aminoácidos L-arginina e L-citrulina. Em muitas análises, o nitrato foi mostrado para melhorar o desempenho do exercício em ciclistas, corredores, nadadores e até mesmo caiaque.

Por outro lado, a L-arginina não provou ser eficaz para melhorar o desempenho do exercício em muitos estudos. Isso é provável porque a maior parte da L-arginina ingerida é metabolizada ou decomposta antes de atingir a corrente sanguínea, enquanto a L-citrulina não é. Por esse motivo, a L-citrulina é mais efetiva que a L-arginina no aumento do óxido nítrico e, portanto, no desempenho do exercício.

5. Ajuda a Gerenciar Diabetes Tipo 2:

A produção de óxido nítrico é prejudicada em pessoas com diabetes tipo 2. Isso leva à má saúde dos vasos sanguíneos, o que pode levar a condições como pressão alta, doença renal e doença cardíaca ao longo do tempo. Portanto, suplementos que aumentam o óxido nítrico podem ter implicações importantes para o tratamento do diabetes e prevenção de doenças.

Um estudo descobriu que, quando as pessoas com diabetes tipo 2 tomavam L-arginina, a produção de óxido nítrico aumentava. Este aumento no óxido nítrico também levou ao aumento da sensibilidade à insulina , permitindo um melhor controle do açúcar no sangue. Outro estudo em 144 pessoas analisou os efeitos da L-arginina na prevenção ou retardamento da progressão do diabetes tipo 2.

Benefícios de Óxido Nítrico
Benefícios de Óxido Nítrico

Embora a L-arginina não tenha impedido as pessoas de desenvolver diabetes , aumentou a sensibilidade à insulina e melhorou o controle do açúcar no sangue. Mas até que mais pesquisas estejam disponíveis, é prematuro recomendar suplementos de L-arginina para tratar diabetes.

Efeitos Colaterais:

Suplementos de óxido nítrico são geralmente seguros quando tomados em quantidades apropriadas. No entanto, existem alguns efeitos colaterais para estar ciente. L-arginina em doses acima de 10 gramas pode causar desconforto estomacal e diarreia.

Suplementos de suco de beterraba também podem transformar sua urina e fezes uma cor vermelha escura. Este é um efeito colateral comum, mas inofensivo. Antes de tomar qualquer suplemento para aumentar o óxido nítrico, consulte o seu médico ou nutricionista.

Mais Informações:

O óxido nítrico é uma molécula que desempenha muitos papéis importantes na saúde humana. Muitos suplementos são reivindicados para aumentar o óxido nítrico no corpo e fornecer benefícios impressionantes para a saúde e desempenho. Eles geralmente contêm ingredientes como o nitrato ou os aminoácidos L-citrulina e L-arginina.  No entanto, outros suplementos, como Pycnogenol, também demonstraram aumentar ou manter os níveis de óxido nítrico.

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AUTOR: Valéria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

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