Frutas

Durião previne a anemia, reduz risco de doença cardíaca: veja os 7 benefícios

durião pode ser encontrado crescendo nativamente em muitos países do Sudeste Asiático, onde as vezes é conhecido como o rei das frutas. Externamente, tem vários pequenos picos que se assemelham à fruta-pão.

O sabor é bem diferente, uma vez que atinge seu paladar. Sua textura cremosa e suave complementa o seu sabor bem intenso, de modo que é realmente prazeroso comer.

Durião previne a anemia, reduz risco de doença cardíaca: veja os 7 benefícios
durião

O que é o durião?

O durião é uma fruta exótica, cara e sazonal que possui um rico conteúdo de fitonutrientes, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais.

Além disso, ele tem um cheiro forte e um sabor único. Os frutos têm que amadurecer na árvore e são colhidos apenas depois de terem caído sozinhos.

O fruto de várias espécies de árvores pertencentes ao gênero Durio. A carne comestível emite um odor característico que é forte. Algumas pessoas consideram ele como tendo uma fragrância agradavelmente doce, enquanto outras acham o aroma repulsivo.

Para que serve o durião?

Os frutos são consumidos não apenas pelo seu sabor inacreditável, mas também pelos seus benefícios para a saúde, particularmente para as mulheres. Também é útil na cura da colite ulcerativa.

Por causa da singularidade do sabor e de todos os benefícios de bem-estar que pode fornecer, vale apena incluir a fruta de durião em seu programa normal de dieta.

Durião previne a anemia, reduz risco de doença cardíaca: veja os 7 benefícios
benefícios do durião

Benefícios do durião para saúde:

1. Ótima fonte de energia:

O durião é extremamente denso em calorias. Uma pequena porção de 100 g da fruta  fornece mais de 300 calorias, a maioria provenientes de carboidratos. Isso faz com que seja ideal para aumentar os níveis de energia.

Algumas pessoas preferem usar o durião como alimento pré-treino, já que o excesso de calorias do fruto será bem aproveitado nos treinos.

2. Melhora o humor:

A fruta é rica em vitamina B6, que pode ajudar a regular o humor, especialmente se você tem uma história familiar de doença depressiva. Os carboidratos também estão associados à melhora do humor, explicando porque ele pode ser tão útil para estimular o bom humor.

Além da Vitamina B6, a fruta também contém o aminoácido triptofano, que é um dos precursores da serotonina. Esta combinação de nutrientes não só melhora o seu humor, mas também ajuda a curar a insônia para ajudá-lo a dormir.

3. Pode reduzir o risco de câncer:

A fruta pode ajudar a reduzir o risco de câncer, graças à presença de nutrientes antioxidantes, mas também devido a presença de fibra, que minimiza o tempo que o material fecal gasta em contato com células saudáveis ​​do cólon.

Acredita-se que um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer de cólon é a retenção de matéria fecal por longos períodos de tempo.

Ao também ajudar a reduzir a carga oxidativa nas células e até mesmo o  nível do DNA, seu risco relativo de sofrer mutações celulares que levam ao câncer pode ser reduzido.

4. Previne a anemia:

A fruta pode ser considerada um remédio natural muito eficaz para a anemia, seja para tratamento ou prevenção, devido ao espectro de nutrientes que ela contém que suportam a produção de glóbulos vermelhos. Estes incluem ferro, ácido fólico, Vitamina C e cobre, que contribuem para manter a contagem ideal de glóbulos vermelhos.

A presença de Vitamina C ajuda a melhorar a absorção de ferro na dieta e é especialmente útil para o ferro não-heme, que pode ter maior dificuldade de ser absorvido.

5. Regula a pressão arterial: 

durião contém o potássio, mineral eletrólito que desempenha um papel importante na manutenção da pressão arterial normal.

O potássio age como um contrapeso ao sódio, para ajudar a liberar o excesso de líquido para fora do corpo e facilitar a dilatação dos vasos sanguíneos.

6. Reduz o risco de doença cardíaca:

A fruta durião contém uma quantidade modesta de cálcio que desempenha um papel auxiliar na facilitação da flexibilidade dos vasos sanguíneos, de modo que eles são capazes de lidar com as mudanças necessárias no volume sanguíneo.

Que podem ter um efeito negativo na pressão sanguínea, isso pode ajudar a reduzir o risco de doença cardiovascular e até mesmo derrame cerebral, com o qual a hipertensão está fortemente associada.

7. Melhora os níveis saudáveis ​​de colesterol:

A fruta durião pode ajudar a promover a remoção de triglicerídeos do sangue, e também causar uma queda aguda nos valores de LDL, aumentando a utilização de colesterol para a produção de ácidos biliares.

A fibra encontrada no durião liga-se aos sais biliares e promove sua remoção, tornando necessário que o figado produza mais bile. Em circunstâncias normais, a bile é reciclada e não removida da circulação, o que significa que o colesterol é dificilmente recrutado para produzir mais.

Assim, isso pode ser considerado uma maneira segura de otimizar os valores de colesterol, embora possa ocorrer diarreia transitória.

Durião previne a anemia, reduz risco de doença cardíaca: veja os 7 benefícios
efeitos colaterais do durião

Malefícios do durião:

Consumir durião ao mesmo tempo que o álcool pode causar problemas. Além disso, acredita-se que os compostos do tipo enxofre possam impedir que certas enzimas quebrem o álcool, causando aumento dos níveis de álcool no sangue. Isso poderia levar a sintomas como náuseas, vômitos e palpitações cardíacas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.